Buscar

Custos e Tributos Logísticos na Cadeia de Suprimentos AVALIAÇÃO PROVA SUBSTITUTIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
A ferramenta conhecida como Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR - Efficient Consumer Response) tem sido muito utilizado pelas empresas logísticas. Embora ela não seja um método de Custeio propriamente dito, o ECR tem auxiliado no controle dos custos da cadeia de Suprimento por vários motivos. São eles:
I. Por meio do ECR, existe o controle dos custos da cadeia, pois a empresa pode racionalizar suas atividades e fazer associações entre as atividades e a aquisição de produtos e serviços.
II. O ECR auxilia no controle e na redução dos custos da Cadeia de Suprimentos, pois diminui, consideravelmente, os gastos com burocracia, eliminando o preenchimento de formulários por meio da informatização.
III. O ECR auxilia no controle e na redução dos custos da cadeia, pois tem como base a reposição eficiente dos produtos para que ocorra o fluxo de produtos nas prateleiras dos varejistas.
IV. Auxilia no controle e na redução dos custos da cadeia, pois tem como foco a redução do tempo de entrega, o que elimina atividades que não agregam valor ao processo de distribuição de produtos.
Assinale a resposta correta:
Escolha uma:
a. As afirmativas I, II e III estão corretas.
b. As afirmativas II, III e IV estão corretas. Correto
c. As afirmativas I e II estão corretas.
d. As afirmativas II e III estão corretas.	
e. Nenhuma das afirmativas está correta.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As afirmativas II, III e IV estão corretas..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
De acordo com estudos, para a Logística, o preço de compra é um dos fatores que deve ser analisado pela empresa como custos de aquisição. Ainda existem outros elementos importantes que devem ser considerados. Assinale a alternativa incorreta:			
Escolha uma:
a. Custos de colocação do pedido.
b. Custos de recebimento.
c. Custos de estoque de materiais.
d. Custos de marketing.	Correto
e. Custos de transporte.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Custos de marketing.	.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Os estoques ou inventários têm como principal objetivo garantir que materiais e produtos estejam disponíveis para a empresa tanto para sua comercialização quanto para sua utilização em suas operações próprias. Referente aos estoques, é correto afirmar que:
I. Não manter estoques sempre resultará em redução do Custo Logístico Total.
II. Simplesmente reduzir os níveis de estoques sem uma análise prévia minuciosa pode resultar em aumento do Custo Logística Total.
III. O ideal seria a busca pelo nível perfeito, que depende de uma sintonia entre a produção e o tempo de resposta de entrega por parte do fornecedor, resultando em tempo de entrega zero e estoque zero.
IV. O custo de manutenção de inventários incorre sobre todo o custo do capital investido bem como seguros, obsolescência e risco, excluindo-se os impostos.
Assinale a resposta correta:
Escolha uma:
a. Somente a alternativa II está correta.	
b. As afirmativas I, II e III estão corretas.
c. Nenhuma das afirmativas está correta.
d. As afirmativas II e III estão corretas. Correto
e. As afirmativas I e II estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As afirmativas II e III estão corretas..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Conforme estudamos, cada uma das ferramentas de Custeio da Cadeia de Suprimento pode ser aplicado numa parcela da cadeia de suprimentos, mas um, em especial, pode envolver toda a cadeia, alcançando todas as atividades relacionadas ao consumidor final e auxiliando no custeio da cadeia. Estamos falando no método?			
Escolha uma:
a. Sistema EDI.
b. Sistema TCO.
c. Sistema ABC. Correto
d. Sistema ECR.
e. Nenhuma das alternativas está correta.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Sistema ABC..
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Texto da questão
É de fundamental importância o estudo dos custos tributários por parte das empresas, não apenas pelo fato de as alíquotas praticadas no Brasil serem elevadas, mas, principalmente, devido à interferência nas decisões estratégicas das empresas, como na localização de unidades industriais, centros de distribuição e rotas de transporte (OLIVEIRA, 2017). Leia e analise as afirmativas a seguir:
I. As legislações atuais permitem que cada Estado brasileiro possam exigir alíquotas diferentes de ICMS, tornando um Estado mais atrativo que outro.
II. Os tributos têm influenciado diretamente os custos dos produtos e serviços na logística, aumentando os preços dos produtos e serviços brasileiros e reduzindo a competitividade destes no mercado nacional e internacional.
III. Como a cobrança de tributos, no Brasil, ocorre em forma de cascata, isto é, incide sobre todas as etapas da cadeia de suprimentos e resulta em valores de produtos e serviços quase que impraticáveis, é de suma importância o estudo dos custos tributários por parte das empresas.
IV. O impacto que os custos tributários têm sobre a cadeia de suprimentos deve ser foco de análises exclusivamente sistêmicas, isto é, da inteira cadeia de suprimentos.
Assinale a resposta correta:
Escolha uma:
a. As afirmativas II e IV estão corretas.	
b. As afirmativas I e II estão corretas. Incorreto
c. As afirmativas Ii e III estão corretas.	
d. As afirmativas I, II e III estão corretas.
e. Nenhuma das afirmativas está correta.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: As afirmativas I, II e III estão corretas..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Estudamos alguns dos principais métodos de Custeio utilizados, inclusive por empresas com operações Logísticas. Um desses métodos tem como vantagens que os custos dos produtos não sofrem com arbitrariedades visto que são alocados da maneira mais objetiva possível. Isso torna a tarefa daqueles que vão tomar as decisões mais fácil, pois os gestores conseguem analisar com mais clareza as informações, o que possibilita melhor planejamento. Outra vantagem é que proporciona a realização de avaliação de desempenho por setores. 
Assinale a alternativa que corresponda ao método que torna possível essas vantagens:
Escolha uma:
a. Nenhuma das alternativas está correta.
b. Método de Custeio ABC.	
c. Método de Critério de Rateio.
d. Método de Custeio Direto.	Correto
e. Método de Custeio por Absorção.	
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Método de Custeio Direto.	.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
O método de Custeio por Absorção tem como princípio que todos os gastos e esforços necessários para a produção de um produto ou serviço devem ser apropriados a estes produtos ou serviços. No entanto alguns autores consideram um método de custeio que, gerencialmente, tem falhas. Assinale a alternativa que corresponda à falha gerencial deste método?			
Escolha uma:
a. Visto que esse método tem como elemento gerador as vendas, entende-se que a produção em si já encerra o conceito de riqueza, e a venda vem como consequência natural de se produzir.			
b. Esse método é utilizado para a avaliação do estoque e é ideal para aquelas empresas onde os custos diretos têm maior relevância que os custos indiretos.
c. Como esse método tem como fato gerador a produção de bens, entende-se que a produção em si já encerra o conceito de riqueza, e a venda vem como consequência natural de se produzir.			Correto
d. É um sistema de custeio que monitora a eficiência dos processos em termos de volume, de tempo e de recursos consumidos.
e. Nenhuma das alternativas está correta.	
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Como esse método tem como fato gerador a produção de bens, entende-se que a produção em si já encerra o conceito de riqueza, e a venda vem como consequência natural de se produzir.			.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto
da questão
As empresas precisam ficar atentas a alguns pormenores relacionados à logística tributária, no momento de realizar suas operações. São eles:
I. As empresas precisam se preocupar com a movimentação de mercadorias entre estados e entre municípios, pois as remessas para industrialização por terceiros não têm incidência de tributos.
II. O ICMS incide sobre a movimentação dos produtos, inclusive aqueles destinados à exportação.
III. Como os Estados estão impedidos de cobrar o ICMS nas operações de exportação, resta-lhes tributar o transporte, elevando a preocupação das empresas nessas operações.
IV. As remessas de mercadorias para industrialização por terceiros ou o retorno de mercadorias com objetivo de industrialização e/ou comercialização incidem os tributos de ICMS e IPI.
Assinale a resposta correta:
Escolha uma:
a. As afirmativas I e II estão corretas.
b. Nenhuma das afirmativas está correta.
c. Somente a afirmativa II está correta.
d. As afirmativas III e IV estão corretas. Correto
e. As afirmativas I, II e III estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As afirmativas III e IV estão corretas..
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
No que diz respeito à Armazenagem, assinale a alternativa incorreta:	
Escolha uma:
a. Faz parte dos custos de Armazenagem a movimentação de produtos que ocorre entre fornecedor e a empresa, entre plantas e entre a empresa e o cliente.	Correto
b. Envolve as decisões quanto à localização, dimensionamento da área, arranjo físico, projeto de docas e configuração dos armazéns, tecnologia de movimentação interna, estocagem e sistemas. 		
c. Nenhuma das alternativas está incorreta.
d. Ao se apurar os custos com Armazenagem, deve-se incluir o custo com o capital investido, mão de obra do pessoal envolvido, custos com o aluguel do armazém e demais custos de ocupação e custos com a depreciação e manutenção de todos os equipamentos utilizados na armazenagem.			
e. Armazenagem é o conjunto de atividades envolvidas para se manter os estoques físicos.		
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Faz parte dos custos de Armazenagem a movimentação de produtos que ocorre entre fornecedor e a empresa, entre plantas e entre a empresa e o cliente.	.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Sobre os métodos de Custeio, podemos afirmar que:
I. O método ABC veio para mudar uma ideia antiga de que custos precisavam ser direcionados de maneira exclusiva para os bens e serviços produzidos.
II. Uma das desvantagens do método de Custeio por Absorção é que não leva em consideração os custos fixos indiretos.
III. No método de Custeio Direto, o elemento responsável por gerar riqueza é a produção de produtos.
IV. Um dos métodos mais criticados para a apuração dos custos é o rateio visto que trata os custos indiretos com muita arbitrariedade, podendo causar informações distorcidas e decisões equivocadas.
Assinale a resposta correta:
Escolha uma:
a. Somente a afirmativa II está correta.
b. Somente as afirmativas I e IV estão corretas.	Correto
c. As afirmativas I e II estão corretas.
d. Somente a afirmativa I está correta.
e. Nenhuma das afirmativas está correta.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Somente as afirmativas I e IV estão corretas.	.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais