Buscar

Apol 1 - Administração e Econimia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Administração e Economia
Quando Pedro Parente assumiu a presidência da Bunge no Brasil, em 2010, tinha o desafio de construir uma operação mais eficiente no país. Mas, da forma como a companhia estava organizada, nem eficiência nem crescimento seriam alcançados. Suas duas operações mais antigas, a de fertilizantes e a de alimentos, trabalhavam separadas havia quase um século, e a novata, de açúcar e álcool, ia por caminho semelhante. Cada unidade tinha um presidente, um departamento de finanças, um jurídico, todo o corpo corporativo e as áreas técnicas exclusivas de cada negócio. Em um mercado com margens cada vez mais apertadas, só uma reestruturação organizacional permitiria mais eficiência operacional. Foi o que a Bunge teve de fazer. Adequar sua estrutura.
R=B
Questão 2/10 - Administração e Economia
A Subway tem avançado no mercado de fast food, crescendo quase o dobro em relação ao McDonald's, no mundo todo. A empresa soube aproveitar o período em que a demonização do hambúrguer atingiu o ápice nos EUA. Seu criador Fred DeLucca, aproveitou cada oportunidade para firmar sua empresa como "o fast food do bem". Em 1998, por exemplo, a rede descobriu que um jovem estudante chamado Jared Fogle, da cidade de Indianápolis, no meio-oeste americano, conseguira emagrecer mais de 100 quilos ao adotar uma dieta baseada em sanduíches recheados com peito de peru e vegetais de seu cardápio. No ano seguinte, a rede montou uma colossal campanha publicitária em que Fogle aparecia como garoto-propaganda. Imediatamente choveram convites para que Fogle participasse de programas de entrevistas na ABC News, Fox News e Oprah, e o rapaz, sempre associado à marca Subway, tornou-se um ícone pop americano – ganhou até mesmo participação especial em programas juvenis, como os desenhos animados Os Simpsons e South Park. A história de Jared inspirou o lançamento de um sanduíche com apenas 6 gramas de gordura – um quinto do Big Mac – e alçou a Subway à condição de estandarte da alimentação saudável nos Estados Unidos.
R=D
Questão 3/10 - Administração e Economia
É verdade há muito tempo que as mulheres recebem menos do que os homens no trabalho e fazem parte maior do trabalho doméstico. E esses padrões surgem ainda na infância. Ainda que existam algumas indicações de que a distância está se reduzindo, diversos dados mostram que as meninas dedicam mais tempo a tarefas domésticas do que os meninos. Também recebem menos que os meninos pelo trabalho doméstico que fazem, e suas mesadas são menores. Uma análise recente determinou que meninos com idades entre os 15 e 19 anos dedicam cerca de meia hora por dia a tarefas domésticas, enquanto as meninas da mesma faixa etária trabalham 45 minutos por dia em casa. Ainda que as meninas dediquem um pouco menos a tarefas domésticas do que era o caso a uma década atrás, o tempo que os meninos dedicam a essas tarefas não mudou.
R=B
Questão 4/10 - Administração e Economia
Você é o gerente de produção de uma nova empresa. A empresa vai abrir algumas plantas industriais em cidades distintas e precisa determinar onde instalar cada uma dessas plantas. Essa decisão é importante para sua empresa pois dela depende uma distribuição eficaz dos recursos que são compartilhados entre cada uma das fábricas. Coube a você fazer os estudos para a localização de cada planta. Você deseja tomar uma decisão lógica.
Para tanto você observa os seguintes passos e verifica quais são necessários para sua tomada de decisão:
R=D
Questão 5/10 - Administração e Economia
Com um financiamento é mais fácil obter dinheiro para a empresa, mas, por outro lado, investimentos mal planejados acabam gerando grandes despesas. Assim, entre outros pontos a serem analisados antes de buscar um financiamento, é necessário ter um objetivo claro para o uso do valor financiado e conhecer as principais linhas de crédito disponíveis no mercado, seu prazo, sua carência, taxa de juros e garantia, bem como se o retorno de investimento será suficiente para pagar as taxas e juros sobre o financiamento.
R=D
Questão 6/10 - Administração e Economia
O que fazer quando se precisa atrair e fidelizar clientes, mas não se tem dinheiro suficiente para investir em uma divulgação pesada? Atualmente, é possível elaborar estratégias de marketing para uma pequena empresa sem precisar de muito recurso. O primeiro passo é investir na preparação. O empreendedor deve planejar a fidelização, fazer de maneira correta, transparente e ética. Outro ponto relevante é não adotar sempre a mesma estratégia. O empreendedor tem que começar a perceber que têm grupos de clientes com necessidades similares. A partir daí ele pode colocar em prática planos específicos de marketing e relacionamento. Uma boa forma de começar a conquistar os clientes é entendendo o perfil deles. Uma maneira barata de conhecê-los é simplesmente batendo um papo com a clientela.
R=C
Questão 7/10 - Administração e Economia
O México poderia produzir mais tortilhas, mas tem sido prejudicado pelo fraco crescimento da produtividade. Constatou-se, por meio de estudos, que o cerne do dilema da baixa produtividade mexicana está na alocação de recursos, ou seja, em como os fatores de produção como o capital e a mão de obra são distribuídos entre as empresas na economia mexicana. Políticas que permitam aos produtores mais eficientes do México atrair capital e mão de obra suficientes, ao reduzir a informalidade do trabalho e fortalecer o acesso a serviços financeiros, podem contribuir para o crescimento global da produtividade, incluindo o setor de tortilhas. Ninguém duvida que os mais eficientes produtores de tortilha estão no México, visto terem o domínio das melhores tecnologias e práticas relacionadas ao setor. No entanto, as distorções surgidas por conta de empresas informais que obtêm vantagens injustas em termos de custo por não pagarem os devidos impostos, ou a corrupção que traz vantagem injusta ao permitir, por exemplo, a empresa ganhar uma licitação, levam essas empresas, em geral menos produtivas, a venderem mais produtos, contratarem mais pessoas e atrair mais capital do que fariam se atuassem no mercado formal.
R=A
Questão 8/10 - Administração e Economia
Uma das maiores dificuldades das empresas de tecnologia é manter seus profissionais. Por conta da ansiedade e imediatismo dos jovens, existe uma falta de comprometimento e comumente uma troca excessiva de empregos. Para engajar e motivar esses novos profissionais é importante melhorar o ambiente e as condições de trabalho para esses jovens, que precisam entender e sentir que o dinheiro não é fator decisivo para a mudança de emprego. Apresentar a cultura do trabalho aos envolvidos é fundamental nesse processo de retenção, proporcionando espaços de interação entre o pessoal. Outra questão é os líderes terem uma interpretação empática de sua equipe. Os líderes precisam entender realmente o que está acontecendo, se colocando no lugar de seus jovens talentos. Dessa forma conseguirão criar um ambiente de crescimento necessário para a equipe que possa incentivá-los a ficar na empresa.
R=C
Questão 9/10 - Administração e Economia
As empresas para se reestruturarem no mercado têm adotado políticas de gestão estratégica, objetivando alcançar resultados positivos no setor de petróleo e gás. Para isso, é necessário que seja projetado um conjunto de metas dentro do prazo requerido para ser concretizado, com base em dois itens essenciais: planejamento e organização. Todo plano estratégico tem um período definido a ser aplicado, geralmente a médio e longo prazos. Além de definir os resultados que a empresa petrolífera quer obter, o mais importante é fazer um estudo sobre as forças e fraquezas internas e externas que influenciam na atuação da companhia no mercado, e a partir disso, traçar um planejamento de execução que possibilitem a realização desta meta. No setor de óleo e gás, que vem crescendo constantemente com a adesão de políticas sustentáveis pelas empresas do setor, investir em energia renovável é um momento de ascensão significativano mercado. Isso pode ser um fator determinante para as indústrias que buscam novas estratégias de desenvolvimento e querem se destacar na área. Além do contexto ecológico, é importante que a empresa trace metas de responsabilidade social, tanto em relação aos seus clientes, quanto para seus trabalhadores. Empresas que assumem compromissos sociais e ambientais, principalmente no setor petrolífero — um dos maiores poluentes ao meio ambiente —, têm papel importante no mercado e estimulam, assim, maior concorrência na área. Através de uma boa gestão estratégica, além das companhias aperfeiçoarem suas atividades e obterem resultados satisfatórios, contribuem também para a competitividade do mercado e aquecem a economia.
R=A
Questão 10/10 - Administração e Economia
Distribuidora dos sorvetes Kibon, desde 1962, no Espírito Santo, a Capixaba precisava de informações rápidas e confiáveis de todos os processos do negócio, porém o sistema de gestão utilizado não conseguia atender às suas demandas. Assim a empresa decidiu por implantar um novo ERP. Antes da implantação do novo ERP aconteciam muitas falhas e vários processos e análises não podiam ser desenvolvidos por conta das limitações que o antigo sistema tinha. Além disso, os processos não eram integrados e, por isso, não se conseguia extrair rapidamente informações para a tomada de decisão. Era preciso olhar diversas planilhas para se chegar a uma conclusão. O novo sistema também inclui um aplicativo para dispositivos móveis que permite acessar informações gerenciais do negócio, e que disponibiliza alertas de Business Intelligence e diversos dashboards, de forma mais rápida, sem a necessidade do uso de browsers ou e-mails. Assim, ganhou-se ainda mais agilidade para tomar decisões em qualquer lugar e a qualquer hora.
R=B
Questão 1/10 
-
 
Administração e Economia
 
Quando Pedro Parente assumiu a presidência da Bunge no Brasil, em 2010, tinha o 
desafio de construir uma operação mais eficiente no país. Mas, da forma como a 
companhia estava organizada, nem eficiência nem crescimento seriam alcançados. Suas 
duas operaçõe
s mais antigas, a de fertilizantes e a de alimentos, trabalhavam separadas 
havia quase um século, e a novata, de açúcar e álcool, ia por caminho semelhante. Cada 
unidade tinha um presidente, um departamento de finanças, um jurídico, todo o corpo 
corporativ
o e as áreas técnicas exclusivas de cada negócio. Em um mercado com margens 
cada vez mais apertadas, só uma reestruturação organizacional permitiria mais eficiência 
operacional. Foi o que a Bunge teve de fazer. Adequar sua estrutura.
 
R=B
 
 
Questão 2/10 
-
 
Admi
nistração e Economia
 
A Subway tem avançado no mercado de 
fast food
, crescendo quase o dobro em relação 
ao McDonald's, no mundo todo. 
A empresa soube aproveitar o período em que a 
demonização do hambúrguer atingiu o ápice nos EUA. 
Seu criador Fred DeLucca, 
aproveitou cada oportunidade para firmar sua empresa como "o fast food do bem". Em 
1998, por exemplo, a rede descobriu que um jovem estudante chamado Jared Fogle, da 
cidade de Indianápolis, no meio
-
oeste americano, conseguira emagrecer mais de 100 
quilos a
o adotar uma dieta baseada em sanduíches recheados com peito de peru e vegetais 
de seu cardápio. No ano seguinte, a rede montou uma colossal campanha publicitária em 
que Fogle aparecia como garoto
-
propaganda. Imediatamente choveram convites para que 
Fogle 
participasse de programas de entrevistas na ABC News, Fox News e Oprah, e o 
rapaz, sempre associado à marca Subway, tornou
-
se um ícone pop americano 
–
 
ganhou 
até mesmo participação especial em programas juvenis, como os desenhos animados Os 
Simpsons e Sout
h Park. A história de Jared inspirou o lançamento de um sanduíche com 
apenas 6 gramas de gordura 
–
 
um quinto do Big Mac 
–
 
e alçou a Subway à condição de 
estandarte da alimentação saudável nos Estados Unidos.
 
R=
D
 
 
Questão 3/10 
-
 
Administração e Economia
 
É verdade há muito tempo que as mulheres recebem menos do que os homens no trabalho 
e fazem parte maior do trabalho doméstico. E esses padrões surgem ainda na infância. 
Aind
a que existam algumas indicações de que a distância está se reduzindo, diversos 
dados mostram que as meninas dedicam mais tempo a tarefas domésticas do que os 
meninos. Também recebem menos que os meninos pelo trabalho doméstico que fazem, e 
suas mesadas sã
o menores. Uma análise recente determinou que meninos com idades 
entre os 15 e 19 anos dedicam cerca de meia hora por dia a tarefas domésticas, enquanto 
as meninas da mesma faixa etária trabalham 45 minutos por dia em casa. Ainda que as 
meninas dediquem um
 
pouco menos a tarefas domésticas do que era o caso a uma década 
atrás, o tempo que os meninos dedicam a essas tarefas não mudou.
 
R=B
 
 
Questão 4/10 
-
 
Administração e Economia
 
Você é o gerente de produção de uma nova empresa. A empresa vai abrir algumas plant
as 
industriais em cidades distintas e precisa determinar onde instalar cada uma dessas 
Questão 1/10 - Administração e Economia 
Quando Pedro Parente assumiu a presidência da Bunge no Brasil, em 2010, tinha o 
desafio de construir uma operação mais eficiente no país. Mas, da forma como a 
companhia estava organizada, nem eficiência nem crescimento seriam alcançados. Suas 
duas operações mais antigas, a de fertilizantes e a de alimentos, trabalhavam separadas 
havia quase um século, e a novata, de açúcar e álcool, ia por caminho semelhante. Cada 
unidade tinha um presidente, um departamento de finanças, um jurídico, todo o corpo 
corporativo e as áreas técnicas exclusivas de cada negócio. Em um mercado com margens 
cada vez mais apertadas, só uma reestruturação organizacional permitiria mais eficiência 
operacional. Foi o que a Bunge teve de fazer. Adequar sua estrutura. 
R=B 
 
Questão 2/10 - Administração e Economia 
A Subway tem avançado no mercado de fast food, crescendo quase o dobro em relação 
ao McDonald's, no mundo todo. A empresa soube aproveitar o período em que a 
demonização do hambúrguer atingiu o ápice nos EUA. Seu criador Fred DeLucca, 
aproveitou cada oportunidade para firmar sua empresa como "o fast food do bem". Em 
1998, por exemplo, a rede descobriu que um jovem estudante chamado Jared Fogle, da 
cidade de Indianápolis, no meio-oeste americano, conseguira emagrecer mais de 100 
quilos ao adotar uma dieta baseada em sanduíches recheados com peito de peru e vegetais 
de seu cardápio. No ano seguinte, a rede montou uma colossal campanha publicitária em 
que Fogle aparecia como garoto-propaganda. Imediatamente choveram convites para que 
Fogle participasse de programas de entrevistas na ABC News, Fox News e Oprah, e o 
rapaz, sempre associado à marca Subway, tornou-se um ícone pop americano – ganhou 
até mesmo participação especial em programas juvenis, como os desenhos animados Os 
Simpsons e South Park. A história de Jared inspirou o lançamento de um sanduíche com 
apenas 6 gramas de gordura – um quinto do Big Mac – e alçou a Subway à condição de 
estandarte da alimentação saudável nos Estados Unidos. 
R=D 
 
Questão 3/10 - Administração e Economia 
É verdade há muito tempo que as mulheres recebem menos do que os homens no trabalho 
e fazem parte maior do trabalho doméstico. E esses padrões surgem ainda na infância. 
Ainda que existam algumas indicações de que a distância está se reduzindo, diversos 
dados mostram que as meninas dedicam mais tempo a tarefas domésticas do que os 
meninos. Também recebem menos que os meninos pelo trabalho doméstico que fazem, e 
suas mesadas são menores. Uma análise recente determinou que meninos com idades 
entre os 15 e 19 anos dedicam cerca de meia hora por dia a tarefas domésticas, enquanto 
as meninas da mesma faixa etária trabalham 45 minutos por dia em casa. Ainda que as 
meninas dediquem um pouco menos a tarefas domésticas do que era o caso a uma década 
atrás, o tempo que os meninos dedicam a essas tarefas nãomudou. 
R=B 
 
Questão 4/10 - Administração e Economia 
Você é o gerente de produção de uma nova empresa. A empresa vai abrir algumas plantas 
industriais em cidades distintas e precisa determinar onde instalar cada uma dessas

Outros materiais