Buscar

Zoologia dos Invertebrados- atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina Zoologia dos Vertebrados
 
1) Defina animais e descreva os principais modos pelos quais eles diferem das plantas e dos fungos.
Os animais são seres eucariontes, ou seja, organismos que possuem estruturas bem mais definidas, logo, são mais complexos e possuem órgãos e sistemas específicos; por este motivo são também multicelulares. Ainda são heterotrófos, logo, não produzem seu próprio alimento. Seguindo, seu desenvolvimento embrionário é bem definido, e por mais que hajam diferenças morfológicas, seus genes assemelham-se entre si, formando meio que uma "identidade" capaz de agrupá-los e defini-los, como os genes hox, encontrados em todos os animais. Sobre as diferenças entre os animais, plantas e fungos, enquanto as plantas são autótrofas, os animais e os fungos são heterótrofos; os animais, por sua vez, ingerem alimentos e os digerem internamente, enquanto os fungos geralmente realizam a digestão do alimento por meio enzimas, fora do corpo, e só depois o absorvem. Outra questão, são as proteínas que auxiliam na sustentação/estrutura; no caso dos animais, é o colágeno, enquanto nas plantas e fungos encontramos a celulose. Diferente das plantas e fungos, os animais correm, caçam (excessão aos sésseis) e isso se dá pela movimentação, que acontece devido a existência de tecidos nervosos e musculares. Por fim, geneticamente, lembrando dos genes hox, podemos citar a sua ausência em plantas e fungos, já que estão presentes apenas em animais.
2) Qual dos seguintes fatores foi provavelmente o menos importante em provocar a explosão cambriana?
(a) A emergência de relações entre predadores e presas.
(b) Um aumento na concentração de oxigênio atmosférico.
(c) O movimento de animais para o ambiente terrestre.
(d) A origem dos genes Hox.
(e) O surgimento dos mamíferos.
3) Cite evidências que suportam a idéia que esponjas são os metazoários mais basais.
Inicialmente, segundo as teorias mais comentadas, o primeiro metazoário deveria se tratar de um animal extremamente simples, sem órgãos especializados, sendo apenas um amontoado de células animais que para qualquer funcionamento deveriam funcionar em conjunto, de modo combinado. Sobre as evidências, nesse caráter, os achados mais antigos datam 710 milhões de anos, e se tratam de esteroides fossilizados, o que atualmente é produzido em grande escala pelas esponjas. A partir disso, surgiram indagações e apontamentos da possibilidade de as esponjas terem sido o primeiro metazoário. Com essa descoberta, foi dado início a várias pesquisas que envolviam esse ser, dentre elas, análises de DNA, como o estudo do relógio molecular da esponja, que data a sua existência em 700 mi de anos, corroborando com a descoberta dos fósseis esteroides (710 mi de anos) e com a datação do ancestral comum mais antigo, que de acordo com as análises, sugerem 770 mi de anos. Como já dito, para ser o primeiro metazoário, a complexidade não deveria ser existente, e no caso das esponjas, são seres carentes de sistema nervoso ou muscular, tratando-se de um agrupado de celulas com um meio único de comunicação e unidas pela proteína colágeno, presente apenas em animais. As esponjas têm algumas células que são similares a dos coanoflagelados (coanócitos,amebócitos), que possuem funções específicas na esponja. Os coanócitos por exemplo, associados a outras células, desempenham a função de capturar o alimento e distribuir para as demais células.
4) Observe cuidadosamente o cladograma abaixo e assinele Verdadeiro (V) ou Falso (F)
para as alternativas abaixo. Caso assinale falso, explique por que.
(V ) Porifera é grupo irmão dos organismos que fazem parte do clado Eumetazoa
(F) Cnidaria é grupo irmão de Porífera (Os grupos irmãos são aqueles que possuem um parentesco mais próximo em uma árvore filogenética, que no cladograma está representado pelos Lophptrochozoa e Ecdysozoa)
(F) Biletaria é um clado parafilético (Bilateria é um clado monofiletico pois todos os animais do clado – Acoela, Deuterostomia, Lophotrochozoa e Ecdysozoa- partem do mesmo ancestral, herdam a característica de simetria bilateral e possuem três camadas germinativas)
(F) Porífera e Ctenophora forma um grupo monofilético (Eles formam um grupo polifilético, pois não inclui um ancestral comum de todos os indivíduos do grupo. Um exemplo de grupo monofilético seria Lophptrochozoa e Ecdysozoa)
(F) Os Eumetazoa formam um grupo monofilético cuja sinapomorfia é a simetria bilateral. (Os eumetazoa compreendem os Ctenophora, Cnidaria, Acoela, Deuterostomia, Lophotrochozoa e Ecdysozoa; para serem monofiléticos deveriam ter o mesmo ancestral comum. Já a simetria bilateral aparece apenas a partir dos Acoela, logo, também não define todo o grupo dos Eumetazoa.)
5) Sabemos que os animais apresentam estratégias reprodutivas altamente diversificadas. Em relação à reprodução dos animais, defina os seguintes conceitos 
(1)Reprodução assexuada: Nesse tipo de reprodução não existe troca de material genético, logo, não há variabilidade genética e o resultado consiste em cópias do pai/mãe. Pode ocorrer por brotamento, fragmentação e regeneração. 
(2) Reprodução sexuada: A característica mais marcante aqui é a variabilidade genética, que se dá por meio do crossing over - troca de material genético. Sobre suas formas, podem ser interna (dentro do corpo) e externa (fora do corpo, no ambiente).
(3) Organismos monóicos: Em que para a mesma espécie não há diferença sexual - macho e fêmea- conhecidos como hermafroditas. 
(4) Organismos dióicos: Em que para a mesma espécie há diferença sexual, possuindo macho e fêmea. 
(5) Partenogênese: Quando há o desenvolvimento de um óvulo sem que ele necessariamente precise ser fecundado. 
Animais representantes:
1 - Esponjas e Pepinos do mar;
2 - Borboletas e Ouriços-do-mar;
3 - Minhocas e Lesmas;
4 - Moscas e Medusas;
5 - Abelhas e pulgões.

Continue navegando