Logo Passei Direto
Buscar

Imunologia Atividade Ensino 2

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os órgãos responsáveis por garantir a eficácia nas defesas contra os antígenos são os órgãos linfoides primários e secundários. A função destes tecidos está relacionada aos processos de proliferação, diferenciação e maturação dos leucócitos e, em especial dos linfócitos, além de contribuir na secreção dos anticorpos que eliminam rapidamente todos os corpos estranhos.
Diante desse fato, observe as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a definição correta para as imagens apontadas em l,ll,lll e lV.
A imagem I representa o timo, sua função é armazenar linfócitos T. A imagem II representa os linfonodos, sua função é drenar antígenos circulantes na linfa. A imagem III representa o baço, sua função é drenar antígenos circulantes no sangue. A imagem IV representa o intestino delgado, sua função é armazenar as placas de Peyer.
A imagem I representa o baço, sua função é armazenar linfócitos T. A imagem II representa os linfonodos, sua função é drenar antígenos circulantes na linfa. A imagem III representa o timo, sua função é drenar antígenos circulantes no sangue. A imagem IV representa o intestino grosso, sua função é armazenar as placas de Peyer.
A imagem I representa o timo, sua função é armazenar linfócitos B. A imagem II representa os linfonodos, sua função é drenar antígenos circulantes na linfa. A imagem III representa a adenóide, sua função é drenar antígenos circulantes no sangue. A imagem IV representa as placas de Peyer responsáveis por eliminar antígenos no íleo.
A imagem I representa o baço, sua função é armazenar linfócitos B. A imagem II representa as amígdalas, sua função é drenar antígenos circulantes na linfa. A imagem III representa o timo, sua função é drenar antígenos circulantes no sangue. A imagem IV representa o intestino grosso, sua função é armazenar as placas de Peyer.
A imagem I representa o baço, sua função é armazenar linfócitos B. A imagem II representa os linfonodos, sua função é drenar antígenos circulantes na linfa. A imagem III representa a medula óssea, sua função é drenar antígenos circulantes no sangue. A imagem IV representa o intestino delgado, sua função é armazenar as placas de Peyer.

Os linfonodos apresentam como principal função a captura dos antígenos circulantes na linfa nos vasos linfáticos auxiliando na drenagem dos líquidos que contêm células e partículas. Os linfonodos realizam uma espécie de “inspeção”, verificando o que pode ser próprio ou não próprio do nosso corpo.
Com base na morfologia dos linfonodos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Morfologicamente, um linfonodo pode ser dividido em três regiões: o córtex, paracórtex e medula, cada um fornecendo um diferente tipo de microambiente.
II. O córtex é a camada mais externa e contém, principalmente, linfócitos B, além de células dendríticas foliculares e macrófagos, todos organizados em grupos chamados de folículos primários.
III. A região medular se localiza logo abaixo do córtex, que é composto predominantemente por células dendríticas e linfócitos T. Trata-se de uma área dependente do timo para que ocorra sua estimulação.
IV. O paracórtex é mais interno, mais esparsamente povoado por células. Muitas dessas células são células plasmáticas, que produzem anticorpos necessários para eliminação dos antígenos.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.

Os mamíferos apresentam estruturas conhecidas como as “amígdalas” do intestino delgado, sua função é capturar, destruir e remover qualquer antígeno presente no trato gastrointestinal e correspondem ao tecido linfoide associado ao intestino. Tais estruturas estão agrupadas na forma de folículos linfoides bem organizados, localizados na lâmina própria e submucosa da porção distal do intestino delgado.
A partir deste tema, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta o órgão linfoide que apresenta as características descritas no texto:
Anel de Waldeyer.
Baço.
Linfonodo.
Placa de Peyer.
Timo.

Os mamíferos apresentam um órgão linfóide encapsulado em forma de feijão ou com morfologia oval. A principal função deles está relacionada à captura dos antígenos circulantes na linfa, ou seja, realizam a drenagem dos líquidos, eliminando células e partículas. Tais órgãos realizam uma espécie de “inspeção”, verificando o que pode ser próprio ou não próprio do nosso corpo.
A partir deste tema, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta o órgão linfoide que apresenta as características descritas no texto:
Anel de Waldeyer.
Baço.
Linfonodo.
Placa de Peyer.
Timo.

Os receptores do tipo-Toll (Toll-like), abreviados pela sigla TLR, são glicoproteínas alocadas na membrana plasmáticas das células da RII e encontradas nas vesículas endossomais das células fagocitárias. Os TLRs assim como outros tipos de receptores de reconhecimento de padrões (RRPs) são responsáveis pelo reconhecimento de PAMPs,DAMPs e VAMPs.
Com base nas características dos RRPs, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Os receptores KLR são glicoproteínas encontradas nas células fagocitárias, eosinófilos e mastócitos e atuam na liberação de histamina e granzimas durante a ativação do sistema complemento.
II. Os receptores TLR são glicoproteínas encontradas na membrana plasmática de células da resposta imune inata ou nas vesículas endossomais das células fagocitárias.
III. Os receptores CLR receptores reconhecem açúcares como manose e glicose, mananas, dectinas e a própria lectina e são responsáveis por iniciar a resposta imunológica.
IV. Os receptores citosólicos NLR e RLR promovem a inflamação local ou estimulam a produção da citocina de interferon tipo I importante na sinalização das células imunológicas.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.

Os mamíferos apresentam um órgão linfoide considerado o maior órgão do sistema linfático, trata-se de um órgão encapsulado com o formato de feijão e com interior revestido por tecido esponjoso chamado de polpa esplênica, localizado no lado esquerdo do corpo, logo abaixo do diafragma. Este órgão filtra o sangue e captura os antígenos presentes em nossa circulação pelo sangue, portanto, responde a infecções sistêmicas. Tal órgão apresenta dois compartimentos, a polpa vermelha e a polpa branca separada por uma zona marginal.
A partir deste tema, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta o órgão linfoide que apresenta as características descritas no texto:
Anel de Waldeyer.
Baço.
Linfonodo.
Placa de Peyer.
Timo.

Os monócitos circulantes em nosso sangue são capazes de se diferenciar e originar macrófagos, que, por sua vez, apresentam receptores para opsoninas do sistema complemento e induzem a fagocitose do microrganismo em questão.
Com base nas características dos macrófagos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Os macrófagos apresentam receptores específicos para os PAMPs e citocinas que contribuem diretamente para a relação de cooperação entre estas linhagens celulares e desempenham várias e diversas funções nas respostas homeostáticas e imunológicas.
II. Os macrófagos M1 iniciam e mantêm respostas inflamatórias, secretando citocinas pró-inflamatórias, ativando células endoteliais e induzindo o recrutamento de outras células imunológicas para o tecido inflamado.
III. Os macrófagos M2 promovem a resolução da inflamação, eliminam células apoptóticas, promovem a fagocitose, auxiliam na deposição de colágeno e coordenam a liberação de moléculas anti-inflamatórias.
IV. Os macrófagos M3 fazem fagocitose e são importantes para a apresentação de antígenos para outras células e produzem citocinas para a ativação de células T na resposta imune adaptativa.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.

Os mamíferos apresentam um órgão linfoide que armazena os linfócitos T, bilobado e encapsulado localizado acima do coração. Ele se divide em lóbulos e, histologicamente, apresenta duas partes chamadas de córtex e medula. A atividade deste órgão é maior na infância e começa a declinar lentamente a partir da puberdade; no entanto, a sua atividade nunca desaparecerá, apenas será reduzida.
A partir deste tema, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta o órgão linfoide com as características descritas no texto:
Anel de Waldeyer.
Baço.
Linfonodo.
Placa de Peyer.
Timo.

Os linfonodos são encontrados em regiões estratégicas de combate em nosso organismo, apresentam como principal função a captura dos antígenos circulantes na linfa nos vasos linfáticos, auxiliando na drenagem dos líquidos que contêm células e partículas. Além disso, realizam uma espécie de “inspeção”, verificando o que pode ser próprio ou não próprio do nosso corpo.
Com base na morfologia dos linfonodos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Córtex, Paracórtex e medula, são as 3 regiões as quais dividem o linfonodo.
II. Os linfonodos também podem ser chamados de gânglios linfáticos, e apresentam formato de feijão.
III. O paracórtex é a região logo abaixo do córtex, composto predominantemente por leucócitos e dendríticas e linfócitos B. Trata-se de uma área dependente do rim para que ocorra sua estimulação.
IV. A região medular é mais externa, mais esparsamente povoada por células. Muitas dessas células são células plasmáticas, que produzem APC's necessários para eliminação dos antígenos.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os órgãos responsáveis por garantir a eficácia nas defesas contra os antígenos são os órgãos linfoides primários e secundários. A função destes tecidos está relacionada aos processos de proliferação, diferenciação e maturação dos leucócitos e, em especial dos linfócitos, além de contribuir na secreção dos anticorpos que eliminam rapidamente todos os corpos estranhos.
Diante desse fato, observe as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a definição correta para as imagens apontadas em l,ll,lll e lV.
A imagem I representa o timo, sua função é armazenar linfócitos T. A imagem II representa os linfonodos, sua função é drenar antígenos circulantes na linfa. A imagem III representa o baço, sua função é drenar antígenos circulantes no sangue. A imagem IV representa o intestino delgado, sua função é armazenar as placas de Peyer.
A imagem I representa o baço, sua função é armazenar linfócitos T. A imagem II representa os linfonodos, sua função é drenar antígenos circulantes na linfa. A imagem III representa o timo, sua função é drenar antígenos circulantes no sangue. A imagem IV representa o intestino grosso, sua função é armazenar as placas de Peyer.
A imagem I representa o timo, sua função é armazenar linfócitos B. A imagem II representa os linfonodos, sua função é drenar antígenos circulantes na linfa. A imagem III representa a adenóide, sua função é drenar antígenos circulantes no sangue. A imagem IV representa as placas de Peyer responsáveis por eliminar antígenos no íleo.
A imagem I representa o baço, sua função é armazenar linfócitos B. A imagem II representa as amígdalas, sua função é drenar antígenos circulantes na linfa. A imagem III representa o timo, sua função é drenar antígenos circulantes no sangue. A imagem IV representa o intestino grosso, sua função é armazenar as placas de Peyer.
A imagem I representa o baço, sua função é armazenar linfócitos B. A imagem II representa os linfonodos, sua função é drenar antígenos circulantes na linfa. A imagem III representa a medula óssea, sua função é drenar antígenos circulantes no sangue. A imagem IV representa o intestino delgado, sua função é armazenar as placas de Peyer.

Os linfonodos apresentam como principal função a captura dos antígenos circulantes na linfa nos vasos linfáticos auxiliando na drenagem dos líquidos que contêm células e partículas. Os linfonodos realizam uma espécie de “inspeção”, verificando o que pode ser próprio ou não próprio do nosso corpo.
Com base na morfologia dos linfonodos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Morfologicamente, um linfonodo pode ser dividido em três regiões: o córtex, paracórtex e medula, cada um fornecendo um diferente tipo de microambiente.
II. O córtex é a camada mais externa e contém, principalmente, linfócitos B, além de células dendríticas foliculares e macrófagos, todos organizados em grupos chamados de folículos primários.
III. A região medular se localiza logo abaixo do córtex, que é composto predominantemente por células dendríticas e linfócitos T. Trata-se de uma área dependente do timo para que ocorra sua estimulação.
IV. O paracórtex é mais interno, mais esparsamente povoado por células. Muitas dessas células são células plasmáticas, que produzem anticorpos necessários para eliminação dos antígenos.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.

Os mamíferos apresentam estruturas conhecidas como as “amígdalas” do intestino delgado, sua função é capturar, destruir e remover qualquer antígeno presente no trato gastrointestinal e correspondem ao tecido linfoide associado ao intestino. Tais estruturas estão agrupadas na forma de folículos linfoides bem organizados, localizados na lâmina própria e submucosa da porção distal do intestino delgado.
A partir deste tema, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta o órgão linfoide que apresenta as características descritas no texto:
Anel de Waldeyer.
Baço.
Linfonodo.
Placa de Peyer.
Timo.

Os mamíferos apresentam um órgão linfóide encapsulado em forma de feijão ou com morfologia oval. A principal função deles está relacionada à captura dos antígenos circulantes na linfa, ou seja, realizam a drenagem dos líquidos, eliminando células e partículas. Tais órgãos realizam uma espécie de “inspeção”, verificando o que pode ser próprio ou não próprio do nosso corpo.
A partir deste tema, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta o órgão linfoide que apresenta as características descritas no texto:
Anel de Waldeyer.
Baço.
Linfonodo.
Placa de Peyer.
Timo.

Os receptores do tipo-Toll (Toll-like), abreviados pela sigla TLR, são glicoproteínas alocadas na membrana plasmáticas das células da RII e encontradas nas vesículas endossomais das células fagocitárias. Os TLRs assim como outros tipos de receptores de reconhecimento de padrões (RRPs) são responsáveis pelo reconhecimento de PAMPs,DAMPs e VAMPs.
Com base nas características dos RRPs, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Os receptores KLR são glicoproteínas encontradas nas células fagocitárias, eosinófilos e mastócitos e atuam na liberação de histamina e granzimas durante a ativação do sistema complemento.
II. Os receptores TLR são glicoproteínas encontradas na membrana plasmática de células da resposta imune inata ou nas vesículas endossomais das células fagocitárias.
III. Os receptores CLR receptores reconhecem açúcares como manose e glicose, mananas, dectinas e a própria lectina e são responsáveis por iniciar a resposta imunológica.
IV. Os receptores citosólicos NLR e RLR promovem a inflamação local ou estimulam a produção da citocina de interferon tipo I importante na sinalização das células imunológicas.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.

Os mamíferos apresentam um órgão linfoide considerado o maior órgão do sistema linfático, trata-se de um órgão encapsulado com o formato de feijão e com interior revestido por tecido esponjoso chamado de polpa esplênica, localizado no lado esquerdo do corpo, logo abaixo do diafragma. Este órgão filtra o sangue e captura os antígenos presentes em nossa circulação pelo sangue, portanto, responde a infecções sistêmicas. Tal órgão apresenta dois compartimentos, a polpa vermelha e a polpa branca separada por uma zona marginal.
A partir deste tema, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta o órgão linfoide que apresenta as características descritas no texto:
Anel de Waldeyer.
Baço.
Linfonodo.
Placa de Peyer.
Timo.

Os monócitos circulantes em nosso sangue são capazes de se diferenciar e originar macrófagos, que, por sua vez, apresentam receptores para opsoninas do sistema complemento e induzem a fagocitose do microrganismo em questão.
Com base nas características dos macrófagos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Os macrófagos apresentam receptores específicos para os PAMPs e citocinas que contribuem diretamente para a relação de cooperação entre estas linhagens celulares e desempenham várias e diversas funções nas respostas homeostáticas e imunológicas.
II. Os macrófagos M1 iniciam e mantêm respostas inflamatórias, secretando citocinas pró-inflamatórias, ativando células endoteliais e induzindo o recrutamento de outras células imunológicas para o tecido inflamado.
III. Os macrófagos M2 promovem a resolução da inflamação, eliminam células apoptóticas, promovem a fagocitose, auxiliam na deposição de colágeno e coordenam a liberação de moléculas anti-inflamatórias.
IV. Os macrófagos M3 fazem fagocitose e são importantes para a apresentação de antígenos para outras células e produzem citocinas para a ativação de células T na resposta imune adaptativa.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.

Os mamíferos apresentam um órgão linfoide que armazena os linfócitos T, bilobado e encapsulado localizado acima do coração. Ele se divide em lóbulos e, histologicamente, apresenta duas partes chamadas de córtex e medula. A atividade deste órgão é maior na infância e começa a declinar lentamente a partir da puberdade; no entanto, a sua atividade nunca desaparecerá, apenas será reduzida.
A partir deste tema, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta o órgão linfoide com as características descritas no texto:
Anel de Waldeyer.
Baço.
Linfonodo.
Placa de Peyer.
Timo.

Os linfonodos são encontrados em regiões estratégicas de combate em nosso organismo, apresentam como principal função a captura dos antígenos circulantes na linfa nos vasos linfáticos, auxiliando na drenagem dos líquidos que contêm células e partículas. Além disso, realizam uma espécie de “inspeção”, verificando o que pode ser próprio ou não próprio do nosso corpo.
Com base na morfologia dos linfonodos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Córtex, Paracórtex e medula, são as 3 regiões as quais dividem o linfonodo.
II. Os linfonodos também podem ser chamados de gânglios linfáticos, e apresentam formato de feijão.
III. O paracórtex é a região logo abaixo do córtex, composto predominantemente por leucócitos e dendríticas e linfócitos B. Trata-se de uma área dependente do rim para que ocorra sua estimulação.
IV. A região medular é mais externa, mais esparsamente povoada por células. Muitas dessas células são células plasmáticas, que produzem APC's necessários para eliminação dos antígenos.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 - NUT - IMUNOLOGIA - 52/2022
Período:23/05/2022 08:00 a 10/06/2022 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ENCERRADO
Nota máxima:1,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 02/07/2022 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:1,00
1ª QUESTÃO
Os órgãos responsáveis por garantir a eficácia nas defesas contra os antígenos são os órgãos linfoides
primários e secundários. A função destes tecidos está relacionada aos processos de proliferação,
diferenciação e maturação dos leucócitos e, em especial dos linfócitos, além de contribuir na secreção dos
anticorpos que eliminam rapidamente todos os corpos estranhos. Considere a imagem abaixo para
localizar a posição anatômica dos órgãos linfoides e relacione os mesmos com sua respectiva função.
Diante desse fato, observe as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a definição correta
para as imagens apontadas em l,ll,lll e lV.
ALTERNATIVAS
A imagem I representa o timo, sua função é armazenar linfócitos T. A imagem II representa os linfonodos, sua
função é drenar antígenos circulantes na linfa. A imagem III representa o baço, sua função é drenar antígenos
circulantes no sangue. A imagem IV representa o intestino delgado, sua função é armazenar as placas de Peyer.
A imagem I representa o baço, sua função é armazenar linfócitos T. A imagem II representa os linfonodos, sua
função é drenar antígenos circulantes na linfa. A imagem III representa o timo, sua função é drenar antígenos
circulantes no sangue. A imagem IV representa o intestino grosso, sua função é armazenar as placas de Peyer.
A imagem I representa o timo, sua função é armazenar linfócitos B. A imagem II representa os linfonodos, sua
função é drenar antígenos circulantes na linfa. A imagem III representa a adenóide, sua função é drenar antígenos
circulantes no sangue. A imagem IV representa as placas de Peyer responsáveis por eliminar antígenos no íleo.
A imagem I representa o baço, sua função é armazenar linfócitos B. A imagem II representa as amígdalas, sua
função é drenar antígenos circulantes na linfa. A imagem III representa o timo, sua função é drenar antígenos
circulantes no sangue. A imagem IV representa o intestino grosso, sua função é armazenar as placas de Peyer.
A imagem I representa o baço, sua função é armazenar linfócitos B. A imagem II representa os linfonodos, sua
função é drenar antígenos circulantes na linfa. A imagem III representa a medula óssea, sua função é drenar
antígenos circulantes no sangue. A imagem IV representa o intestino delgado, sua função é armazenar as placas de
Peyer.
2ª QUESTÃO
Os linfonodos apresentam como principal função a captura dos antígenos circulantes na linfa nos vasos
linfáticos auxiliando na drenagem dos líquidos que contêm células e partículas. Os linfonodos realizam uma
espécie de “inspeção”, verificando o que pode ser próprio ou não próprio do nosso corpo. Com base na
morfologia dos linfonodos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Morfologicamente, um linfonodo pode ser dividido em três regiões: o córtex, paracórtex e medula, cada
um fornecendo um diferente tipo de microambiente.
II. O córtex é a camada mais externa e contém, principalmente, linfócitos B, além de células dendríticas
foliculares e macrófagos, todos organizados em grupos chamados de folículos primários.
III. A região medular se localiza logo abaixo do córtex, que é composto predominantemente por células
dendríticas e linfócitos T. Trata-se de uma área dependente do timo para que ocorra sua estimulação.
IV. O paracórtex é mais interno, mais esparsamente povoado por células. Muitas dessas células são células
plasmáticas, que produzem anticorpos necessários para eliminação dos antígenos.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.
3ª QUESTÃO
Os mamíferos apresentam estruturas conhecidas como as “amígdalas” do intestino delgado, sua função é
capturar, destruir e remover qualquer antígeno presente no trato gastrointestinal e correspondem ao tecido
linfoide associado ao intestino. Tais estruturas estão agrupadas na forma de folículos linfoides bem
organizados, localizados na lâmina própria e submucosa da porção distal do intestino delgado.
 A partir deste tema, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta o órgão linfoide
que apresenta as características descritas no texto:
ALTERNATIVAS
Anel de Waldeyer.
Baço.
Linfonodo.
Placa de Peyer.
Timo.
4ª QUESTÃO
Os mamíferos apresentam um órgão linfóide encapsulado em forma de feijão ou com morfologia oval. A
principal função deles está relacionada à captura dos antígenos circulantes na linfa, ou seja, realizam a
drenagem dos líquidos, eliminando células e partículas. Tais órgãos realizam uma espécie de “inspeção”,
verificando o que pode ser próprio ou não próprio do nosso corpo. 
 A partir deste tema, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta o órgão
linfoide que apresenta as características descritas no texto:
ALTERNATIVAS
Anel de Waldeyer.
Baço.
Linfonodo.
Placa de Peyer.
Timo.
Atenção! Questão anulada.
ALTERNATIVAS
A célula IV sofre diferenciação e origina a célula VIII que juntamente com a célula I, são responsáveis por realizar
fagocitose. As células II e III atuam contra parasitas e alérgenos, respectivamente. A célula VII é responsável por
eliminar tumores. A célula V ativa a célula VII durante a produção de anticorpos.
A célula VIII sofre diferenciação e origina a célula IV que juntamente com a célula I, são responsáveis por realizar
fagocitose. As células II e III atuam contra parasitas e alérgenos, respectivamente. A célula VII é responsável por
eliminar tumores. A célula V ativa a célula VII durante a produção de anticorpos.
A célula VIII sofre diferenciação e origina a célula IV que juntamente com a célula I, são responsáveis por realizar
fagocitose. As células III e II atuam contra parasitas e alérgenos, respectivamente. A célula VII é responsável por
eliminar tumores. A célula V ativa a célula VII durante a produção de anticorpos.
A célula VIII sofre diferenciação e origina a célula IV que juntamente com a célula I, são responsáveis por realizar
fagocitose. As células III e II atuam contra parasitas e alérgenos, respectivamente. A célula VI é responsável por
eliminar tumores. A célula VII ativa a célula VII durante a produção de anticorpos.
A célula VIII sofre diferenciação e origina a célula IV que juntamente com a célula I, são responsáveis por realizar
fagocitose. As células III e II atuam contra parasitas e alérgenos, respectivamente. A célula VII é responsável por
eliminar tumores. A célula V ativa a célula VI durante a produção de anticorpos.
6ª QUESTÃO
Os receptores do tipo-Toll (Toll-like), abreviados pela sigla TLR, são glicoproteínas alocadas na membrana
plasmáticas das células da RII e encontradas nas vesículas endossomais das células fagocitárias. Os TLRs
assim como outros tipos de receptores de reconhecimento de padrões (RRPs) são responsáveis pelo
reconhecimento de PAMPs,DAMPs e VAMPs. Com base nas características dos RRPs, analise as
afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Os receptores KLR são glicoproteínas encontradas nas células fagocitárias, eosinófilos e mastócitos e
atuam na liberação de histamina e granzimas durante a ativação do sistema complemento.
II. Os receptores TLR são glicoproteínas encontradas na membrana plasmática de células da resposta
imune inata ou nas vesículas endossomais das células fagocitárias.
III. Os receptores CLR receptores reconhecem açúcares como manose e glicose, mananas, dectinas e a
própria lectina e são responsáveis por iniciar a resposta imunológica.
IV. Os receptores citosólicos NLR e RLR promovem a inflamação local ou estimulam a produção da citocina
de interferon tipo I importante na sinalização das células imunológicas.
Assinale a alternativa que contém as afirmativascorretas:
ALTERNATIVAS
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.
7ª QUESTÃO
Os mamíferos apresentam um órgão linfoide considerado o maior órgão do sistema linfático, trata-se de um
órgão encapsulado com o formato de feijão e com interior revestido por tecido esponjoso chamado de
polpa esplênica, localizado no lado esquerdo do corpo, logo abaixo do diafragma. Este órgão filtra o
sangue e captura os antígenos presentes em nossa circulação pelo sangue, portanto, responde a infecções
sistêmicas. Tal órgão apresenta dois compartimentos, a polpa vermelha e a polpa branca separada por
uma zona marginal.
 A partir deste tema, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta o órgão
linfoide que apresenta as características descritas no texto:
ALTERNATIVAS
Anel de Waldeyer.
Baço.
Linfonodo.
Placa de Peyer.
Timo.
8ª QUESTÃO
Os monócitos circulantes em nosso sangue são capazes de se diferenciar e originar macrófagos, que, por
sua vez, apresentam receptores para opsoninas do sistema complemento e induzem a fagocitose do
microrganismo em questão. Com base nas características dos macrófagos, analise as afirmativas a seguir
e assinale a alternativa correta:
I. Os macrófagos apresentam receptores específicos para os PAMPs e citocinas que contribuem
diretamente para a relação de cooperação entre estas linhagens celulares e desempenham várias e
diversas funções nas respostas homeostáticas e imunológicas
II. Os macrófagos M1 iniciam e mantêm respostas inflamatórias, secretando citocinas pró-inflamatórias,
ativando células endoteliais e induzindo o recrutamento de outras células imunológicas para o tecido
inflamado.
III. Os macrófagos M2 promovem a resolução da inflamação, eliminam células apoptóticas, promovem a
fagocitose, auxiliam na deposição de colágeno e coordenam a liberação de moléculas anti-inflamatórias.
IV. Os macrófagos M3 fazem fagocitose e são importantes para a apresentação de antígenos para outras
células e produzem citocinas para a ativação de células T na resposta imune adaptativa.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
ALTERNATIVAS
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.
9ª QUESTÃO
Os mamíferos apresentam um órgão linfoide que armazena os linfócitos T, bilobado e encapsulado
localizado acima do coração. Ele se divide em lóbulos e, histologicamente, apresenta duas partes
chamadas de córtex e medula. A atividade deste órgão é maior na infância e começa a declinar lentamente
a partir da puberdade; no entanto, a sua atividade nunca desaparecerá, apenas será reduzida. 
 A partir deste tema, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta o órgão
linfóide com as características descritas no texto:
ALTERNATIVAS
Anel de Waldeyer.
Baço.
Linfonodo.
Placa de Peyer.
Timo.
10ª QUESTÃO
Os linfonodos são encontrados em regiões estratégicas de combate em nosso organismo, apresentam
como principal função a captura dos antígenos circulantes na linfa nos vasos linfáticos, auxiliando na
drenagem dos líquidos que contêm células e partículas. Além disso, realizam uma espécie de “inspeção”,
verificando o que pode ser próprio ou não próprio do nosso corpo.
Com base na morfologia dos linfonodos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
l. Córtex, Paracórtex e medula, são as 3 regiões as quais dividem o linfonodo.
ll. Os linfonodos também podem ser chamados de gânglios linfáticos, e apresentam formato de feijão.
lll. O paracórtex é a região logo abaixo do córtex, composto predominantemente por leucócitos e
dendríticas e linfócitos B. Trata-se de uma área dependente do rim para que ocorra sua estimulação.
IV. A região medular é mais externa, mais esparsamente povoada por células. Muitas dessas células são
células plasmáticas, que produzem APC's necessários para eliminação dos antígenos.
ALTERNATIVAS
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.