Buscar

Programação orientada a objetos modelagem de problemas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Programação orientada a objetos: modelagem de problemas
1. O conceito principal da programação orientada a objetos, que justifica o nome do próprio paradigma, é que tudo pode ser abstraído para um objeto e, assim, um programa seria uma coleção de objetos que se relacionam e apresentam comportamento único. Assinale a alternativa que apresenta os principais componentes de um objeto:
D. Atributos e métodos.
2. A orientação a objetos trouxe alguns conceitos interessantes para a programação, e um deles está relacionado ao conhecimento sobre a implementação interna da classe, o qual é desnecessário do ponto de vista do objeto. Assinale a alternativa correta quanto ao seu nome:
B. Encapsulamento.
3. Um dos novos conceitos surgidos sobre a programação orientada a objeto é o de que ela é um mecanismo por meio do qual é possível selecionar as funcionalidades utilizadas de forma dinâmica por um programa no decorrer de sua execução. Assinale a alternativa correta que apresenta o nome desse mecanismo:
E. Polimorfismo.
4. Uma das grandes vantagens da adoção da programação orientada a objetos é a reutilização de código e sua organização. Com relação às vantagens da reutilização de código na programação orientada a objetos, assinale a alternativa correta:
C. A reutilização de código é consequência da análise e do projeto de código.
5.Um objeto é uma instância de uma classe em programação orientada a objetos. As classes definem, então, a estrutura dos objetos que serão instanciados a partir dela. Com base nessa afirmativa, analise a classe a seguir em Java e assinale a alternativa correta:
public class Bola 
{
 String cor;
 int tamanho;
 boolean cheia;
 void encher()
 {
 cheia = true;
 }
 void esvaziar()
 {
 cheia = false;
 }
 }
C. Cor, tamanho e cheia são atributos da classe bola.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais