Buscar

N2 - ARQUITETURA DE DADOS ESTRUTURADOS E NÃO ESTRUTURADOS - 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SE GOSTOU, CURTI O ARQUIVO!!! 
A ideia de análise de grupos, também denominada agrupamento de dados, é algo já antigo e tem como objetivo a organização de coisas similares em categorias. É utilizada para organizar grandes bases de dados ou um conjunto de objetos, para que sejam facilmente compreendidos ou pesquisados.
CASTRO, L. N. de.; FERRARI, D. G. Introdução à mineração de dados: conceitos básicos, algoritmos e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2016.
 
Considerando o contexto sobre uma das importantes etapas da mineração de dados, o agrupamento de dados, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O agrupamento é uma técnica comum em análise de dados, sendo utilizada em diversas áreas, incluindo aprendizagem de máquina, mineração de dados, reconhecimento de padrões e análise de imagens.
II. A técnica de agrupamento também é chamada de clusterização e tem o objetivo de particionar os registros ou informações de uma base de dados.
III. Agrupamento de dados significa identificar a classe a qual pertence um novo objeto ainda não apresentado e com rótulo desconhecido.
IV. O objetivo do agrupamento ou da clusterização é fazer com que o usuário identifique manualmente os rótulos em uma base de dados.
 
Está correto o que se afirma em:
· I, II e III, apenas.
· I, II e IV, apenas.
· I e II, apenas.
· II e IV, apenas.
· I, II, III e IV.
A estrutura multidimensional de um Data Mart facilita a pesquisa para a geração de relatórios e gráficos sumarizados e, também, de forma analítica, dependendo dos recursos da ferramenta de leitura do cubo. Dentro de uma estrutura multidimensional, é possível realizar uma análise mais aprofundada das informações por meio do cruzamento de dimensões e métricas.
 
Considerando o contexto sobre as aplicações do Data Mart, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O Data Mart é uma análise direta das bases relacionais.
II. Após a criação dos cubos, os usuários, a partir de aplicativos específicos de leitura, podem destrinchar e detalhar as informações.
III. Após a criação dos cubos, os usuários podem acessar diretamente o Data Mart,sem a necessidade de aplicativos de leitura.
IV. Após a criação dos cubos, é necessário definir as dimensões e visões que deverão ser acessadas.
 
Está correto o que se afirma em:
· I e II, apenas.
· II e III, apenas.
· I, II, III e IV.
· I, II e III, apenas.
· II e IV, apenas.

Continue navegando