Buscar

N2 - ARQUITETURA DE DADOS ESTRUTURADOS E NÃO ESTRUTURADOS - 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SE GOSTOU, CURTI O ARQUIVO!!! 
A tarefa mais comum em um processo de mineração é a de classificação, que funciona com dados históricos. Contudo, em uma base de dados relacionais de clientes ou produtos, essa classificação já está pronta, pois as tabelas ou a classe dos objetos já estão na forma estruturada.
Quando extraídos de uma base de dados para o processo de mineração, os dados não estão sob o controle de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), mas serão lidos por algoritmos. Nesse caso, deve-se verificar se os dados são necessários, convenientes e preparados para o propósito.
 
Assinale a alternativa que indica o nome dessa fase de preparação.
· Processamento.
· Análise de grupos.
· Aprendizagem máquina. 
· Análise descritiva dos dados.
· Pré-processamento.
Em um modelo estruturado, uma tabela é um conjunto ordenado de linhas, também chamadas de tuplas. Cada tupla é um registro de dados. Um exemplo é a tabela de funcionários de uma empresa (tabela Funcionário), em que cada linha é composta por uma série de campos (ou atributos).
A ilustração a seguir mostra uma tabela de funcionários (instância da relação) e os seus campos (código do funcionário, nome, endereço, código do departamento e código da atividade do funcionário), que compõem o esquema da relação. As tuplas são os registros 1, 2, 3, 4 e 5 (registros criados na tabela). O conceito de chave serve para realizar a identificação e o estabelecimento de relações entre as tuplas ou linhas de uma tabela.
	 FUNCIONÁRIO
	 
	Cod_Func
	Nome
	Endereço
	Cod_Dep
	Cod_atividade
	1
	01
	Jose da Silva
	Rua 10
	D1
	101
	2
	02
	Paulo de Andrade
	Rua dos Estados
	D2
	100
	3
	03
	João P. Siqueira
	Rua Maceió
	D1
	101
	4
	10
	Ricardo Alcântara
	Rua sem número
	D2
	101
	5
	11
	Euzébio Queiroz
	Rua 2
	D2
	100
Fonte: Elaborada pelo autor.
Diante do contexto apresentado sobre tabelas, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Uma chave primária é uma coluna ou uma combinação de colunas, cujos valores aparecem, necessariamente, na chave primária de uma tabela.
II. Uma chave estrangeira é uma coluna ou uma combinação de colunas (chave composta), cujos valores distinguem uma linha das demais de uma tabela.
III. Na abordagem relacional, ao definir uma chave primária, não se está definindo nenhum caminho de acesso; define-se, apenas, a restrição de integridade.
IV. Na tabela funcionário do enunciado, o campo-chave é o campo “Cod_Func”, sendo que o código do funcionário não poderá ter códigos repetidos ou semelhantes; ele deve ser único, para que haja integridade.
 
Está correto o que se afirma em:
· I, II e III, apenas.
· II, III e IV, apenas.
· I e II, apenas
· III e IV, apenas.
· I, II e IV, apenas.

Continue navegando