Buscar

Avaliação Final - Discursiva - INDIVIDUAL Representação descritiva I - Catalogação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biblioteconomia – Uniasselvi 
Avaliação Final - Discursiva – Representação descritiva I - Catalogação
1- O objetivo do padrão de metadados MARC, na sua criação, no início da década de 1960, era padronizar a descrição bibliográfica, uma vez que se iniciava a utilização de computadores e era necessário gerenciar o processo de catalogação em meio eletrônico. Atualmente, o formato conhecido como MARC21 tem sido amplamente utilizado por ser um dos padrões de metadados que mais atendem às demandas da sociedade inserida no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Disserte sobre os objetivos e as implicações do MARC21 no âmbito da Representação Descritiva - Catalogação.
Em meados de1960, vislumbrou-se a necessidade de implementar ferramentas para arquivar eletronicamente a transição de dados bibliográficos entre os sistemas de computação. A Partir dessa necessidade, a Biblioteca do Congresso desenvolveu o formato MARC para registros bibliográficos, e seu principal objetivo era a interação entre os registros bibliográficos entre bibliotecas. O formato MARC é um padrão que armazena registros e informações em máquinas - computadores. O registro no sistema MARC auxilia na catalogação e descrição dos documentos dentro dos sistemas de bibliotecas e implica na transferência de seus dados para o sistema via computador, incorporando tais dados para um catálogo automatizado, onde os dados são lidos por um software, que realiza a formatação, gerando,consequentemente, a informação. As informações ficam disponíveis para a busca e recuperação realizadas pelo usuário de forma clara e objetiva considerando um esquema de padrões. 
A Biblioteca do Congresso, como importante percussora no desenvolvimento de instrumentos e arcabouço teórico e técnico para os procedimentos, em especial de Representação Descritiva - Catalogação -, alavancou o desenvolvimento do formato MARC para que, como uma dos resultados, todas as bibliotecas pudessem se beneficiar da integração dos registros e disseminação da informação. Dessa forma conseguiu - se universalizar o serviço de catalogação entre bibliotecas de forma padronizada, e, ao implementar uma rede corporativa, foi possível potencializar a diminuição do custo e de trabalho dos profissionais que atuam com a organização e disponibilização da informação.
2 A Representação Descritiva - Catalogação - se desenvolveu em paralelo com os catálogos, o catálogo não existe sem a catalogação e a catalogação não faz sentido sem um catálogo como produto final. Na medida em que cabe às bibliotecas, enquanto sistemas de informação e provedoras de serviços, organizar recursos de acordo com as demandas de sua clientela, a catalogação assume, em seu sentido mais amplo, a característica de organização da informação. Diante do exposto, disserte sobre os principais conceitos de Representação Descritiva - Catalogação.
A catalogação permite a descrição de informações de forma padronizada, construída a partir de regras que minimizam as interpretações individuais, para que se garanta a unicidade de cada item informacional que está sendo representado, mas que ao seu final se consiga a universalidade da informação. 
A Representação Descritiva é um processo de decisão multidimensional que tem como objetivo estruturar e padronizar os diferentes aspectos e/ou características de um item ou dado informacional, com vias a torná-lo único, passível de recuperação e utilização. Refere - se aos aspectos da descrição formal das características dos documentos, mais especificamente a descrição física e a descrição dos elementos para identificação de determinado documento.
 Os processos de catalogação descritiva identificam autores, títulos, fontes, e outros elementos bibliográficos; os processos de indexação identificam o assunto de que trata o documento.Na representação descritiva, instrumentalizada por normas, regras, padrões e formatos, tem como propósito não só considerar a diversidade dos suportes, mas também de considerar as características puramente bibliográficas, bem como as características textuais, e isto inclui a carga semântica que cada unidade documentária possui. Este último aspecto é designado mais especificamente pela representação temática.

Continue navegando