Buscar

A história de Êutico

Prévia do material em texto

Êutico
Texto bíblico: Atos 20.7-12
7 No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite.
8 Havia muitas candeias no piso superior onde estávamos reunidos.
9 Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto.
10 Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: “Não fiquem alarmados! Ele está vivo!”
11 Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora.
12 Levaram vivo o jovem, o que muito os consolou.
*Paulo e sua comitiva estavam em mais uma viagem missionária. Eles se encontram na cidade de Trôade.
*Era o primeiro dia da semana (domingão) e Paulo partiria logo no dia seguinte. Então ele tinha que aproveitar ao máximo aquele culto para doutrinar a igreja, ministrar e compartilhar tudo o que Deus estava fazendo naqueles dias.
*O culto teve hora para começar, mas não tinha hora para terminar. Paulo começou a pregar e seu sermão se estendeu até a meia-noite. Ele deve ter se empolgado tanto que nem viu a hora passar.
Quero agora que você imagine esta cena:
*Um salão no terceiro andar, cheio de gente. O texto diz que havia muitas lâmpadas no salão de culto. Na verdade as lâmpadas eram tochas alimentadas a óleo.
E uma grande janela para que o ar ventilasse e o salão não ficasse todo tomado pelo calor e pela fumaça das tochas.
*Nessa altura do culto, o povo já tinha orado, cantado, adorado, e estava ali em um momento de aprender tudo o que o apóstolo Paulo tinha para ensinar.
*E é aí que aparece o personagem principal da história, nosso conhecido Êutico, um jovem que decide sentar num lugar super adequado. Onde? No parapeito da janela, do terceiro andar.
Posso imaginar Êutico como um daqueles jovens teimosos que o pastor chama pra sentar mais para frente, mas ele não obedece e permanece no mesmo lugar. Isso é natural entre os jovens e adolescentes fazer o que lhes convêm.
*Paulo pregava… pregava… pregava…. as pessoas se alegravam… havia júbilo na igreja…
Quando se está sensível a voz do Senhor toda palavra faz muito sentido e é um alimento poderoso.
*No início Êutico provavelmente começou a prestar atenção nas palavras de Paulo, mas como muitos jovens, a paciência dele já havia acabado e com certeza já estava viajando e tudo que se passava do lado de fora da janela começou a chamar a atenção dele.
*Naquela época as casas não possuíam muros portanto as janelas sempre davam para a rua , então nessa história Êutico estava sobre o muro. ( O muro já é do diabo).
Ficou olhando e viu o pessoal rangando no McDonalds do Monte das Oliveiras, e ficava pensando: “Onde será que eu vou comer depois que sair daqui?”. Olhava pra umas meninas que falavam e fofocavam sentadas na calçada, e lembrava de sua paquera. Via um povo dançando, bebendo vinho e se divertindo na baladinha que rolava ao ar livre do outro lado da praça central. Via o garanhão judeu se arrastando pra menininha árabe.
Podemos imaginar Êutico observando as atrações do mundo. Êutico OLHA PARA FORA e sente o impulso da tentação penetrando sua imaginação.
E se sente atraído , e neste descuido adormece, dormir aponta para frieza espiritual, apatia, não ouvir a voz do Espírito.
“Poxa, todo mundo curtindo lá fora e eu aqui ouvindo esse culto! O culto acaba sempre as 20:30 h e já são quase 00:00h, até onde vai isso?”
Bom, nessa altura, Êutico está seduzido e entregue.por tudo que é tentação que a janela começa a trazer para os seus desejos, seus impulsos, para os seus pensamentos.
Você já se sentiu assim como Êutico? Pensando nas coisas lá de fora?
1Jo2.15-17
Você nunca poderá escapar completamente da tentação, mas há o poder de DEUS na sua vida que pode ajudá-lo a vencer suas tentações.
Muitos Êuticos estão sentados nas igrejas, viajando, conversando, e até impedindo outros que se interessem pelo sermão, pelo alimento.
Vem ao templo, mas pior que sentar na janela, ficam saindo para o lado de fora e não participam do culto.
Se estão no templo, ficam com conversas, julgando, criticando, zuando, com o pensamento longe, no que vão fazer depois, em como resolver o problema amanhã.
Esses Êuticos sempre têm uma justificativa na ponta da língua pra tudo.
Porém, todos nós devemos ter em mente PORQUE estamos na igreja. Por causa do nosso Deus, pelo que Ele é. É nessa hora que precisamos estar de coração inteiro, vivendo intensamente o momento.
Quantas pessoas freqüentam a igreja, mas permanecem “sentadas na janela”. Ali como corpo presente, mas com a cabeça do lado de fora.
O Senhor quer outra postura.
O “sair da janela” implica:
em disposição para ouvir a Palavra de Deus;
em se comprometer com as coisas “de dentro”;
em focar e fazer a vontade de Deus e
em parar de dar atenção e se distrair com as coisas do mundo.
Será que você, neste momento da sua vida espiritual, está “sentado na janela”? Pense nisso.

Continue navegando