Buscar

Conceito de Processo

Prévia do material em texto

Conceito de Processos
Quando se é falado sobre processos, não há como não citar que uma organização começa no planejamento em que a estrutura se dispõe para obter os resultados pretendidos, cada etapa e consequentemente em seus processos. Cada organização atuante em um determinado seguimento funciona como um sistema, ou seja, desenvolve processos que contribuem para o desenvolvimento e funcionamento do negócio.
Os processos são uma série de etapas relacionadas a diversas áreas da organização. É necessário que compreenda cada etapa dentro de um estrutura para que, por meio deles possa atender e suprir as necessidades dos clientes e além disso saber onde a empresa deve priorizar ou investir energia.
Segundo Valle e Costa, conforme citado por Devenport, Um processo é simplesmente um conjunto de atividades estruturadas
e medidas, destinadas a resultar num produto especificado para um
determinado cliente ou mercado [...] É, portanto, uma ordenação
específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um
começo, um fim e inputs e outputs claramente identificados: uma
estrutura para a ação. [...] Enquanto a estrutura hierárquica é,
tipicamente, uma visão fragmentada e estanque das
responsabilidades e das relações de subordinação, a estrutura de
processo é uma visão dinâmica da forma como a organização produz
valor. [...] A adoção de uma abordagem de processo significa a
adoção do ponto de vista do cliente. Os processos são a estrutura
pela qual uma organização faz o necessário para produzir valor para
os seus clientes. [...] Os processos precisão de donos claramente
definidos, que sejam responsáveis pelo projeto e execução e que
façam com que as necessidades dos clientes sejam satisfeitas. A
dificuldade de definir a propriedade é que os processos raramente
seguem os limites existentes de poder e autoridade organizacional.
Confrontando as diferenças e semelhanças entre as abordagens de diversos autores, é possível concluir que um processo consiste em um conjunto de atividades executadas sequencialmente e que apresentam uma relação lógica entre si.
 Tais atividades adicionam valores e tem com o objetivo transformar aos inputs (insumos) do processo, gerando um resultado identificável sob a forma de bens,
serviços ou informações, os outputs (saídas). O resultado do processo é sempre direcionado aos clientes.
Existem diversos tipos de processos organizacionais como os:
Processos primários ou processos finalísticos: São aqueles que geram serviço ou o produto para o público externo, logo, a parte que se dá por inicial do processo. Por meio deles a empresa atende ás necessidades do persona ou cliente. É comum que num processo primário receba apoio de outros coadjuvantes. Tudo isso pode gerar o produto ou serviço final, processo que finaliza os demais.
Processos de apoio: São aqueles que não têm relação com o público externo. Aqui o objetivo é fortalecer ou auxiliar o processo primário. Normalmente os processos de apoio estão ligados aos gaps que afetam o processo primário, garantindo que ele ocorra adequadamente. Assim a empresa pode entregar seus produtos sem interrupções de oferta.
Processos gerenciais: São aqueles que estão ligados à gestão estratégica da empresa. Por isso estão relacionados aos demais citados. Na qual, a partir desse tipo de processo que as demais atividades podem ser continuamente monitoradas e aprimoradas. Ou seja, processos gerenciais ajudam a trazer mais eficiência e otimização ao processo.
O ideal é que todos os processos empresarias sejam muito bem desenhados e elaborados, isso deve por conta da redução de custos. Todas as operações se tornam ainda mais assertivas e os erros são minimizados quando os processos são bem definidos, trazendo assim, aumento de produtividade e qualidade dos serviços em que a empresas e as equipes atual, para que seja efetuada a entrega ao ponto final, ao cliente.

Continue navegando