Buscar

Tampões e Solução tampão (PH E POH)

Prévia do material em texto

Tampões e Solução tampão (PH E POH)
Monitor: David Lucas R. de A.
Disciplina: Bioquímica
PH e o POH
O PH é uma escala numérica utilizada especificar a acidez ou basicidade de uma solução aquosa. Para estabelecer a concentração de íons de hidrogênio em mol por litro.
As soluções com valores de PH menor do que 7 são ácidas e valores maior que 7 são básicas.
PH e POH
A sigla pH significa potencial hidrogeniônico que indica o teor de íons hidrônio (H+) em uma solução. Quanto mais hidrônios (H+) houver no meio, mais ácida será a solução.
Escala ácida de Ph: 0 á 7
O POH que significa o potencial hidroxiliônico que indica o teor de íons hidroxilos (OH-) em uma solução. Quanto mais íons OH-(aq) houver no meio, mais básica ou alcalina será a solução.
Escala de Poh básico: 7,5 á 14
No caso da água, a quantidade desses íons no meio é igual H+ e O2-, se tornando neutra (7,0)
Escala de Ph e POH
Classificação de ácidos forte
a) Para os hidrácidos (ácidos sem oxigênio):
Fortes: apenas o HCl, HBr e HI;
Moderados: apenas o HF;
Fracos: qualquer outro hidrácido.
b) Para os oxiácidos (ácidos com oxigênio):
Fortes: quando a subtração do número de oxigênios pelo número de hidrogênios é igual ou superior a 2;
Moderados: quando a subtração do número de oxigênios pelo número de hidrogênios é igual a 1;
Fracos: quando a subtração do número de oxigênios pelo número de hidrogênios é igual ou menor que 0.
Classificação de Base fraca
Classificação das bases quanto à força
Fortes: bases que apresentem elementos químicos das famílias IA (metais alcalinos) e IIA (metais alcalino terrosos), com exceção do magnésio;
Fracas: bases que apresentem o elemento magnésio e outro, desde que não pertença às famílias IA e IIA.
A base forte adicionada libera em água o ânion hidróxido (OH-), que possui grande afinidade pelos cátions zinco (Zn+2) provenientes do sal no segundo equilíbrio. A associação entre hidróxido e zinco forma o hidróxido de zinco:
Dissociação do sal
Sal iônico 
Sal com uma base 
Ph sanguíneo 
O ph normal do sangue deve ser mantido dentro da faixa estreita (7.35- 7.45) para o funcionamento adequado dos prossessos metabólicos e para a liberação de quantidades corretas de oxigênio (O)
A única forma de medir o PH do sangue é através do exame chamado de gasometria arterial que só pode ser realizado quando o indivíduo o (paciente) encontra-se internado na UTI ou no CTI. 
Esse exame é feito retirando a amostra de sangue arterial, e seu resultado mostra o PH sanguíneo, com subistancias de Bicarbonato(NACO3)
Solução tampão
É uma mistura homogênea que não sofre variação de pH ou de POH quando a essa mistura são adicionadas pequenas quantidades de ácido forte ou de base forte. 
Porém, a mistura não sofre alteração de pH ou pOH 
Tampão ácido (pH menor que 7):Possui ácido fraco misturado com um sal solúvel que apresenta o mesmo ânion, como o ácido cianídrico (HCN) e o cianeto de potássio (KCN), os quais apresentam o mesmo ânion cianeto (CN).
Tampão básico (pH maior que 7):Base fraca misturada com um sal que apresenta o mesmo cátion, como o hidróxido de zinco [Zn(OH)2] e o cloreto de zinco (ZnCl2), os quais apresentam o mesmo cátion zinco (Zn+2)
Exemplo de solução tampão: Sangue por causa do bicarbonato(HCO3-)
Acidose metabólica
Acidose metabólica é a redução primária no bicarbonato (HCO3−), tipicamente com diminuição compensatória da pressão parcial de dióxido de carbono (Pco2);
 o pH pode estar acentuadamente baixo ou ligeiramente sub
A acidose metabólica caracteriza-se como intervalo de ânions elevado ou normal, com base na presença ou ausência de ânions não mensurados no soro normal.
As causas incluem acúmulo de cetonas e ácido láctico, insuficiência renal e ingestão de fármacos ou toxinas (intervalo de ânions elevado) ou perdas renais ou gastrointestinais de HCO3− (intervalo de ânions normal)
 Fisiológica: Diarreia 
Sinais clínicos de acidose
Os sinais e sintomas em casos graves incluem náuseas e diarreia, letargia e hiperpneia. O diagnóstico é clínico e medido com gasometria arterial e eletrólitos séricos.
Diarreia grave, abuso de laxantes e problemas renais podem causar baixos níveis de bicarbonato, a substância que ajuda a neutralizar os ácidos no sangue. Esse desequilíbrio pode, portanto, causar acidose metabólica.
Alcalose metabólica
Alcalose metabólica é o aumento primário de bicarbonato (HCO3−), com ou sem aumento compensatório da pressão parcial do dióxido de carbono (Pco2); o pH pode estar elevado ou quase normal. 
 Causas comuns incluem vômitos prolongados, hipovolemia, utilização de diurético e hipopotassemia. Deve haver alteração renal da excreção de HCO3− para manter a alcalose.
Causas Fisiológicas: Vômitos
Referencias
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/conceito-ph-poh.htm
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-uma-solucao-tampao.htm
https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/31398-bicarbonato-de-sodio
https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-end%C3%B3crinos-e-metab%C3%B3licos/regula%C3%A7%C3%A3o-e-dist%C3%BArbios-%C3%A1cido-base/acidose-metab%C3%B3lica

Continue navegando