Buscar

NOVAS TECNOLOGIAS - OPERAÇÃO E LEGISLAÇÃO NO USO DE DRONES (E)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Novas Tecnologias - Operação e Legislação no Uso de Drones (E)
“O DECEA tem por missão planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas ao controle do espaço aéreo, à proteção ao voo, ao serviço de busca e salvamento e às telecomunicações do Comando da Aeronáutica. Como órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, compete ainda ao DECEA, prover os meios necessários para o gerenciamento e controle do espaço aéreo e o serviço de navegação aérea, de modo seguro e eficiente, conforme estabelecido nas normas nacionais e nos acordos e tratados internacionais de que o Brasil seja parte. Os Órgãos Regionais do DECEA são os CINDACTA I, II, III e IV e o SRPV-SP, com suas áreas de jurisdição definidas. Sendo a RPA uma aeronave, o acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro estará sujeito às regulamentações do DECEA e a autorizações emitidas pelo Órgãos Regionais”. Fonte: Rota de Aprendizagem 3 (Tema: Legislação DECEA: instrução do comando da aeronáutica ICA 100-40 – estrutura do espaço aéreo brasileiro).
 
Considerando o conteúdo da disciplina “Novas tecnologias: operação e legislação no uso de drones”, assinale a alternativa que melhor descreve uma zona de aproximação ou de decolagem.
Nota: 20.0
	
	A
	Região geográfica não classificada como Zona Urbana.
	
	B
	Locais em que normalmente não existem aglomerações de pessoas e onde há baixa concentração de construções, sendo marcante a presença de elementos naturais como rios e vegetação.
	
	C
	Trata-se da área compreendida entre a cabeceira da pista até a distância de nove quilômetros, com um feixe de abertura de 90º (45º para cada lado do eixo de aproximação ou de decolagem).
Você acertou!
A alternativa correta é: (Trata-se da área compreendida entre a cabeceira da pista até a distância de nove quilômetros, com um feixe de abertura de 90º (45º para cada lado do eixo de aproximação ou de decolagem)). De acordo com a rota de aprendizagem 3, “ZONA DE APROXIMAÇÃO OU DE DECOLAGEM - Para fins de entendimento do constante desta Instrução, considera-se Zona de Aproximação ou de Decolagem, a área compreendida entre a cabeceira da pista até a distância de 9 Km (nove quilômetros), com um feixe de abertura de 90º (45º para cada lado do eixo de aproximação ou de decolagem)”. As demais alternativas estão, portanto, incorretas.
Fonte: Rota de Aprendizagem 3 (Tema: Legislação DECEA: instrução do comando da aeronáutica ICA 100-40 – definições).
	
	D
	Espaço ocupado por uma cidade, caracterizado pela edificação contínua e pela existência de infraestrutura urbana, que compreende ao conjunto de serviços públicos que possibilitam a vida da população.
Questão 2/5 - Novas Tecnologias - Operação e Legislação no Uso de Drones (E)
“Uma aeronave é qualquer aparelho que possa sustentar-se na atmosfera a partir de reações do ar que não sejam as reações do ar contra a superfície da terra. [...]Sem o piloto a bordo, a consciência situacional para manter a separação de outros tráfegos e impedir colisões é bastante prejudicada quando comparada a uma aeronave tripulada. Além de ver, perceber e detectar tráfegos conflitantes e obstáculos, é igualmente importante que seja visto, percebido e evitado por outras aeronaves (detectabilidade). Esse ponto remete ao Piloto em Comando como o último elemento a intervir em uma situação para evitar um acidente ou incidente. Além disso, o fator humano deverá ser considerado, pois, como não está a bordo, os requisitos para pilotos poderão ser diferentes dos tradicionais”. Fonte: Rota de Aprendizagem 3 (Tema: Legislação DECEA: instrução do comando da aeronáutica ICA 100-40 – premissas).
 
Considerando o conteúdo discutido na disciplina “Novas tecnologias: operação e legislação no uso de drones”, assinale a alternativa que faz uma análise correta do princípio da sombra.
Nota: 20.0
	
	A
	O princípio da sombra é um princípio de Direito que permite estabelecer ou delimitar a área geográfica em que um Estado exercerá a sua soberania.
	
	B
	O princípio da sombra refere-se à obrigação ética de maximizar o benefício e minimizar o prejuízo. O profissional deve ter a maior convicção e informação técnica possíveis.
	
	C
	Trata-se de um princípio jurídico disposto nas Constituições de vários países que afirma que "todos são iguais perante a lei", independentemente da riqueza ou prestígio destes. O princípio informa a todos os ramos do direito.
	
	D
	O princípio da sombra pode ser definido como um volume existente em torno de qualquer estrutura ou obstáculo, quer seja artificial ou natural, limitado verticalmente a cinco metros acima da altura da estrutura ou do obstáculo e afastado horizontalmente até trinta metro deste.
Você acertou!
A alternativa correta é: (O princípio da sombra pode ser definido como um volume existente em torno de qualquer estrutura ou obstáculo, quer seja artificial ou natural, limitado verticalmente a cinco metros acima da altura da estrutura ou do obstáculo e afastado horizontalmente até trinta metro deste). De acordo com a rota de aprendizagem 3, “PRINCÍPIO DA SOMBRA - Para fins de entendimento desta Instrução, o Princípio da Sombra pode ser definido como um volume existente em torno de qualquer estrutura ou obstáculo, quer seja artificial ou natural, limitado verticalmente a 5 m (cinco metros) acima da altura da estrutura ou do obstáculo e afastado horizontalmente até 30 m (trinta metros) deste. Sendo respeitada tal distância, o voo de aeronaves não tripuladas no volume considerado não afeta a segurança de outras aeronaves, pelo fato de não ser comum sua utilização por aeronaves tripuladas. Especial atenção deve ser dada às características diferenciadas de aeronaves de asas rotativas dos Órgãos de Segurança Pública e Defesa Civil principalmente”. As demais alternativas estão, portanto, incorretas.
Fonte: Rota de Aprendizagem 3 (Tema: Legislação DECEA: instrução do comando da aeronáutica ICA 100-40 – definições).
Questão 3/5 - Novas Tecnologias - Operação e Legislação no Uso de Drones (E)
Seguindo a Instrução Suplementar – IS n. E94-003, a operação de RPA de peso máximo de decolagem acima de 250 gramas somente é permitida pela Anac em áreas distantes de terceiros, com a devida permissão do Decea para utilização do espaço aéreo, sob responsabilidade do operador, desde que (Brasil, 2017): Possua uma avaliação de risco operacional, em formato aceitável, contemplando cada cenário operacional, que deve ser atualizada dentro dos últimos 12 meses. Nesta Instrução Suplementar são estabelecidos os critérios mínimos que devem ser atendidos na elaboração e utilização de avaliação de risco operacional para operadores de aeronaves não tripuladas de uso não recreativo. A elaboração e utilização de uma avaliação de risco operacional não é obrigatória, mais é recomendada seguindo os critérios desta Instrução Suplementar” (Adaptado). Fonte: Rota de Aprendizagem 2 (Tema: Legislação Anac: instrução suplementar IS n. E94-003 revisão A (procedimentos)).
 
Considerando o conteúdo da disciplina “Novas tecnologias: operação e legislação no uso de drones”, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta das informações necessárias para a avaliação de risco operacional, de acordo com a Anac.
 
I. Uma descrição sobre procedimento de acionamento em caso de acidente com lesão a pessoas.
II. Listagem da legislação e da regulamentação atualizadas contendo no mínimo as da ANAC, DECEA e ANATEL. 
III. Declaração de ciência de que todos os pilotos tenham conhecimento e cumprem a legislação e a regulamentação aplicáveis.
IV. Identificação do operador ou operadores, identificação da ou das aeronaves envolvidas no mesmo tipo de operação e identificação do cenário operacional.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	B
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
	
	D
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
Você acertou!
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. De acordo com a rota de aprendizagem 2, “Procedimentospara elaboração da avaliação de risco operacional: a avaliação de risco operacional deve ser realizada com o preenchimento do modelo proposto no Apêndice B da Instrução Suplementar – IS n. E94-003, ou por modelo próprio, que deve conter minimamente as seguintes informações (Brasil, 2017): Identificação do operador ou operadores; Identificação da ou das aeronaves envolvidas no mesmo tipo de operação, estas devem ser identificadas pelo número de cadastro ou registro; Identificação do cenário operacional; Listagem da legislação e da regulamentação atualizadas contendo no mínimo as da ANAC, DECEA e ANATEL; Uma declaração se o operador é ou não obrigado a manter a distância de terceiros; Uma declaração se os pilotos e/ou observadores necessitam ter alguma capacitação ou treinamento inicial ou periódico, caso de resposta positiva especificar qual; Uma descrição sobre procedimento de acionamento em caso de acidente com lesão a pessoas; Pelo menos três tipos de situações deverão ser consideradas na avaliação de cada cenário: - Perda do Link; - Existência de tráfego aéreo no local; - Presença de pessoas não anuentes. Uma declaração de ciência de que todos os pilotos tenham conhecimento e cumprem a legislação e a regulamentação aplicáveis. Identificação do responsável pelas informações; Data da assinatura da avaliação bem como a validade da mesma; É obrigatório o porte da avaliação de risco operacional pelo piloto remoto da aeronave”.
Fonte: Rota de Aprendizagem 2 (Tema: Legislação Anac: instrução suplementar IS n. E94-003 revisão A (procedimentos)).
Questão 4/5 - Novas Tecnologias - Operação e Legislação no Uso de Drones (E)
“A Instrução Suplementar – IS n. E94-003, foi criada com o objetivo de estabelecer procedimentos para elaboração e análise de risco operacional para operadores de aeronaves não tripuladas”. Fonte: Rota de Aprendizagem 2 (Tema: Legislação Anac: instrução suplementar IS n. E94-003 revisão A (definições)).
 
Considerando o conteúdo da disciplina “Novas tecnologias: operação e legislação no uso de drones”, assinale a alternativa que melhor descreve a definição de perigo de acordo com a legislação da Anac.
Nota: 20.0
	
	A
	Ocorre quando um evento físico muito danoso provoca diretamente ou indiretamente danos à propriedade, ou faz um grande número de vítimas, ou ambas.
	
	B
	São acidentes de danos incalculáveis e de difícil restituição, podem ser resultados de eventos adversos que causam grandes impactos na sociedade, sendo distinguidos em função da origem: naturais, antropogênicos e mistos.
	
	C
	Significa condição, objeto ou atividade que potencialmente pode causar lesões às pessoas, danos a bens (equipamentos ou estruturas), perda de pessoal ou redução da habilidade para desempenhar uma função determinada.
Você acertou!
A alternativa correta é: (Significa condição, objeto ou atividade que potencialmente pode causar lesões às pessoas, danos a bens (equipamentos ou estruturas), perda de pessoal ou redução da habilidade para desempenhar uma função determinada). De acordo com a rota de aprendizagem 2, “Perigo significa condição, objeto ou atividade que potencialmente pode causar lesões às pessoas, danos a bens (equipamentos ou estruturas), perda de pessoal ou redução da habilidade para desempenhar uma função determinada”. As demais alternativas estão, portanto, incorretas.
Fonte: Rota de Aprendizagem 2 (Tema: Legislação Anac: instrução suplementar IS n. E94-003 revisão A (definições)).
	
	D
	É uma grandeza física que indica o número de ocorrências de um evento em um determinado intervalo de tempo. Alternativamente, podemos medir o tempo decorrido para uma oscilação. Esse tempo em particular recebe o nome de período.
Questão 5/5 - Novas Tecnologias - Operação e Legislação no Uso de Drones (E)
Tema: Requisitos para piloto remoto e observador
“Em menos de uma década, os sistemas aéreos não tripulados (Unmanned Aircraft Systems – UAS) militares passaram de dezenas de exemplares para milhares de sistemas empregues por todos os ramos das Forças Armadas, incluindo mesmo organizações civis. A propagação global da modalidade de Guerra Aérea Remota (GAR) é revelada na atualidade pelo emprego de UAS americanos em combate, de forma simultânea e discreta, em seis teatros de operações, exprimindo a emergência da guerra unilateral sem risco, assética para a ofensiva, letal para o inimigo e com reduzidas baixas colaterais. Esta é a promessa e a realidade do emprego de UAS em que a nova interface da guerra aérea é uma imagem de alta definição, num monitor de computador, algures num bunker com ar condicionado, a milhares de quilómetros de distância do impacto da bomba”.
Fonte: VICENTE, João Paulo Nunes. Diferenciadores estratégicos da Guerra Aérea Remota. Relações Internacionais (R:I), Lisboa, n. 40, p. 157-172, dez. 2013. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S164591992013000400010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 03 ago. 2020.
 
Considerando o conteúdo da disciplina “Novas tecnologias: operação e legislação no uso de drones”, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta dos requisitos para se tornar piloto remoto e observador de RPA.
 
I. Pilotos remotos que forem operar RPA classe 3 deverão ter cadastro na Anac.
II. Os pilotos remotos de RPA de classe 1 ou 2 devem possuir Certificado Médico Aeronáutico (CMA). 
III. Não existe uma idade mínima definida para o exercício da atividade de piloto remoto e observador de RPA.
IV. Os pilotos remotos que forem operar acima de 400 pés acima do nível do solo ou que forem operar RPA classe 1 ou 2 deverão ter, obrigatoriamente, licença e habilitação emitida ou validada pela Anac.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	B
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
Você acertou!
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. De acordo com a rota de aprendizagem 1, “Para se tornar um piloto remoto ou observador de RPA, é necessário ter idade igual ou superior a 18 anos. Os pilotos remotos de RPA de classe 1 ou 2 devem possuir Certificado Médico Aeronáutico (CMA). Os pilotos remotos que forem operar acima de 400 pés acima do nível do solo ou que forem operar RPA classe 1 ou 2 deverão ter, obrigatoriamente, licença e habilitação emitida ou validada pela Anac. Pilotos remotos que forem operar RPA classe 3 deverão ter cadastro na Anac (Brasil, 2017)”.
A alternativa III (Não existe uma idade mínima definida para o exercício da atividade de piloto remoto e observador de RPA) está, portanto, incorreta.
Fonte: Rota de Aprendizagem 1 (Tema: Requisitos para piloto remoto e observador).

Continue navegando