Buscar

Atividade Contextualizada Bioquímica humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE UNINASSAU
CURSO: NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: BIOQUMÍMICA HUMANA APLICADA A NUTRIÇÃO
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR: RENATA CRISTINA VALENÇA
NOME DO TUTOR: DAYANA DA SILVA DANTAS MENEZES
NOME DO ALUNO: DESIRÉE SILVEIRA GUIMARÃES
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
A célula animal é uma célula eucarionte que é encontrada nos animais. Apresenta membrana plasmática e citoplasma, além de possuir um núcleo definido e organelas celulares, como as Mitocôndrias, Retículo Endoplasmático, Aparelho ou complexo de Golgi, Peroxissomos, Lisossomos. 
A Membrana Plasmática é uma estrutura celular fina, semipermeável, que circunda o citoplasma da célula e faz com que ocorra a delimitação da mesma. Através dela ocorre a separação entre o meio extracelular e o meio intracelular. Possui uma bicamada fosfolipídica que contem algumas proteínas, estas ajudam na construção de canais que auxiliam algumas substâncias adentrarem na célula. Tem como função a proteção das estruturas celulares internas, por meio da sua permeabilidade seletiva, onde ocorre o controle de entrada e saída de substâncias na célula. (MUNDO EDUCAÇÃO)
O Citoplasma está localizado entre a membrana plasmática e o núcleo da célula animal, onde encontram-se as organelas plasmáticas e o citoesqueleto. Os Microtúbulos encontram-se no citoplasma e em prolongamentos celulares. São hastes ocas que auxiliam no apoio e formato da célula, além de possuir outras funções, dentre elas pode-se citar a formação do fuso mitótico, a formação e a movimentação de cílios e flagelos, a movimentação das organelas celulares e dos cromossomos no decorrer do processo da mitose.(TODO ESTUDO)
O Núcleo tem função de armazenar o material genético, o DNA, de governar tudo que acontece dentro da célula, além de ser responsável pela síntese e processamento de todos os tipos de RNA. O nucléolo é uma estrutura que está localizada dentro do núcleo e participa da síntese de ribossomos. (EDUCA MAIS, 2019)
As mitocôndrias têm função de produção de adenosina trisfosfato (ATP), por meio do processo de respiração celular. De acordo com Junqueira e Carneiro (2005), a principal função desempenhada pelas mitocôndrias é a de liberar energia de forma gradual das moléculas de ácidos graxos e glicose, adquiridas por meio da ingestão dos alimentos, que faz com que gere calor e moléculas de ATP.
O Retículo Endoplasmático Granuloso ou Rugoso (RER) caracteriza-se pela presença de ribossomos aderidos à sua membrana. É responsável pela síntese de proteínas e pelo transporte destas para outros locais fora da célula. Os ribossomos são os responsáveis pela sintetização das proteínas que serão usadas no interior da célula. Além de possuírem função de sintetizar fosfolipídios. (BIOLOGIA NET)
O Retículo Endoplasmático não granuloso ou Liso (REI) tem como função a sintetização de lipídeos e desintoxicação. Também é responsável pelo metabolismo celular e pela quebra do álcool presente no organismo após a ingestão de bebidas alcoólicas. (STOODI, 2021)
O Aparelho ou Complexo de golgi armazena, modifica, exporta as proteínas que são sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso; realiza a função de sintetizar carboidratos do tipo polissacarídeos; responsáveis por produzir o acrossomo, que é a cabeça do espermatozoide. Além disso, tem função de embalar, secretar e deslocar diferentes produtos celulares para dentro e fora das células. (STOODI, 2021)	
Peroxissomos tem função de metabolização de vários compostos, oxidação de ácidos graxos. Eles fazem a produção de enzimas digestivas, que são responsáveis pela catalisação do peróxido de hidrogênio, (H2O2). Segundo Carneiro (2005), eles contem uma grande parte da catalase celular, que transforma peróxido de hidrogênio em água e oxigênio
Os Lisossomos tem função de participar da digestão celular, digere moléculas orgânicas como lipídios, carboidratos, proteínas e ácidos nucleicos (DNA e RNA). Além de ter função degradativa da célula. Essa organela somente é encontrada em células animais. (MUNDO EDUCAÇÂO)
Os centríolos contribuem para que os cromossomos façam a separação no momento da divisão celular, da mitose e da meiose. Ajuda também na locomoção de algumas células, por estarem presentes em cílios e flagelos. (EDUCA MAIS, 2019)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
BIOLOGIA NET. ORGANELAS CELULARES. Disponível em: <https://www.biologianet.com/biologia-celular/organelas-celulares.htm> Acesso em 07/05/2022 às 18h19
EDUCA MAIS BRASIL. ORGANELAS CELULARES. 2019. Disponível em :< https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/organelas-celulares> Acesso em 07/05/2022 às 18h44
JUNQUEIRA L.C.;CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular. 6ª. ed. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2005, p. 3 - 12. 
MUNDO EDUCAÇÃO. CÉLULA ANIMAL. Disponível em :<https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/celula-animal.htm> Acesso em 13/05/2022 às 21h09
STOODI. ORGANELAS: O QUE SÃO E QUAIS SUAS FUNÇÕES. 2021. Disponívem em: <https://www.stoodi.com.br/blog/biologia/organelas/> Acesso em 07/05/2022 às 18h
TODO ESTUDO. CÉLULA ANIMAL. Disponível em : < https://www.todoestudo.com.br/biologia/celula-animal> Acesso em 13/05/2022 às 20h04

Outros materiais