Buscar

TEMP3_EP1_Escalonamento de processos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Em um computador de um usuário existem três processos (A, B e C) na fila de escalonamento, respectivamente, competindo pelo uso da unidade de processamento. Sabe-se que o sistema operacional implementa o algoritmo round-robin e também que o quantum é 10ms. Todos os processos são dependentes da unidade de processamento apenas, e o tempo estimado de execução de cada um é, respectivamente, 10ms, 40ms e 60ms. Depois de quantos milissegundos o processo B estará encerrado?
B. 80ms. 
Como o algoritmo adotado é round-robin, isso significa que cada processo será executado durante o quantum recebido e depois sofrerá uma interrupção, sendo colocado ao final da fila. Cabe salientar que o processo somente precisará de um quantum para ser executado e não será recolocado na fila. Desse modo, a ordem de execução dos processos será: A-B-C-B-C-B-C-B-C-C-C. Sendo assim, após o oitavo quantum, ou seja, 80ms, todo o processo B terá sido executado.
2. Os algoritmos de escalonamento podem ser divididos em duas principais categorias: preemptivos e não preemptivos. A respeito da preempção, assinale a alternativa correta quanto às possíveis consequências que a sua implementação pode ocasionar:
C.Um algoritmo preemptivo interrompe a execução do processo quando este ainda está em execução, porém consome todo o seu quantum. 
Os algoritmos preemptivos realizam o escalonamento em todas as situações contempladas pelos algoritmos preemptivos, e também quando o quantum atribuído ao processo se encerra, então, o controle da unidade de processamento é todo pelo escalonador. Por outro lado, em algoritmos não preemptivos não existe essa "tomada à força", logo, os processos podem executar indefinidamente, se necessário, ou se não abrirem mão do uso.
3. Em decorrência da variedade de tipos de processo e usuários, a obtenção de um algoritmo ótimo não é uma tarefa fácil, pois haverá pontos fortes e fracos em cada abordagem. Contudo, existem características essenciais para grupos específicos de usuários ou processos. Quanto aos processos voltados aos sistemas em lote, qual das seguintes características é relevante somente para essa categoria em específico?
A. Vazão. 
Os sistemas em lote são característicos por receberem uma grande quantidade de tarefas a serem feitas, de modo que o máximo possível seja executado em um período de tempo, ou seja, maior vazão. As características de previsibilidade e cumprimento de prazos são aspectos importantes para os sistemas de tempo real, enquanto o tempo de resposta é muito útil quando o usuário interage, ou seja, os sistemas interativos. Por fim, quanto à justiça, é uma propriedade comum às três categorias mencionadas.
4. Um aspecto importante no processo de escalonamento é a definição do quantum de cada processo. A definição de um intervalo de tempo maior ou menor pode resultar em pontos positivos ou negativos. Quanto a isso, assinale a alternativa correta:
D. O uso de um quantum pequeno gera uma perda maior pelo chaveamento em relação ao processamento.
A definição do valor do quantum deve ser balanceada entre dar um tempo suficiente de processamento, contudo, sem atrasar as outras tarefas. Em geral, recomenda-se um valor entre 20 e 50ms. A consequência do uso de quantuns pequenos é a porcentagem de tempo de chaveamento, que será muito alta, sem qualquer processamento das tarefas, por outro lado, o uso de quantuns grandes faz com que cada processo use um período de tempo grande, o que resulta em uma grande espera para os demais processos.
5. Um sistema operacional A implementa o algoritmo de escalonamento "tarefa mais curta primeiro". Considerando que em um dado momento existem cinco processos na fila, cada um com os respectivos tempos 20ms, 10ms, 15ms, 12ms e 5ms. Qual é o tempo médio de retorno desse conjunto de processos?
B. 30,2ms. 
O tempo médio de retorno é a média da soma dos tempos de espera mais a execução de todas as tarefas em crescente de tempo de execução. Logo, temos:
M = ((0+5)+(5+10)+(15+12)+(27+15)+(42+20))/5
M = 30,2ms

Continue navegando