Buscar

TEMP4_EP4_Sistema de arquivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Uma das principais formas de organizar e identificar os arquivos armazenados em um computador é por meio da nomenclatura deles. Além disso, também é por meio da nomenclatura e do local de armazenamento que o sistema operacional identifica e distingue os arquivos.Sobre a nomenclatura de arquivos, analise as afirmativas a seguir e assinale a afirmativa correta.
B. Muitos sistemas permitem a separação do nome do arquivo em duas partes separadas por ponto. A parte escrita após o ponto é chamada de extensão do arquivo e é utilizada para identificar seu tipo (se é um texto ou uma imagem, por exemplo).
Alguns sistemas operacionais, como os baseados em UNIX, conseguem identificar letras maiúsculas e minúsculas. Utilizar ponto na nomenclatura de um arquivo indica que, após o ponto, será especificado o tipo do arquivo. Essa especificação é chamada de extensão. Além do ponto, diversos sistemas operacionais permitem a utilização de outros caracteres especiais, como o hífen, por exemplo. Por padrão, todos os sistemas operacionais permitem nomes de arquivos de 1 a 8 letras, e não 255 letras.
2. Dentro de um computador, os arquivos armazenados podem ser estruturados de diversas formas. Essa estruturação é transparente para o usuário, mas não é transparente para o computador. A estruturação define a forma como o arquivo será armazenado e interpretado pelo computador.Sobre as formas de estruturação de arquivos, marque a única alternativa correta:
C.​​​​​​​Na árvore, um arquivo consiste em uma árvore de registros, não necessariamente todos do mesmo tamanho, mas cada um contendo um campo de chave em uma posição fixa no registro.
As principais formas de estruturar arquivos são:
Sequência não estruturada de bytes: nesse modelo, o sistema operacional não sabe ou não se preocupa com o que há no arquivo. Tudo que ele vê são bytes, equalquer significado deve ser imposto pelos programas em nível de usuário. A principal vantagem disso é a maior liberdade dos usuários, não restringindo o conteúdo dos arquivos por tipo. Essa estrutura é utilizada em Unix e no Windows 98.
Sequência de registros: nesse modelo, o arquivo é uma sequência de registros de tamanho fixo. Nessa estrutura, a operação de leitura retorna apenas um registro, e a operação de escrita sobrescreve ou anexa apenas um registro.
​​​​​​​Árvore: nessa organização, um arquivo consiste em uma árvore de registros, não necessariamente todos do mesmo tamanho, mas cada um contendo um campo de chave em uma posição fixa no registro. A árvore é ordenada pelo campo de chave, permitindo localizar rapidamente uma chave em particular. Em arquivos que utilizam estrutura de árvore, a operação básica de busca não é obter o "próximo" registro, mas obter o registro com uma chave específica.
Sequência de diretórios e pilha não são tipos de estruturas válidos: diretório é um tipo de arquivo, e pilha é um tipo de estrutura de dados, e não de arquivos.
3. Muitos sistemas operacionais suportam vários tipos de arquivos — por exemplo, arquivos normais, arquivos especiais e diretórios.Sobre os tipos de arquivos suportados pelos sistemas operacionais, analise as afirmativas a seguir e assinale a única correta.
B. Os arquivos normais são aqueles que contêm informações do usuário.
Os arquivos especiais de caracteres são relacionados à entrada/saída e usados para modelar dispositivos de E/S seriais, como terminais, impressoras e redes. Os arquivos especiais de bloco são usados para modelar discos.A linguagem ASCII é utilizada, normalmente, em arquivos normais, e arquivos especiais não devem, necessariamente, conter metadados.
Os diretórios são arquivos utilizados pelo sistema para armazenar arquivos.Os arquivos normais são arquivos mais comuns, conhecidos e criados pelo usuário — por exemplo, fotos, imagens, vídeos. Eles podem ser estruturados como sequência de bytes, árvore e sequência de registros.
4. Embora os arquivos possam ter estruturas diferentes, todos eles apresentam, obrigatoriamente, um nome e um conteúdo (dados). Além dessas informações básicas, os sistemas operacionais podem enriquecer esses arquivos com outras informações, que são chamadas de atributos ou de metadados. Um exemplo disso é a data e a hora em que o arquivo foi criado e o tamanho dele.
Sobre os atributos que podem ser adicionados em arquivos, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiro ou falso, considerando o nome do atributo e sua definição.
I. Flag de temporário: indica se o arquivo é definitivo ou se deve ser excluído ao final do processo. 0 é um arquivo normal, e 1 é um arquivo que será excluído.
II. Flag de arquivamento: indica se o arquivo é interno de um processo e deve ser arquivado na pasta do processo ou se é um arquivo do usuário, que pode ser salvo em qualquer diretório.
III. Flag de proteção: indica se o arquivo está disponível para edição ou apenas para leitura.
IV. Flag de acesso aleatório: 0 indica que o acesso a esse arquivo é sequencial, e 1 que o acesso é aleatório.
V. Flag de sistema: indica que 0 é um arquivo normal e que 1 é um arquivo do sistema.
B. Apenas as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
Apenas as afirmativas I, IV e V são verdadeiras. As afirmativas II e III são falsas. A flag de arquivamento indica que o arquivo já foi salvo como backup ou que o arquivo ainda não foi salvo, e a flag que indica se o arquivo está ou não disponível para edição é somente a flag de leitura, e não a flag de proteção.
5. Considerando que os arquivos são parte de grande relevância em um sistema operacional, é necessário que possam ser efetuadas operações sobre eles, ou seja, que esses arquivos possam, por exemplo, ser criados ou excluídos. Contudo, além dessas duas operações, diversas outras operações podem ser feitas com arquivos.
Sobre essas operações, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiras ou falsas.
I. Append: é uma forma restrita de escrita (write), em que só podem ser adicionados dados ao final do arquivo.
II. Seek: é utilizada por arquivos de acesso aleatório para definir especificamente onde os dados de um arquivo serão extraídos.
III. Lock: é utilizado para impedir a existência de acessos simultâneos por diversos processos a um mesmo arquivo ou parte de arquivo.
IV. Save: é utilizado no momento da criação de um arquivo para anunciar que o arquivo está sendo criado e configurar alguns atributos
V. Get Attributes: é utilizado para alterar os atributos de um arquivo —por exemplo, alterar a flag de backup.
D. São verdadeiras apenas as afirmativas I, II e III.
As afirmativas I, II e III são corretas, e as afirmativas IV e V são falsas.
A operação responsável por anunciar que o arquivo está sendo criado e configurar alguns atributos é a operação Create, e não a operação Save.
A operação Get Attributes é utilizada para capturar o valor dos atributos do arquivo. Já para alterar os atributos de um arquivo, é utilizada a operação Set Attributes.

Continue navegando