Buscar

Patologia 13102016

Prévia do material em texto

O concreto é, essencialmente, um material barato, de fácil manutenção e durável quando aplicado de forma correta em construções, pisos ou revestimento. O material é resultado de uma mistura cimento, areia, água e pedra brita (cascalho). 
 resistente, costuma estar sujeito ao aparecimento de rachaduras e fissuras, que necessitam ser reparadas
 Cada tipo de concreto deve ser preparado com as proporções corretas entre os materiais: cimento, areia, água e pedra britam. Qualquer erro de medida pode fazer com que o concreto sofra influências ambientais e estruturais, que levam ao aparecimento de rachaduras e fissuras .
. Caso o concreto faça parte dos pilares ou nas fundações de uma construção, os reparos devem ser providenciados com urgência, com a atuação de profissionais habilitados afim de garantir a segurança do local
Possíveis Causas
· Vazamentos na rede hidráulica de uma construção acabam por fazer com que a água penetre no concreto – o que causa corrosão do ferro ao longo do tempo. Assim, começam a surgir fissuras e rachaduras no material, que pode até provocar o seu rompimento se não for efetuado os reparos necessários
· Erro traço da argamassa.
 Ex: mais água do que o recomendado na hora de preparar a massa de cimento além de enfraquecer a resistência do concreto pode fazer com que a umidade obrigue a superfície a se expandir. Com isto, aparecem as rachaduras e fissuras – além de fazer com que a aplicação do concreto se torne irregular, favorecendo outros problemas na construção.
· A falta da umidade necessária causa a chamada retração por secagem. Isto acontece porque ao perder a umidade, o concreto se contrai e trinca. O erro geralmente está no preparo do cimento, onde a mistura recebe menos água do que o ideal. 
· Não fazer a cura adequada do concreto, que deve ser regado com água abundante nos primeiros dias de vida e evitar que a exposição solar ou calor excessivo do ambiente, provoque o ressecamento da massa recém lançada na forma.
· Chuvas, insolação, tremores de terra e outros fenômenos naturais podem favorecer o desgaste do cimento e o aparecimento de rachaduras e fissuras ao longo do tempo. 
· A fadiga dos materiais do concreto aderentes ao aço e que podem sofrer pequenas deformações, resultando em fissuras ou trincas.
Efeito:
 Apodrecimento do Concreto.
 Queda do Reboco;
 Oxidação das Ferragens;
Solução:
· O procedimento padrão para a recuperação das áreas contaminadas por corrosão das armaduras consiste em retirar todo o concreto deteriorado até que se obtenha a exposição completa de uma superfície do concreto sã e íntegra;
· Expor toda a armadura eventualmente corroída, verificar se houve corrosão de mais de 10% do diâmetro da Ferragem;
· Caso a corrosão seja acima de 10 % do diâmetro da Ferragem, aplicar armadura suplementar,  para que seja recomposta a seção de aço originalmente, seguindo as normas estruturais;
· Aplicar na Ferragem um Incorporador de Ferrugem, uma emulsão que aplicada incorpora a ferrugem ao ferro.Sua ação produz uma fina capa fosfatada que depois de seca protege o ferro .
· Aplicar uma argamassa reforçada, nos Traços estabelecidos pela Norma.

Continue navegando