Buscar

TECNOLOGIAS DA REPRODUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TECNOLOGIAS DA REPRODUÇÃO
Cada vez mais o conhecimento e a tecnologia são essenciais para qualquer fazenda, especialmente quando se fala de reprodução. A boa reprodução é a base da pirâmide da fazenda, sendo que todo o restante do manejo se apoia nela. Uma vez que a fazenda tenha um bom desempenho reprodutivo, pode passar a incorporar novas tecnologias. 
A boa reprodução nos permite incorporar tecnologias de reprodução, como genômica, sêmen sexado, sêmen bovino e FIV [fertilização in vitro]. 
Genômica
A tecnologia genômica permite que o produtor identifique animais geneticamente superiores em uma idade precoce. Por sua vez, isso pode acelerar o ganho genético de um rebanho enquanto também encurta os intervalos de geração.
Isso permite que os produtores invistam na genética desses animais de primeira linha, enquanto encontram outras maneiras de usar os animais com características genômicas menos desejáveis. 
Sêmen sexado
Outra ferramenta na caixa de ferramentas reprodutivas é o uso de sêmen sexado em novilhas e animais em lactação. No entanto, os produtores têm um certo impacto sobre as taxas de concepção ao usar sêmen sexado, acrescenta.
 
Se a taxa de concepção em suas vacas em lactação é em média de 35%, então você não pode tolerar o uso de sêmen sexado devido à baixa fertilidade. É por isso que o sêmen sexado só foi recomendado para novilhas não lactantes no início. Mas se a taxa de concepção em suas vacas em lactação está passando de 50% a 60%, você pode avaliar quais são os melhores animais geneticamente falando que vale a pena inseminar com sêmen sexado.
Estatísticas da indústria mostram que o sêmen sexado tem uma taxa de precisão de 90%, o que significa que nove em cada 10 vezes o bezerro será fêmea. No entanto, se as bezerras nascerem com mais frequência, o rebanho de reposição pode se expandir muito rapidamente, fazendo com que os produtores aumentem o abate. Uma forma de combater a superexpansão é usar sêmen de animais de corte. No entanto, há algumas coisas a se ter em mente antes de tomar a decisão de incorporar a genética da corte ao rebanho.
Mesmo que seja possível obter sêmen de animais de corte de baixo custo, a escolha não deve ser baseada apenas no preço. Isso porque pode ocorrer de ter animais que a indústria de carne não quer comprar, de forma que é necessário ser bastante criterioso nesta abordagem. 
Fertilização in vitro
Para os produtores de leite que desejam expandir seu conjunto de ferramentas reprodutivas, é possível avaliar a possibilidade da fertilização in vitro de embriões de animais de corte.
Com a queda do custo dos embriões, é possível transferir embriões de corte para vacas leiteiras de baixo custo e produzir um bezerro de raça pura para criar ou vender.
Embora novilhos mestiços sejam mais valiosos para o mercado do que novilhos leiteiros puros, seu valor ainda é bem menor do que o dos animais de corte puros. Portanto, o uso de embriões de animais de corte na FIV dá aos produtores o potencial de obter um melhor retorno sobre o investimento do que apenas usar sêmen de animais de corte ou leiteiros.
Monitores de atividade e coleiras que monitoram a ruminação
Para quem busca investir em algo que ofereça mais do que benefícios de reprodução, existem os monitores de atividade ou coleiras de ruminação. Embora essas ferramentas possam ajudar rapidamente a identificar uma vaca no cio, elas geralmente apresentam outros dados valiosos.
Apesar de a maioria das pessoas que investe neste tipo de tecnologia buscar melhorar seu programa de reprodução, muitas vezes o verdadeiro benefício adicional é o monitoramento da saúde. Quando se vê animais se movendo menos ou não ruminando com a frequência que normalmente fazem, isso pode ser um indicador inicial muito útil de que eles precisam de nossa atenção.
Referências 
ABADIE, R. The professional guinea pig: big pharma and the risky world of human subjects. Durham and London: Duke University Press, 2010. 184p.

Outros materiais