Buscar

REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO Unidade 2 Geografia

Prévia do material em texto

REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO Unidade 2 Geografia
1 Leia o excerto a seguir:
 
“É essencial compreender bem que o espaço é anterior ao território. O território se forma a partir do espaço, é o resultado de uma ação conduzida por um ator sintagmático (ator que realiza um programa) em qualquer nível. Ao se apropriar de um espaço, concreta ou abstratamente [...] o ator ‘territorializa’ o espaço”.
 
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. Tradução: Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993. p. 143.
 
Considerando as informações do texto, assinale a alternativa que apresenta o conceito-chave, no qual sua compreensão levará a um planejamento mais assertivo e coerente.
Resposta: Território
2 Leia o excerto a seguir:
 
“O Brasil contemporâneo se define assim: o passado colonial que se balanceia e encerra com o século XVIII, mais as transformações que se sucederam no decorrer do centênio anterior a este e no atual. Essas transformações constituem tanto por fatores internos como por fatores externos ao povo brasileiro. Entre estes fatores, podemos destacar as transformações do sistema colonial e o esgotamento das possibilidades da obra de colonização dos portugueses em dirigir o Brasil”.
 
BORBA, C. A. V. A formação do Brasil: uma análise a partir das perspectivas de Caio Prado Júnior e Sérgio Buarque de Holanda. Emblemas, v. 8, n. 1, 193-212, jan./jun. 2011, p. 203. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/emblemas/article/view/13045/10626. Acesso em: 09 jun. 2022.
 
Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Os primeiros núcleos coloniais têm como características o domínio territorial e o controle sobre a tributação da exportação de produtos aqui encontrados, o que, de certo modo, moldou nosso desenvolvimento e a construção do território como um todo.
PORQUE:
I. O desenvolvimento de uma região foi moldado pelo contexto de sua ocupação e exploração.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
Resposta: A I e II são verdadeiras, 3 a II é a justificação correta da I 
3 O Brasil foi, por muito tempo, um país essencialmente agrícola. Ao analisar os dados da população brasileira de 1940, é possível verificar que 26,3% da população estava em centros urbanos, no entanto, ao observar os dados do ano 2000, há um crescimento significativo da população urbana, que passa a ser composta de 81,2%.
 
MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001.
 
Sobre a urbanização brasileira, é correto afirmar que ela:
 Resposta: Foi MUITO RAPIDA E não PLANEJDA
4 O planejamento pode ser um instrumento para que o Estado brasileiro atenue desigualdades socioespaciais e atenda a interesses de populações. Assim, o planejamento tem como objetivo colocar em prática as ideias pensadas, ou seja, mediante representações do espaço, procura-se criar uma estrutura que consiga realizar, de maneira concreta, as propostas discutidas para o referido espaço.
 
Considerando o que está apontado acima, considera-se que o planejamento, em seu objetivo social, trata-se de:
Resposta: Uma ferramenta que deve proporcionar o desenvolvimento local, regional e nacional
5- Leia o trecho a seguir:
 
“A população brasileira chegou a 213,3 milhões de habitantes [...] Os dados apontam para uma concentração da população em grandes cidades. São 17 municípios com mais de 1 milhão de habitantes (14 deles são capitais). Esse grupo concentra 21,9% da população ou 46,7 milhões de pessoas. Outros 49 têm mais de 500 mil moradores e 326 possuem mais de 100 mil pessoas. O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,4 milhões de habitantes, seguido por Rio de Janeiro (6,8 milhões), Brasília (3,1 milhões), Salvador (2,9 milhões) e Fortaleza (2,7 milhões). Por outro lado, de cada três municípios, dois são de baixa densidade. São 3.770 deles com menos de 20 mil habitantes, o que corresponde a 67,7% do total. Os menores são Serra da Saudade (MG), com apenas 771 habitantes, Borá (SP), com 839, Araguainha (MT), com 909, e Engenho Velho (RS), com 932 moradores”.
 
POPULAÇÃO brasileira chega a 213,3 milhões de habitantes, estima IBGE. AgoraPE, 2021. Disponível em: https://agorape.blog.br/2021/08/27/populacao-brasileira-chega-a-2133-milhoes-de-habitantes-estima-ibge/. Acesso em: 09 jun. 2022.
 
Considerando o que está acima, é correto afirmar que o Brasil é considerado:
Respota: populoso mas não povoado
6- No que se refere às macrorregiões do território brasileiro, a região Nordeste é tida como menos desenvolvida em relação às demais, isso ocorre, principalmente, pelas adversidades naturais da região, tal como por sua base econômica de agroexportação, que ainda é embutida de traços de seu período colonial. 
Respota: I e a III apenas
7- No ensino de Geografia, assim como de qualquer outra disciplina/matéria da Educação Básica, existe o desafio de concretizar o ensino-aprendizagem dos alunos sobre os conteúdos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cabendo ao professor a missão de superá-lo.
 
Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Oficinas pedagógicas são ferramentas que potencializam o ensino-aprendizagem dos alunos. 
PORQUE:
II. Oficinas pedagógicas permitem a execução prática de conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, a asserção II e a justificativa correta da I

Continue navegando