Buscar

AULA 1 - Introdução a Produção Científica em Ciências da Saúde

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 1: Introdução a Produção Científica em Ciências da Saúde
MÓDULO 1: Definir produção científica e sua importância para a sociedade 
	Por mais que estejamos aqui sistematizando tipos de curiosidade, sabemos que eles se misturam no processo curioso do humano, podendo se alternar ou atuar simultaneamente sobre um dado requerido. 
																																							
	Perceba que, nos dois modelos apresentados, o princípio ativo e de gasto energético que a investigação promove é o mesmo. Mudam a forma e a sistematização dos modelos investigativos. 
	
	
	
		
	Mesmo com uma série de contratempos, sejam econômicos, sejam administrativos, nosso país se manteve muito consistente em sua posição, o que indica uma cultura de produção já introjetada pelas instituições de pesquisa, ainda que o conhecimento científico tenha tão pouca divulgação na sociedade. 
	
	
																														
	
	Gradativamente, quase que de modo exponencial, estamos crescendo e crescendo muito. Isso se dá em consequência dos avanços na produção de conhecimento na área da Saúde. Quanto mais avançam as pesquisas científicas, mais processos de cura são disponibilizados para doenças antes não tratáveis. A produção científica na área da Saúde tem influência impulsionante sobre a população. 
	
		
	
	
			
	
MÓDULO 2 - Associar a pesquisa com a produção científica 
		
	
	
	
Museu Nacional da Quinta da Boa Vista — Rio de Janeiro
	Considerada a primeira instituição científica do Brasil, fundada em 1818 por D. João VI, o Museu Nacional tem seu local de destaque. Além de guardar um acervo histórico significativo, é uma das principais instituições de pesquisa sobre a biodiversidade brasileira — um grande percentual de artigos publicados por ano sobre esse tema parte do Museu.
	
		
		
		
	
MÓDULO 3 - Descrever a construção de um projeto de pesquisa 
		
	
	Essa questão precisa levar em consideração a narrativa do provável contexto que a gerou, portanto ela precisa vir acompanhada de uma situação-problema. Então, quando você for criar uma questão norteadora, pense bem na resposta que você quer encontrar, tente ser objetivo e direto em sua pergunta, leve em consideração todos os elementos envolvidos em sua pesquisa. 
	
	Além disso, é importante destacar que, antes de formular o problema, devemos analisar alguns aspectos: viabilidade, justificativa, relevância, novidade, exequibilidade e oportunidade. 
Justificativa do projeto
	Se a questão norteadora está criada é porque há um motivo para a sua criação, e esse motivo é a justificativa do projeto. Nem sempre um projeto que para você é relevante será considerado relevante por outra pessoa ou para o avaliador de uma banca. Por conta disso, a escrita da sua justificativa não pode conter dados implícitos que são de fácil compreensão apenas para você. Uma justificativa precisa elucidar muito bem o motivo do projeto e destacar o quão ele é relevante para o impulsionamento da ciência e, principalmente, para a sociedade. Às vezes, é possível perceber, facilmente, a relevância de uma pesquisa, principalmente, na área da saúde, mas é preciso estar atento.
	A partir da linha de pesquisa que você escolheu e da questão norteadora criada, tente didatizar ao máximo a explicação sobre a importância de seu projeto para a sociedade. Distribua para seus colegas, familiares e outros pares para aferir se eles conseguiram compreender a relevância de sua pesquisa. 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	A pesquisa e a produção científica têm papel relevante para o impulsionamento e crescimento tecnológico e social de uma nação.
	Como vimos, no Brasil, mesmo estando entre os vinte primeiros colocados em produção científica no mundo, não contamos com muitos subsídios e investimentos em pesquisas nas diferentes áreas da ciência, o que impacta diretamente na formação de novos pesquisadores e, consequentemente, no desenvolvimento de nosso país.
	Aqui, analisamos o quanto os eventos científicos têm colaborado para a divulgação da ciência e o potencial que apresentam para aumentar a democratização do conhecimento. Observamos também os pontos principais de um projeto de pesquisa e as melhores maneiras de construí-lo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais