Buscar

ATIVIDADE 2 CLASSES E MOVIMENTOS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No período da Primeira Revolução Industrial “a intensificação e o desenvolvimento das forças produtivas implicaram na expulsão de grandes contingentes de trabalhadores, que foram lançados ao desemprego. Essa situação desencadeou inicialmente ações violentas dos operários voltadas para a destruição das máquinas”, pois, nesse período, os operários não tinham consciência de seu “verdadeiro inimigo de classe, e os identificavam equivocadamente com a maquinaria (e a tecnologia) como responsável pelo desemprego”.  (MONTAÑO, Carlos; DURIGUETTO, Maria Lúcia. Estado, classe e movimento social. São Paulo, Cortez, 2011, p. 228). (Adaptado).
Esse Movimento que destruía as máquinas, através de ações violentas como forma de lutar contra a superexploração do trabalho no período da Primeira Revolução Industrial  foi denominado de:
Resposta correta. No início da Revolução Industrial, o Movimento que realizava ações violentas através da quebra das máquinas como forma de protestar contra a superexploração da força de trabalho foi o Movimento Ludista.
Resposta movimento ludista 
Em relação às Associações Internacionais de Trabalhadores, a Terceira Internacional também denominada de Internacional Comunista e a Quarta Internacional deram uma contribuição fundamental para a organização da classe trabalhadora em nível mundial.
Em relação à Terceira Internacional (1919-1943) e à Segunda Internacional (1938), analise as proposições abaixo:
1. A Terceira Internacional foi fundada após a Revolução Russa, de 1917, e tinha como principal objetivo realizar uma revolução socialista.
2. Na Terceira Internacional havia muitas divergências entre os comunistas russos e em razão dessas divergências ela foi extinta por Stálin, em 1943.
3. A Quarta Internacional foi fundada por Trotsky, em 1938, e, após a morte de Trotsky, em 1940, ela passou por várias divergências entre seus membros.
4. A Quarta Internacional foi extinta por causa das divergências entre K. Marx e os anarquistas.
É correto o que se afirma em:
Resposta correta. A Terceira Internacional foi formada depois da Revolução Russa de 1917 e sua principal finalidade era fazer uma revolução socialista. Foi extinta por Stálin, em 1943, em razão das divergências entre os comunistas russos. E a Quarta Internacional foi fundada Trotsky e depois de seu falecimento sofreu muitas divergências internas.
Resposta 1,2 e 3
“Os tipos de protesto social caracterizados por Hobsbawm como banditismo social, foram respostas fundamentalmente seculares e conservadoras a poderes governantes acusados pelos revoltosos de interferir nos modos de vida costumeiros e tradicionais que eram estabelecidos até então em larga medida, independentemente das instituições ditas governamentais. Foi sobre essa base que os bandidos sociais, descritos por Hobsbawm, puderam encontrar suporte ilícito entre os habitantes de seus vilarejos e comunidades de origem. Pela mesma razão, camponeses e pequenos aldeãos se viram, na maioria das vezes, inclinados a aceitar esse tipo de banditismo durante o tempo em que ele demonstrasse uma adesão aos seus próprios códigos sociais e costumes”. (PAMPLONA, A. Marcos.A historiografia sobre o protesto popular: uma contribuição para o estudo das revoltas urbanas. Revista de Estudos Históricos, v. 9, n, 17, p. 215-238, 1996. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2010/1149. Acesso em: 24 dez. 2019.)
Neste contexto, se desenvolveram dois tipos diferentes de banditismo social, um deles produzido pelas sociedades camponesas na Idade Média, denominado por Hobsbawm de banditismo social de tipo romântico e um exemplo típico é:
Resposta correta. Para Eric Hobsbawm, o exemplo típico de banditismo social de tipo romântico, produzido pelas sociedades camponesas na Idade Média é a figura de Robin Hood, pois, essas sociedades precisavam de um “herói” em que pudessem depositar suas esperanças para que os livrasse dos males ocorridos em momentos de extrema pobreza e opressão.
Resposta ;
No contexto de desenvolvimento do capitalismo no período da Revolução Industrial, os operários europeus encontraram várias formas de lutar coletivamente contra a superexploração da força de trabalho. Essas formas coletivas de lutas foram importantes para as negociações de aumento salarial e pela redução da jornada de trabalho, sendo que uma de suas principais formas de lutar por seus direitos era por meio das greves de trabalhadores.
Essas organizações de representatividade dos trabalhadores foram denominadas de:
Resposta correta. No período de desenvolvimento da Revolução industrial, os operários encontraram outras formas de lutar coletivamente contra a superexploração do trabalho através das denominadas trade-unions, ou seja, das associações sindicais. A ampliação das associações sindicais de trabalhadores na Europa foi importantíssima para negociar aumentos salariais e a redução da jornada de trabalho. As associações sindicais faziam greves quando os patrões rejeitavam suas reivindicações econômicas e também ajudavam financeiramente os operários em greve ou desempregados.
Resposta Associações Sindicalistas 
Com o advento da “Revolução Industrial na Europa (meados do século XVIII) foram desenvolvidas novas formas de produção e de organização do trabalho, marcando a passagem da manufatura para a indústria. Os trabalhadores passaram a ser concentrados no mesmo espaço produtivo, sendo denominados de operários (por operarem as máquinas)”. Neste contexto, “ocorre a generalização do trabalho assalariado e também novas e diversas formas de exploração e superexploração do trabalho e a concentração dos lucros nas mãos dos proprietários dos meios de produção”. (MONTAÑO, Carlos; DURIGUETTO, Maria Lúcia. Estado, classe e movimento social. São Paulo, Cortez, 2011, p. 227).
Em relação a superexploração da força de trabalho no início da Revolução Industrial é correto afirmar:
Resposta correta. No início da Revolução Industrial, a superexploração da força de trabalho era recorrente, os trabalhadores chegavam a ter uma jornada de trabalho diária de até 16 horas e a exploração do trabalho feminino e infantil era tratada como algo comum nesse período.
Resposta:
Eduard Palmer Thompson desenvolveu uma importante abordagem metodológica para o estudo dos movimentos sociais, analisando-os a partir das ações concretas dos sujeitos e grupos, trabalhando em sua análise a totalidade do processo, que envolve as relações políticas, econômicas, sociais e culturais construídas no desenvolvimento histórico das sociedades. Por isso, para ele, o termo experiência é fundamental para qualquer análise sobre esses movimentos e experiência, de acordo com Thompson, consiste em: Resposta correta. De acordo com Thompson, o termo experiência significa: a ação concreta dos indivíduos ou grupos, envolvendo as relações econômicas, políticas, sociais e culturais como elementos essenciais para a sobrevivência em sociedade, não podendo ser analisadas separadamente.
Resposta:
George Rudé no início dos anos 1970 forneceu uma importante contribuição no que se refere a sua abordagem teórico-metodológica para o estudo dos movimentos de protestos populares. Para trabalhar esse conceito com precisão, ele “propôs que se estabelecesse tanto a sua composição social (o que foi feito, em geral através da análise de listas dos detidos, mortos e feridos nos conflitos) como os seus principais objetivos e ‘alvos’. Buscou avaliar o grau de sucesso dessas práticas considerando a investigação das variáveis que comumente afetam a intervenção ou não das instituições legais encarregadas da repressão”. (PAMPLONA, A. Marcos.A historiografia sobre o protesto popular: uma contribuição para o estudo das revoltas urbanas. Revista de Estudos Históricos, v. 9, n, 17, p. 215-238, 1996. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2010/1149. Acesso em: 24 dez. 2019.).
Através desse conjunto de procedimentos foi estabelecida, por George Rudé, uma metodologia para o estudo e análise dessas práticas denominada de:
Resposta correta.George Rudé inovou seu pensamento em relação ao estudo dos movimentos de protestos populares, dando uma importante contribuição para a análise desses protestos através da abordagem metodológica denominada por ele de ação das multidões.
Resposta:Ação das multidões 
O desenvolvimento do modo de produção capitalista fez com que os trabalhadores se organizassem cada vez mais para lutar por seus direitos. Neste contexto, as Associações Internacionais dos Trabalhadores deram uma contribuição fundamental para o desenvolvimento do movimento operário, sindical e de partidos de esquerda entre outras organizações em nível internacional.
Em relação à Primeira Internacional (1864-1876) e à Segunda Internacional (1889-1914), analise as proposições abaixo:
I. A Primeira Internacional foi uma organização formada para reunir os partidos socialistas que existiram nesse período.
II. Na Primeira Internacional, as divergências entre seus membros ocorriam por causa de debates entre os temas: reforma e revolução.
III. A Segunda Internacional foi fundada por F. Engels, reunindo partidos e sindicatos de trabalhadores de todos os continentes.
IV. Na Segunda Internacional, as divergências entre seus membros ocorreram por causa da derrota da Comuna de Paris em 1871.
É correto o que se afirma em:
Resposta correta. A Primeira Internacional era formada por partidos socialistas existente naquela época. A Segunda Internacional, fundada por Engels depois do falecimento de K. Marx, unificava partidos e sindicatos formados por trabalhadores de todos os continentes. 
Resposta: 1 e 3
Hobsbawm afirma que existem dois tipos de banditismo social: o primeiro é o de tipo romântico, produzido pelas sociedades camponesas na Idade Média, e o segundo tipo se desenvolveu no século XIX, principalmente, em áreas rurais consideradas atrasadas econômica e politicamente. Esses grupos se formaram onde havia pouca atuação em relação as políticas públicas governamentais para a população mais pobre. Um exemplo típico do segundo tipo de banditismo social do século XIX é:
Resposta correta. De acordo com Hobsbawm, o exemplo típico do segundo tipo de banditismo social é a Máfia da Sicília do século XIX, que atuavam onde havia poucas políticas públicas estatais para os pobres, por isso, esse grupo acabou assumindo o lugar dos movimentos sociais nesse período.
Resposta: 
A partir do final dos anos 1950 e início dos anos 1960, a história sobre os protestos populares teve um importante progresso em suas abordagens metodológicas, principalmente, em função de Eric J. Hobsbawm, Edward P. Thompson e George Rudé. Apesar de suas diferenças de análise, eles concordam que esses movimentos de protestos populares devem ser estudados:
Resposta correta. Hobsbawm, Thompson e Rudé, apesar de suas diferenças de análise sobre vários assuntos, suas abordagens teórico-metodológicas concordam que os movimentos de protestos populares devem ser analisados em sua totalidade, considerando o contexto histórico, econômico, político e social desses protestos.

Continue navegando