Buscar

Relatorio - Luan henrique

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
ESCOLA DE EDUCAÇAO TECNOLOGICA DO ESTADO DO PARÁ
EETEPA PARAGOMINAS
_______________________________________________________________________________________________
CURSO TECNICO EM AGRONEGÓCIO
RELATÓRIO FINAL DE ESTAGIO SUPERVISIONADO
Paragominas – Pará
2020
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
ESCOLA DE EDUCAÇAO TECNOLOGICA DO ESTADO DO PARÁ
EETEPA PARAGOMINAS
_______________________________________________________________________________________________
CURSO TECNICO EM AGRONEGÓCIO
RELATÓRIO FINAL DE ESTAGIO SUPERVISIONADO
Relatório de estágio supervisionado, apresentado ao Curso Técnico em Agronegócio EETEPA Paragominas, como requisito parcial para obtenção do diploma de Técnico em Agronegócio.
Professor(a) Orientador(a): Abimael Oliveira dos Santos
	
Paragominas - Pará
2020
TERMO DE APROVAÇAO
Aluno (a): 
Estágio supervisionado realizado e Relatório submetido à Avaliação da Coordenação de Integração Escola Comunidade da EETEPA Paragominas como requisito parcial para obtenção do Diploma de Técnico em: AGRONEGÓCIO.
Conforme mensurado abaixo.
	NOTA
	CONCEITO
	MENÇÃO
	
	
	
Aprovado (a) em _____ de _______________ de _____.
Por:
____________________________________________
Professor/supervisor (a)
____________________________________________
Coordenador (a) de integração
	
RESUMO
Paragominas também é destaque na produção agrícola, com estímulo aos pequenos produtores e à agricultura familiar. Isso é resultado do trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semagri), que tem como função coordenar e fortalecer a política agrícola no município, de forma a aumentar e melhorar a produção, sempre respeitando o meio ambiente. Para isso, o órgão atua para criar condições mínimas tanto a grandes como a pequenos produtores, de forma a melhorar a economia do município como um todo. Entre os principais projetos desenvolvidos por essa secretaria estão: a Diversificação da atividade Agropecuária, Pecuária Leiteira e de Corte, Agricultura Comercial de Grãos (soja, milho e arroz); o trabalho de reflorestamento com espécies de eucalipto e paricá; o fortalecimento do Polo Moveleiro, da Indústria e Comércio; a Produção de hortaliças (Condomínio Rural e Uraim) para Agricultura Familiar, o projeto Terra mecanizada, que apoia a Agricultura Familiar na mecanização de áreas para o plantio diversificado, a realização da Feira do Produtor; além da construção e recuperação de estradas vicinais, essenciais para o escoamento da produção.
Contudo, a empresa apresentou boas perspectivas e atendeu bem aos requisitos de uma organização emprenhada em supervisionar o estágio de maneira exemplar.
Palavras-chave: Agronegócio; Produtos; Agricultura familiar; Perspectivas.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................................................................6
2. APRESENTAÇÃO DA CONCEDENTE.............................................................................7
3. DESENVOLVIMENTO.........................................................................................................8
3.1 3.1 AUXILIO EM APLICAÇÃO DE CALCÁRIO...............................................................8
3.1.1 AUXILIO A VENDAS: ADUBOS.......................................................................................9
3.1.2 AUXILIO A VENDAS: SEMENTES...............................................................................11
3.1.3 AUXILIO DE VENDAS: CALCARIO.............................................................................13
3.2 IDENTIFICAÇÃO DE HERBICIDAS................................................................................16
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................................19
3
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório vem apresentar de modo geral e relatar as atividades realizadas durante o período de estágio curricular obrigatório de caráter supervisionado na SEMAGRI, durante um período de 240 horas sendo estabelecido como atividade participante da grade curricular do curso Técnico em Agronegócio da Escola de Educação Tecnológica do Pará – EETEPA, vem ainda relacionar as atividades práticas realizadas na escola com o aprendizado teórico adquirido no curso Técnico citado.
Inicio de estagio em 17 de dezembro de 2019,com carga horária semanal de 20 horas, e 4 horas diárias, Determinado durante o turno da manhã com entrada as 08:00 horas e saída as 12:00 horas. Sob coordenação de integração do professor Carlos Renato R. Quadros, supervisão da empresa concedente por Maria Silva Coimbra Chaves e supervisão de estágio pela instituição por Abimael Oliveira dos Santos.
Durante o estagio foram desenvolvidas varias atividades na parte de acompanhar os produtores rurais, como fazer uma adubação adequada no solo, tratar doenças de formas corretas, fazer a calagem do solo sem exagero, citarei abaixo os setores deste orgão privado e minhas principais atividadades junto com analises e conclusões tiradas durante o periodo, quais experiências foram adiquiridas e de que forma pude aprender com os produtores rurais.
A experiência adquirida durante o período de estágio é exemplificada neste documento de maneira simples e clara, procurando apresentar as informações de maneira interpretativa e de fácil compreensão, utilizando ilustrações a partir de fotografias e argumentação direta do estagiário por arquivos pessoais registrados durante o período de exercício, quanto as atividades e estudos desenvolvidos.
A efetivação das atividades de estágio contemplou principalmente os estudos sobre preparação de solo, melhoramento, precauções e correções, que vieram com a o aprofundamento técnico sobre alguns dos produtos base da empresa para com o mercado ao qual atua na cidade. 
2 APRESENTAÇÃO DA CONCEDENTE
	A SEMAGRI, tem em sua composição o departamento de inspeção e fiscalização agropecuária do município. O Conselho Municipal de Agricultura atua, na fiscalização das ações desta secretaria para a melhor implementação das políticas voltadas para o setor agrícola.
De acordo com a lei 075/2016 a SEMAGRI, possui as seguintes atribuições:
Coordenação da política de desenvolvimento rural do município;
Coordenação da política de abastecimento do município;
Assistência técnica e extensão rural;
Pesquisa e planejamento dos setores agropecuários, piscicultor e extrativista;
Cooperativismo e organização social rural;
Desenvolvimento de recursos humanos para a área agrícola;
Informação de mercado agrícola;
Fiscalização e padronização de produtos alimentícios;
Administração e/ ou supervisão de mercados, feiras e abatedouros;
Estações experimentais;
Outras ações inerentes ao setor.
Como forma de aperfeiçoar a qualidade no atendimento desta secretaria e atualizar as informações do setor da agricultura são desenvolvidos regularmente cursos e capacitações para todos os funcionários. Essas atividades são desenvolvidas em parceria com: EMATER, SENAR e SEBRAE.
3. DESENVOLVIMENTO
3.2 AUXILIO EM APLICAÇÃO DE CALCÁRIO (COLÔNIA POTIRITÁ)
 Antes de começar a realizar qualquer operação de nutrição, calagem ou gessagem, você precisa realizar a análise de solo.
Com a análise química do solo, é determinada a acidez e a disponibilidade de nutrientes para as plantas.
A análise do solo deve ser realizada antes da implantação da lavoura, podendo ser realizado no período de entressafra.
O calcário deve ser aplicado cerca de 3 meses antes do plantio da cultura. Assim, há tempo de reagir com o solo e reduzir a acidez.
Lembrando que o calcário no solo precisa de umidade para reagir. Assim, dependendo da região, essa aplicação deve ser feita ainda antes dos 3 meses.
Por isso, é importante realizar um bom planejamento agrícola,efetuando a análise de solo meses antes da implantação da cultura.
E você precisa realizar uma boa interpretação de análise de solo para determinar se precisa realizar a calagem e qual a quantidade utilizar.
Há dois métodos de cálculo de calagem que são mais utilizados no Brasil: Método da saturação por bases e Método baseado nos teores de Al e (Ca + Mg) trocáveis. Vou falar sobre eles a seguir:
Método da saturação por bases 
A fórmula utilizada por este método é:
NC = [CTC x (V2 – V1) x (100/PRNT)] / 100
NC = Necessidade de calcário, em t/ha;
CTC = CTCpH7 (capacidade de troca de cátions) em cmolc/dm3;
V2 = Porcentagem de saturação por bases desejada – isso depende da cultura da cultura, mas em geral utiliza-se:
50% para cereais e tubérculos;
60% para leguminosas e cana-de-açúcar – e é utilizado no cerrado;
70% para hortaliças, café e frutas.
V1 = Porcentagem de saturação por bases atual do solo (encontrada na análise do solo) ou com:
V1 = [Soma de bases (K + Ca + Mg + Na) x 100 ]/CTC
PRNT = Poder Relativo de Neutralização Total (encontrado na embalagem do calcário).
Este é o conteúdo de neutralizantes contidos em corretivo de acidez, expresso em equivalente de Carbonato de Cálcio puro (%ECaCO3), que reagirá com o solo no prazo de 3 meses.
O PRNT é calculado por: PRNT = (PN x RE) / 100
PN = Poder de neutralização;
RE = Reatividade das partículas.
Assim, quanto maior o poder de neutralização do calcário, maior será a quantidade de ácidos que ele vai neutralizar – e menor será a quantidade de produto necessário.
Por isso, é importante entender esse índice para a calagem.
Figura 1: imagem ilustrativa Fonte: Arquivo pessoal.		
Ao mesmo tempo em que faz essa correção, o calcário também fornece cálcio e magnésio indispensáveis para a nutrição das plantas. A aplicação do calcário aumenta a disponibilidade de elementos nutrientes para as plantas e permite a maximização dos efeitos dos fertilizantes, e consequentemente o aumento substancial da capacidade produtiva da terra. 
3.1.3 ORGANIZAÇÃO DOCUMENTAL : SEMAGRI
O auxilio na organização dos documentos foi uma das áreas mais importantes para minha formação de conhecimento técnico, atraves dela pude me aprofundar e expandir meu conhecimento sobre 
3.1.2 AUXILIO DE VENDAS: SEMENTES
A venda de sementes é um dos fortes da loja, a qualidade de cada marca é conhecida por seus clientes,a procura tambem é alta devido a variedade de sementes e seu alto valor cultural.
O valor cultural é o índice utilizado para conhecer a qualidade das sementes e a expressão do seu conteúdona qual são capazes de germinar. A % do Valor Cultural é uma síntese dos principais parâmetros de qualidade de um lote de sementes, como tal ela permite o ajuste adequado da taxa de semeadura para cada lote individual e é de grande auxílio no momento da escolha do lote de sementes a ser comprado.
 As porcentagens de pureza, germinação e de sementes viáveis expressam alguns dos principais componentes deste conjunto. Tais informações são obtidas em testes conduzidos em laboratórios de análise de sementes a partir de uma amostra representativa do lote.
Figura 3: Primeira avaliaçao de V.Cem sementes de milho.
Fonte: Arquivo pessoal.
O primeiro calculo de V.C foi testado em sementes de milho da marca priorize da seguinte forma:
O valor cultural é tirado da pureza mínima, multiplicada pela germinação minima sobre 100, entao teremos; desta forma obtemos; ou seja;.
Esse modelo de calculo pode ser aplicado a todas as outras especies de sementes do estabelecimento e isso refletiu diretamente na forma como podemos ofecer as sementes ao cliente, porque notamos que quanto maior valor cultural, maior qualidade.
Figura 4: Teste de qualidade em outras marcas.
Fonte: Arquivo pessoal.
O cálculo tambem possibilita o produtor, tomar decisão sobre qual semente da mesma espécie com V.C`s diferentes tem uma relação de custo por ponto de V.C economicamente melhor. Vale lembrar que quanto menor o V.C, maior tende a ser a contaminação por espécies indesejáveis. Daí a importância de comparar esse custo, e correlacionar com a idoneidade da empresa fornecedora da semente, para evitar transtornos no decorrer da implantação da plantação.
3.1.3 AUXILIO DE VENDAS: CALCÁRIO
A venda de calcário me proporcionou um conhecimento aprofundado sobre o melhoramento do solo, e de que maneiras podemos corrigir um PH muito alterado, o calcário tem por principal função na área agricola corrigir a acidez do solo sendo que essa acidez dificulta a assimilação de nutrientes pelas raízes das plantas, ou seja, tambem é uma das principais atividades a serem feitas antes do plantio.
Em especial tinhamos o Calcario dolomítico, aonde é encotrado uma maior concentação de óxido de cálcio e Óxido de magnesio. Eles são mais comumente explorados em mineração a céu aberto. Sua qualidade depende das impurezas - tais com o argila - que eles contêm. Seu poder de neutralização (equivalente em CaCO3) usualmente varia de 65 a 70% a pouco mais de 100%. São produtos apenas moídos, para posterior utilização.
 o calcário domomítico supre melhor as demandas de macronutrientes como cálcio e magnésio, cujos níveis adequados no solo devem ser mantidos, independentemente de sua relação, a qual não tem importância no que diz respeito ao crescimento e à produtividade das plantas. A oferta de calcário dolomítico também atende melhor as demandas, em qualquer época, e seu custo é baixo.
Figura 5: Estoque de calcario dolomitico.
Fonte: Arquivo pessoal.
Ao mesmo tempo em que faz essa correção, o calcário também fornece cálcio e magnésio indispensáveis para a nutrição das plantas. A aplicação do calcário aumenta a disponibilidade de elementos nutrientes para as plantas e permite a maximização dos efeitos dos fertilizantes, e consequentemente o aumento substancial da capacidade produtiva da terra.
Entretanto, é sempre recomendavel fazer uma Analise de solo no terreno em que será usado, para evitar prejuizos tanto finaceiros quando ambientais.
Em uma de minhas analises pessoais notei que em media é usado 1.500kg de calcario por hectare (terreno 100x100 = 10.000m²) desta forma, alcançando a media de eficacia corrigindo a acidez a até 1 metro de profundade, com amior eficiencia nos primeiros 20 centímetros, tornando o solo acima disso mais fertil dentre outro beneficios como:
Diminui o efeito tóxico do Alumínio (Al); aumenta a eficiência dos fertilizantes evitando seu desperdício;O Cálcio fornecido pelo calcário entra na formação das células das plantas aumentando a resistência dos tecidos as agressões externas como pragas e ventos;Aumenta a atividade microbiana e a liberação de nutrientes pela decomposição da matéria orgânica;Aumenta o desenvolvimento radicular, que faz com que as plantas aproveitem os nutrientes de um volume maior de solo e as torna mais resistentes a falta de chuvas;Consequentemente aumenta a produtividade das culturas pelo resultado de um ou mais benefícios citados anteriormente.
Além do Dolomitico, existem outros tipos de calcario que podem suprir a nescessidade do produtor rural dependendo das suas necessidades.
Sao eles:
· Calcário Calcítico:Indicado para correção de solo com alta deficiência em Ca (Cálcio). Este calcário apresenta uma relação media de cálcio e magnésio de 30:1. É aconselhável uma consulta a um Engenheiro Agrônomo sempre antes de utilizar qualquer produto. (MgO < 5%)
· Calcário Magnesiano: O calcário magnesiano é composto com teor mínimo de cálcio 35% e máximo de magnésio 12%
· Calcário calcinado: Os calcários calcinados, que tanto podem ser calcíticos, magnesianos ou dolomíticos, são produtos muito comercializados em algumas regiões do Brasil. São fabricados pela calcinação das rochas em fornos e posterior moagem. O grau de calcinação pode ser total ou parcial, o que dá ao produto final diferentes graus de poder relativo de neutralização total.
Para que haja uma melhor recisão no uso dos calcarios, são ultilizados algumas formulas para calcular a nescessidadedo calario no terreno, são elas:
· Método de Saturação de Bases – IAC:
NC (t/ha) = T ( V2 - V1 )
 100
· Método Ca e Al - Trocáveis - CFSMG/4a Aproximação: 
 NC (t/ha) = Y x Al + [ X - (Ca + Mg)]
onde: Y = 1 ð Arenoso (Argila < 15%)
Y = 2 ð Médio (Argila 15-35%)
Y = 3 ð Argiloso (Argila > 35%)
X = 1 ð (Eucalipto, Braquiaria)
X = 2 ð (Maioria das culturas)
X = 3 ð (Café)
Uma das formas de aumentar a eficácia do uso de calcário é atraves da gessagem, é um processo que atua nas propriedades químicas do solo, principalmente nas camadas subsuperficiais, Por ter alta solubilidade, o gesso aumenta rapidamente às concentrações de Ca2+ e SO42–no solo em profundidade, Assim, o sulfato reage com o alumínio, diminuindo a toxidez de Al para as plantas e possibilitando o aumento do sistema radicular das plantas.
Além dessa neutralização de Al, o gesso agrícola disponibiliza no solo os nutrientes cálcio e enxofre. O cálcio é um macronutriente importante para as plantas, atua na estrutura da planta (parede celular).
É importante lembrar que o gesso agrícola não é um corretivo para acidez do solo, não modifica o pH. Desta forma, ele atua em conjunto com o calcário para uma eficácia redobrada.
“A melhor forma de corrigir uma carência é eliminando os excessos”. (Prof. William A. Albrecht, Ph.D. 1500)
3.2 IDENTIFICAÇAO DE HERBICIDAS
Durante meu processo de estágio, pude ter um contato aproximado com herbicidas, pude analisa-los e diferenciá-los de acordo com suas funções e nescessidades, a precisão de um herbicida precisa ser muito bem calculada, assim como sua area de ação, em geral, a nescessidade de um herbicida é vista na hora do combate contra plantas invazoras, como ervas daninhas e outras.
O uso contínuo de apenas um tipo de herbicida para o controle de plantas invazoras durante muito tempo não é recomendado, pois leva à seleção de plantas daninhas resistentes,Quando se utilizam os mesmos herbicidas ou herbicidas diferentes, mas com mesmo mecanismo de ação, de forma repetitiva, está se exercendo uma pressão de seleção. Essa pressão sobre uma população suscetível seleciona constantemente os indivíduos com carga genética diferenciada, a qual impede a ação dos herbicidas em uso. Esses indivíduos sobreviventes constituem um biótipo resistente e, dependendo da herdabilidade, produzirão descendentes com carga genética semelhante. Ao longo do tempo, o número de indivíduos resistentes torna-se significativamente maior que o de suscetíveis. Em outras palavras, a resistência marca uma mudança genética na população da espécie de planta daninha, em resposta à seleção imposta pelos herbicidas usados nas doses recomendadas.
Não há qualquer indicação de quais espécies, gêneros ou famílias botânicas de plantas daninhas são mais adaptadas à evolução de resistência. No entanto, podem ser destacados alguns fatores considerados de fundamental importância no desenvolvimento de resistência de plantas daninhas aos herbicidas. Esses fatores estão relacionados com as características da plantas daninhas, do herbicida e do sistema de cultivo.
Dessa forma, é necessário que se utilizem herbicidas com diferentes mecanismos de ação, pude ter contato com dois tipos de mecanismo principais, são eles:
· Aplicados ao solo – se movem das raízes para as folhas (translocados via xilema).Os herbicidas aplicados ao solo se movem para a superfície das raízes por fluxo de massa na solução do solo em resposta à transpiração.São bastante eficazes, mas precisam de uma atenção redobrada quanto ao principio ativo e a marca, alguns tendem a deixar resíduos tóxicos no solo, podendo prejudicar a fertilidade do solo por tempo indeterminado.
· Aplicados às folhas (contato) –reagem rapidamente no ponto de contato e não se movem nos sistemas internos das plantas (não translocados).Os herbicidas de contato são preferidos aos sistêmicos por matarem as plantas invasoras muito rapidamente e, como não há persistência, uma cultura pode ser plantada logo em seguida ao tratamento.
Esses herbicidas são mais efetivos em plantas de folhas largas do que em gramíneas, porque o ponto de crescimento de gramíneas jovens está localizado em um ponto de acesso difícil para o herbicida aplicado com jato. De forma que em plantas de folha larga o contato pode ser muito maior.
A Forma de atuação também é definida por seu princípio ativo, pois caracteriza a forma como o herbicida irá agir no organismo da planta invasora, alguns desses princípios ativos mais utilizados por produtores rurais são:
· Fluroxypir:O fluroxipir é um herbicida da classe das auxinas sintéticas. É usado para controlar ervas daninhas de folha larga e madeira. É formulado como o éster 1-metilheptil. Recomendado para o controle de dicotiledôneas indesejáveis de porte arbustivo e semi-arbustivo em pastagens.
· Triclopyr: é um herbicida indicado para controle em pós-emergência de plantas daninhas em pastagens. Este tratamento deve ser feito por avião quando as áreas forem extensas e as pastagens infestadas densamente por plantas daninhas de pequeno, médio e grande porte. Aplicar o produto molhando bem e uniformemente toda a folhagem da planta.
· Picloram: Picloram ou tordon é um herbicida, caracterizado pela odor de cloro e pela solubilidade em compostos polares. É um sólido branco, encontrado no mercado como sal amínico ou potássico. A aplicação deve ser feita em pós-emergência, quando as plantas daninhas estiverem em pleno desenvolvimento vegetativo
· 2,4-D: O ácido diclorofenóxiacético (2,4 - D) foi um herbicida produzido durante o programa da guerra química e biológica no período da segunda Guerra Mundial, o 2,4-D vem sendo utilizado no controle seletivo de ervas daninhas, principalmente em pastagens, pois, nesta situação, controla dicotiledôneas, preservando as monocotiledôneas. Sua ação nas plantas mimetiza os hormônios vegetais conhecidos como auxinas.
· Dicamba:Dicamba mata ervas daninhas de folhas largas anuais e perenes. Suas principais aplicações comerciais são o controle de ervas daninhas para plantações de grãos e áreas de gramados. Também é usado para controlar a escovinha e samambaia em pastagens, bem como controlar leguminosas e cactos . Em combinação com um herbicida fenoxi ou com outros herbicidas, o dicamba pode ser usado para o controle de ervas daninhas em áreas de distribuição e outras áreas sem cultivo (linhas de cercas, estradas e desperdício). Dicamba é tóxico para as espécies de coníferas, mas é geralmente menos tóxico para as gramíneas. 
· Quinclorac: O quinclorac é um herbicida seletivo usado principalmente para controlar ervas daninhas em lavouras de arroz, mas também é usado em outras culturas agrícolas e é encontrado em alguns herbicidas domésticos para uso em gramados. A maioria das empresas de manutenção de gramados usa o produto para o controle de ervas daninhas anuais, como o capim-colchão.Oquinclorac é considerado uma auxina sintética
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Mediante a uma empresa propícia para se obter um aprofundamento técnico e pessoal nas práticas da área, agrícola, pecuária e complementares, o estágio curricular obrigatório supervisionado aqui relatado apresentou completa assimilação com as atividades exercidas e as perspectivas do estagiário, desde as primeiras atividades de auxilio nas vendas dos produtos dispostos pela empresa concedente, Agroyan, até os estudos quanto a formulação de conhecimento para auxilio técnico aprofundados em insumos agropecuários gerais e específicos disponíveis na empresa.
	O estágio foi uma experiência de suma importância a minha formação profissional, e contou com vários pontos positivos ao aumento do conhecimento em questão de conteúdo da área de formação, por agregar conteúdo de várias áreas do conhecimento que se relacionam indiretamente como é o caso da agricultura, pecuária e o setor florestal.
	A instituição EETEPA supriu bem as necessidades de supervisão de estágio visto que as atividades ocorreram pelo intermédio da própria em parceria com as empresas da cidade beneficiando os alunos ao dispordo espaço e aprendizado de caráter profissional a ser passado diretamente dentro das empresas.
	A empresa mostrou-se interessada em manter atividades de estágio da área. E agregou conhecimentos com carga teórica e prática não só para a estagiário como também para a sua equipe de colaboradores e o desenvolvimento do negócio em si como um empreendimento comprometido com seu crescimento no mercado, e principalmente com suas responsabilidades socioeconômicas e culturais por manterem um vínculo com a EETEPA que promove a formação de futuros profissionais com qualificação.
17

Continue navegando