Buscar

Ativ4 desafios comt

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Analise o trecho abaixo. 
“Ao discutir o tema da migração internacional dentro do contexto da globalização, depara-se de imediato com o fato de que existe uma discrepância flagrante entre o discurso e a prática liberal [...] É importante situar essa inconsistência, referente especificamente ao domínio da migração, dentro do contexto mais amplo das incoerências que se registram hoje na aplicação do atual modelo hegemônico de desenvolvimento. A migração internacional é resultado das desigualdades entre países - e a globalização acentua essas desigualdades”.
Fonte: MARTINE, G. A globalização inacabada: migrações internacionais e pobreza no século 21. São Paulo Perspec. São Paulo, v. 19, n. 3, p. 3-22, set. 2005.  p. 5. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392005000300001>. Acesso em: 25/04/2018.  
A respeito das discrepâncias entre o discurso e a prática liberal em torno do problema das migrações, assinale a alternativa correta.
	
	a.
	O discurso liberal apregoa a livre circulação de pessoas, porém cria obstáculos à circulação econômica entre os países, tornando as relações financeiras restritas.
	
	b.
	O discurso liberal, verdadeiramente, não aponta contradições, porque a globalização é favorável apenas à circulação de pessoas, e não à livre circulação econômica.
	
	c.
	A globalização fez com que as fronteiras dos países desenvolvidos se abrissem aos migrantes, sobretudo, àqueles vindos dos países pobres, que são bem recebidos em qualquer país.
	
	d.
	O discurso e a prática liberal incentivam as migrações, com o objetivo de promover trocas culturais entre os países, para fomentar a cooperação internacional entre eles.
	
	e.
	O discurso liberal apregoa a livre circulação econômica entre os países, porém, na prática, impõe barreiras à circulação de pessoas, ou seja, cria obstáculos às migrações.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
1. Leia o texto a seguir e responda a questão abaixo:
O Lugar do importante.
“Nos últimos 50 anos houve mais desenvolvimento tecnológico do que em toda a história da humanidade; isso trouxe uma série acelerada de ferramentas que turbinaram o nosso cotidiano, nos soterraram com novas tarefas e demandas e nos tornaram reféns dessa mesma tecnologia. Aquilo que era uma promessa (mais tecnologia = mais tempo livre) tornou-se um pesadelo; é óbvio que a questão central não é descartar a tecnologia, mas, isso sim, rejeitar a submissão a ela, sendo capaz de garantir que o urgente não tome o lugar do importante. O urgente precisa ser resolvido, mas, de modo algum, pode obscurecer e descartar o que é importante. E o que é importante? O que faz com que nossa vida não seja banal, nem fútil e superficial!”
Mario Sergio Cortella, autor de Pensar bem nos faz bem!, E. Vozes.
 
No texto, Mario Sergio Cortella aponta uma das dimensões fundamentais do processo de Globalização Mundial: o desenvolvimento tecnológico. Marque a alternativa que melhor sintetize o argumento do autor:
	
	a.
	Até cinquenta anos atrás, o desenvolvimento tecnológico não foi expressivo, levando a humanidade a experimentar níveis inferiores de desenvolvimento, onde havia bastante tempo livre.
	
	b.
	O desenvolvimento tecnológico acabou por acelerar o tempo social, seja na esfera do trabalho, seja no âmbito do cotidiano, aumentando o número de tarefas, atribuições e responsabilidades diárias.
	
	c.
	A tecnologia torna as pessoas submissas a ela, o que nos mostra os exemplos do uso de smartphones atualmente.
	
	d.
	O desenvolvimento tecnológico confunde as pessoas, levando-as a trocar as tarefas importantes pelas urgentes.
	
	e.
	O desenvolvimento tecnológico sempre torna as pessoas reféns de seus resultados, o que faz com que a humanidade sempre reivindique mais tempo livre.
 
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
1. Sobre os Direitos Humanos, é correto afirmar que:
	
	a.
	Defendem apenas aquelas pessoas que tenham transgredido de alguma forma as leis de nossa Constituição.
	
	b.
	Restringem-se às discussões internacionais, principalmente em lugares que estão em Guerra Civil.
	
	c.
	Levam em consideração a condição humana e a proposta de igualdade universal presente em nossa Constituição de 1988.
	
	d.
	Defendem apenas parte da população, aquela mais afastada das esfera do poder e que, portanto, são marginalizadas.
	
	e.
	São um tema superado e que atualmente funcionam apenas como estopim para discussões vazias na internet.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
1. Com o advento da globalização muitos debates surgiram buscando compreender qual seria o seu alcance e quais seriam as suas consequências para os países. Alguns acreditavam que a globalização seria benéfica, enquanto outros pensavam que seria maléfica. Em que pese o debate, fato é que em muitos países as desigualdades sociais aumentaram, com forte presença do desemprego e da pobreza. Por isso a ideia de justiça social é muito relevante, pois os países devem buscar maneiras de atenuar as injustiças que acometem suas populações. O filósofo John Rawls é um dos principais autores da teoria da justiça. Ele argumentou que a equidade seria uma condição para a justiça social. 
Quais dos pressupostos a seguir podem ser atribuídos à teoria da justiça de John Rawls?
	
	a.
	Os indivíduos devem ter suas liberdades fundamentais garantidas, como a liberdade política, de consciência e de direito à propriedade.
	
	b.
	Os indivíduos devem ter direito apenas a liberdades econômicas, pois com essa liberdade podem conquistar as outras.
	
	c.
	Os indivíduos não devem ter garantido todas as liberdades fundamentais, somente a liberdade de direito à propriedade.
	
	d.
	A liberdade de consciência não faz parte do conjunto de princípios elaborados pelo filósofo John Rawls.
	
	e.
	Os indivíduos devem ter direito a casa própria e emprego digno, enquanto que liberdade política não faz parte da justiça social.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
1. A medida em que se intensifica o processo de globalização, aumentam também os grandes fluxos migratórios e a tendência dos países desenvolvidos a fecharem suas fronteiras. Dessa forma, é correto afirmar que: 
I – No modelo atual de globalização, enquanto o capital financeiro flui livremente à revelia das fronteiras entre os países, a mobilidade dos trabalhadores é fortemente controlada por barreiras impostas pelos países desenvolvidos; 
II - Esse fechamento das fronteiras é apoiado por órgãos internacionais e multilaterais, como a ONU, a OMC e o FMI, como uma ferramenta eficaz de combate ao terrorismo; 
III – Longe de combater o terrorismo, as políticas protecionistas e o fechamento das fronteiras, impedem que os países desfrutem das vantagens apresentadas pelos movimentos migratórios e promovem o medo xenófobo ao imigrante, identificando-o como inimigo da pátria e potencial terrorista. 
Estão corretas as afirmações: 
 
	
	a.
	 I e III 
	
	b.
	 I e II 
	
	c.
	Apenas a II 
	
	d.
	Apenas a I 
	
	e.
	II e III 
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
1. A partir de sua teoria da justiça como equidade, John Rawls (2002), busca estabelecer princípios e instituições necessárias para que se alcance a justiça social. Entre estes princípios e instituições estão: 
I – Um sistema educacional subsidiado pelo governo, de modo a garantir liberdade de consciência e igual acesso à educação para todos os cidadãos.  
II - A garantia de uma renda mínima a todas as famílias, de modo que os direitos básicos sejam garantidos.  
III - Programas de apoio para garantir a eficiência da economia do mercado, mantendo o sistema de preços em patamar competitivo e garantindo níveis de emprego, por meio da isenção de impostos e da não interferência no livre mercado. 
 
Estão corretas as afirmações: 
	
	a.
	 II e III 
	
	b.
	 I e III 
 
	
	c.
	 apenas a III 
	
	d.
	 I, II e III 
	
	e.
	 I e II 
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
1. Leia o excerto a seguir. 
“Enquanto naves e foguetes subiam ao espaço, a "coexistência pacífica" continuava a fazer vitimas em todos os continentes. A década de 1960 teve início com um episódio da maior gravidade: a construção do muro que passoua dividir a cidade Berlim em dois setores, ocidental e oriental. [...] Na noite de 13 de agosto de 1961, os soviéticos isolaram o lado leste de Berlim com arame farpado e iniciaram a construção do muro que dividiu totalmente a cidade. Por cerca de trinta anos esse muro simbolizou a Guerra Fria”.
Fonte: MIRANDA, M. L.; FARIA, R. de M. (Org.). Da Guerra Fria à Nova Ordem Mundial. São Paulo: Contexto, 2003. p. 42.
Após ler o texto em destaque e com base no que você estudou, marque V, nas alternativas verdadeiras, e F, nas alternativas falsas.
(_) O muro de Berlim, na Alemanha, simbolizou a divisão do mundo em dois blocos: o comunista e o capitalista.
(_) O muro de Berlim foi idealizado pelos Estados Unidos pra expandir seu comércio com a Europa ocidental e oriental.
(_) O bloco capitalista era liderado pelos Estados Unidos, enquanto que o bloco comunista era liderado pela União Soviética.
(_) A ideologia capitalista defendia o fim do liberalismo comercial, diferente da ideologia anarquista que era favorável à livre concorrência. 
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	a.
	V; F; V; V.
	
	b.
	V; F; F; V.
	
	c.
	F; F; V; V.
	
	d.
	F; F; V; V.
	
	e.
	V; F; V; F.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
1. Um dos fenômenos mais marcantes do século XX, ligado à revolução tecnológica é a globalização. Um dos traços mais importantes desse fenômeno é o paradoxo que ele gerou, do qual não se pode escapar. Podemos explicar esse paradoxo da seguinte forma:
	
	a.
	Por um lado, aumentou o contato entre diferentes grupos sociais, com diferentes desejos e necessidades políticas. Por outro lado, intensificou o conflito entre esses grupos, interferindo diretamente na luta por espaços sociais e políticos e por direitos.
	
	b.
	Por um lado, aumentou a compra de produtos manufaturados em espaços capitalistas, onde as questões sociais estão mais bem resolvidas. Por outro lado, intensificou o desejo de grupos oprimidos de buscarem inspirações nessa mesma cultura.
	
	c.
	Por um lado, afastou os diferentes grupos sociais. Por outro lado, trouxe a consciência quase que universal de que é necessário garantir os direitos de diversas minorias, sempre a partir de plebiscitos e outras consultas à vontade popular.
	
	d.
	Por um lado, trouxe a necessidade dos diversos grupos sociais de aprenderem uma única língua com a qual pudessem se comunicar. Por outro lado, criou o desejo desses mesmos grupos de divulgarem suas próprias línguas locais.
	
	e.
	Por um lado paralisou as lutas sociais, já que todas as conquistas dos diferentes grupos sociais passaram a ser divididas rapidamente. Por outro lado, incentivou a busca por novas lutas, algumas sem validade e representatividade.
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
1. Sobre os grandes fluxos migratórios que vemos no século XXI, é correto afirmar: 
I) São os principais responsáveis pelos inúmeros casos de terrorismo que vemos nos países desenvolvidos 
II) Trazem como vantagens a revitalização de sociedades envelhecidas, a partir da migração de pessoas jovens e o acesso a recursos humanos qualificados, cujos custos de qualificação foram assumidos por outros países; 
III) São uma consequência da Globalização, pois a diminuição de distâncias e o amplo acesso à informação colocam no horizonte do aspirante à migração não apenas o espaço geográfico mais próximo – outra cidade, outro estado – mas o mundo inteiro. 
Estão corretas as afirmações :
	
	a.
	 I e II 
	
	b.
	 I e III 
	
	c.
	 I, II e III 
	
	d.
	Apenas a I 
	
	e.
	II e III 
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
1. “A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...] No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes.”
 
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24.
 
Considerando o enunciado anterior, sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.
	
	a.
	Sobre as ações que asseguram a emergência do mercado global, o autor está se referindo à doutrina econômica neoliberal que, entre outros princípios, defende o fortalecimento do Estado e a intervenção estatal como reguladora direta dos mercados – industrial, comercial e financeiro.
	
	b.
	Entre as características próprias da globalização temos a alteração profunda na divisão internacional do trabalho, em que a distribuição das funções produtivas tende a se concentrar cada vez mais em poucos países, como é o caso dos Estados Unidos e do Japão.
	
	c.
	A globalização é um processo exclusivamente baseado no desenvolvimento das novas técnicas de informação e sua origem está diretamente relacionada com a difusão e universalização do uso da internet, que se deu a partir do final da década de 1990.
	
	d.
	Atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais.
	
	e.
	As estratégias protecionistas tomadas pelos governos em todo o mundo, dificultando a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados nacionais, são consideradas como características marcantes do processo de globalização.

Continue navegando