Buscar

PRONTO OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE DA AMAZONIA-UNAMA SANTARÉM- PARÁ
CURSO : FARMÁCIA
DISCIPLINA: BIOSSEGURANÇA
TUTORA: KAMILLA MAYARA RODRIGUES GOMES DA SILVA
ALUNA: MARIA DILCIRENE FERNANDES FARIAS
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – AOL 5
Os profissionais da área da saúde estão sujeitos diariamente a diversos riscos no seu local de trabalho . São os riscos ambientais físicos químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. A fim de minimizar e controlar esses riscos existe a Biossegurança conceitua da como “o conjunto de procedimentos necessários para prevenir e controlar os riscos que pessoas podem correr em certas situações”. Os riscos biológicos acontecem pelo contato com os doentes , utilização de instrumentos perfurantes ou cortantes contaminados e através de flui dos orgânicos. Os riscos físicos, através dos raios laser, radiações ultravioleta, campos eletromagnéticos e ruídos . Os riscos químicos se dão pelo manuseamento de produtos químicos perigosos e produtos tóxicos . Os riscos ergonômicos, pela mobilização de doentes e longo s períodos em pé, manuseamento de equipamentos pesados. E os riscos de acidentes no local de trabalho devido a pisos escorregadios e iluminação precária . Para prevenir e combater os acidentes e doenças do trabalho existe as Normas Regulamentadoras que o obrigam as empresas a se adequarem as condições mínimas de segurança e saúde dos colaboradores. 
A Norma Regulamentadora – N R 6 considera E P I todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho, tais como: máscaras, óculos, luvas, avental ou capote descartável, gorro , etc. Esses equipamentos devem ser utilizados pelos profissionais, prevenindo -os de doenças oriundas do contato entre profissional e paciente e quanto aos riscos de outros acidentes de trabalho visando a conservação da sua própria saúde (BRASIL, 2014) . 
 A utilização inadequada ou a resistência que os profissionais da área de saúde têm em utilizar os Equipamentos de Proteção Individua l (EP I) podem gerar doenças e consequências graves a saúde dos mesmos. São riscos biológicos graves no qual estão vulneráveis a infecções causadas pelo vírus da imunodeficiência humana (V IH) , pelo vírus da hepatite B (VHB) e vírus da hepatite C (VHC), infecção hospitalar , contaminação com produtos químicos, quedas e traumatismos de vido a pavimentos lisos ou molhados . 
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
 BRASIL. N R-6- Equipamento de Proteção Individua l- EP I. In: EQUIPE ATLAS . Segurança e medicina do trabalho. 5 4. e d. São P aulo: A tla s, 2004. 
 NEPOMUCENO, Mariana Marques . Riscos oferecidos à saúde dos trabalhadores de uma unida de de alimentação e nutrição (UA N ). Brasília, D F, 2004. 
 ROSSETE Celso Augusto. Biossegurança . São Paulo . Pearson Education do Brasi l, 2016. 
 TALHAFERRO, Belisa; BARBOZA Denise Beretta; OLIVEIRA, Andrea Ranucci de. Adesão ao uso dos equipamentos de proteção individual pela enfermagem. Rev. Ciênc. Méd ., Campinas, v. 17, n.3 -6, p157 -166, 2008.

Outros materiais

Outros materiais