Buscar

Práticas de Aventura na Natureza 9 ano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Práticas de Aventura na Natureza
Os esportes de aventura devem ser praticados ao ar livre, a céu aberto. Há basicamente duas categorias diferentes de esportes de aventura: esportes de aventura na natureza e os esportes radicais urbanos.
Os esportes de aventura na natureza são, como o próprio nome diz, executados em ambientes naturais, na natureza, e sob a influência de intempéries naturais, como sol, chuva, vento. Os esportes radicais urbanos são praticados nos ambientes urbanos ou ainda em lugares fechados.
Quando um esporte é realizado na natureza, isso incrementa com alguns elementos, posto que além de saber lidar com certos acessórios, há toda a influência natural em termos de percurso, condições climáticas, entre outros. Tudo isso conta no grau de dificuldade e exigência.
Todas essas condições ambientais influenciam nos riscos, o que, por sua vez, aumenta o grau de adrenalina sentida nas práticas esportivas.
Você pode até não associar o termo à modalidade, mas, muito provavelmente, já viu ou praticou alguma atividade esportiva considerada de aventura.
Aquela caminhada por trilhas em meio à natureza, tão comum em destinos de ecoturismo, é conhecida como hiking e um dos tipos de esporte de aventura mais praticados em todo lugar.
Também estão classificadas como práticas de aventura o surfe, o paraquedismo e até o bungee jumping.
Esportes de aventura e radicais, não importa o termo, são para quem gosta de uma dose de adrenalina e contato com a natureza
O que é esporte de aventura?
Modalidades que envolvem um certo risco calculado são as que melhor definem o que é um esporte de aventura. É comum que elas sejam feitas em meio à natureza, sempre envolvendo elementos como velocidade e altura, e despertando distintas sensações nos que praticam.
Outra característica comum a esses esportes é que muitas vezes eles exigem bom preparo físico e bastante do aspecto emocional. Ao mesmo tempo, proporcionam altas doses de adrenalina e uma sensação de bem-estar pelo objetivo alcançado.
História dos esportes de aventura na natureza
A história dos esportes radicais e de aventura remonta há muito tempo. É claro que alguns dos esportes existiam antes de se tornarem um esporte em si e foram se moldando para se encaixar como prática esportiva. Outros foram derivados de certas práticas e se tornaram uma coisa nova.
Os esportes radicais e de aventura surgiram nesta era contemporânea. Com a modernização da sociedade, o homem ficou mais concentrado nas cidades, preso a atividades ligadas às tecnologias e áreas urbanas.
O homem foi ficando distante da natureza e das atividades a ela relacionadas. Esse contato com o natural ficou super reduzido, distante. Ficamos por vezes presos a atividades rotineiras, monótonas, desprovidas de intensidade e emoção.
Chegou o momento então que o homem resolveu fazer uma espécie de volta às origens, retomando um contato maior com a natureza. Isso se mostrou importante para uma reflexão maior e mais profunda sobre o convívio social e a vida em sociedade.
Ter um contato maior com a natureza passou a ser visto como uma necessidade, visto que tais atitudes teriam efeitos extremamente benéficos em termos pessoais (físicos e mentais) e sociais. Pessoas de várias idades os praticam, principalmente as que estão na faixa entre 18 e 30 anos.
A partir da segunda metade do século XX, os esportes de aventura foram ganhando espaço. Mas foi principalmente a partir da década de 1980 que eles tomaram uma forma mais sólida e cresceram vertiginosamente, popularizando-se.
 Quais os benefícios dos esportes de aventura?
Enquanto estamos jogando algum desses esportes, nosso corpo produz e libera mais hormônios, entre eles a endorfina, a serotonina e a adrenalina. Esses hormônios são responsáveis por atuar no combate ao estresse, regulação do humor e funções metabólicas e aumento na sensação de bem-estar. Ou seja, um pacote completo para nossa saúde física e mental.
Encarar esporte considerado de risco nos tira da zona de conforto e traz a sensação de que somos capazes de encarar novos desafios a qualquer momento. Além disso, eles exigem muito mais do corpo e do emocional do indivíduo. Muitas das vezes, esses esportes envolvem situações extremas em termos físicos e/ou emocionais. Essa modalidade de esporte estimula fortemente a produção de certos tipos de hormônios, como serotonina e endorfina.
Tipos de esportes de aventura na natureza
1. Trekking
Também conhecido como trilhas, é o esporte de realização de caminhadas pela natureza, adentrando a mata, pisando em pedras, passando por lagos, etc. É preciso uma boa dose de fôlego e alguma força nos músculos da perna, pois esses serão bastante exigidos.
2. Canyonismo
Ela se caracteriza pela exploração de um canyon – uma espécie de furna esculpida por um curso d’água. Utiliza-se o rapel para adentrar-se no canyon, passando por cachoeiras ou não e toda essa atividade demanda a utilização de diversos grupos musculares.
3. Rafting
Um dos mais populares e praticados, o rafting é um esporte de aventura bastante emocionante. Ele consiste na descida de corredeiras dos rios com o uso de um bote inflável. É um esporte que exige muito dos braços, além de muita agilidade. Quanto mais tranquilo o curso, mas força será necessária para mover o bote.
4. Arvorismo
Consiste na utilização de técnicas para se locomover entre as copas das árvores. São plataformas criadas no alto das árvores, com ajuda de cabos, cordas e suportes de apoio para pés e mãos. Ao final do percurso, muitas vezes a descida é feita com tirolesa.
5. Escalada
Diz respeito à prática esportiva onde o indivíduo escala montanhas e paredões artificiais de diferentes tamanhos e formas, com a ajuda de cordas, mosquetão e outros acessórios.
6. Mountain bike
É a velha prática de ciclismo associada a trilhas compostas de terrenos variados.
7.Paraquedismo
Da mesma forma que outras modalidades de voo livre (como o parapente e a asa-delta, por exemplo), saltar de paraquedas ajuda a trabalhar a flexibilidade do corpo e a respiração, além de proporcionar momentos incríveis de alta adrenalina.
8.  Surf
O surf é um esporte bastante praticado no Brasil e no mundo cujo objetivo é deslizar pelas ondas do mar por meio de uma prancha.
Apesar de ser uma modalidade que exige equilíbrio e agilidade, o surf pode ser uma prática divertida tanto para atletas quanto para amadores.
Além disso, ele é um esporte que contribui para melhora do condicionamento físico e capacidade respiratória ao mesmo tempo em que permite um contato direto com a natureza.
Mas, atenção! Além de saber nadar, é fundamental seguir as orientações de segurança transmitidas por um instrutor qualificado!

Continue navegando