Buscar

Trabalhos Inglês

Prévia do material em texto

Disciplina: Inglês
A República da Irlanda, mais conhecida somente como Irlanda, é um Estado europeu com soberania que ocupa grande parte da ilha homônima. Seu sistema político é o constitucionalismo e a governança da república ocorre através de uma democracia parlamentar que tem o presidente como maior autoridade. 
A Irlanda é categorizada como uma nação desenvolvida da Europa. Além disso, tem o 7º maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em escala mundial e avaliações boas no que se refere aos índices de liberdade política, econômica, de imprensa e ao grau de aplicação de medidas democráticas.
Entre outros aspectos, a Irlanda é membro oficial da UE - União Europeia e faz parte de grupos como a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), ONU (Organização das Nações Unidas), OMC (Organização Mundial do Comércio) e do Conselho da Europa. A capital da Irlanda é Dublin, cidade que apresenta mais de 4 milhões de habitantes em seu território.
Com sua fundação no ano de 1922, o Estado Livre da Irlanda surgiu após o Tratado Anglo-Irlandês, acordo fundamental que encerrou de forma de definitiva a Guerra de Independência da Irlanda. Prevista na legislação britânica que antecede 1921, a partilha da nação irlandesa ocorreu como réplica à posição contrária da Irlanda em relação ao Home Rule (criação de autogoverno) da Grã-Bretanha e aos processos unionistas de independência, movimentos que foram maioria na região nordeste da nação. Entre os nove condados de Ulster, província do Norte do país, seis deles se estabeleceram formando a Irlanda do Norte, que é parte do Reino Unido e única fronteira ao norte com a Irlanda soberana. O oceano que cerca a Irlanda é o Atlântico. Ao sul, é banhada pelo mar Céltico, ao sudeste pelo Canal de São Jorge e ao leste pelo Mar da Irlanda.
No ano de 1801, os reinos da Grã-Bretanha e da Irlanda foram fundidos na formação do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Em 1916, houve uma revolta contra esse processo, sem sucesso. Três anos depois, políticos nacionalistas do Congresso irlandês declararam apoio à criação de um Estado soberano sem vínculos com a Grã-Bretanha: a República da Irlanda. Então foi formado um parlamento de caráter separatista e foi iniciada uma guerra de independência. 
O sangrento conflito terminou somente no ano de 1922 após o acordo realizado no Tratado Anglo-Irlandês, que estabeleceu o autogoverno e o domínio do Estado Livre da Irlanda dentro de uma Commonwealth (Comunidade das Nações) da Grã-Bretanha. Já a Irlanda do Norte decidiu por continuar a ser um componente do Reino Unido (United Kingdom - UK).
A Irlanda marca presença entre as nações mais ricas do planeta, mas no que se refere ao seu PIB (Produto Interno Bruto) per capta, o país é considerado um dos mais pobres do velho continente. Ao final da década de 1950, o protecionismo econômico irlandês foi derrubado e a nação soberana entrou, no ano de 1973, para a Comunidade Econômica da Europa.
A Irlanda é conhecida como Ilha Esmeralda, pois sua vegetação é abundante e as chuvas as mantêm verdes, independente da época do ano. Por todo seu território espalham-se paisagens de tirar o fôlego, como os Cliffs of Moher, no Condado de Clare, um dos cartões-postais da ilha.
O povo irlandês é conhecido por ser alegre, simpático e receptivo, o que o diferencia de grande parte dos europeus. Não dispensam uma visita ao pub nem após um funeral, já que a cerveja é a companheira tanto dos dias festivos quanto dos tristes.
Adoram música e dança celta, parte primordial da cultura da Irlanda,originárias dos seus antepassados. Aliás, eles fazem questão de manter vivo o gaélico irlandês, um dos idiomas oficias do país.
Os irlandeses são apaixonados por esportes, principalmente o rugby. Outra característica comum à população é a superstição. Muitas delas bastante curiosas.
Além desses atributos, a Irlanda se popularizou como um grande centro para os intercambistas do mundo, o que inclui os brasileiros. Isso ocorre porque os valores cobrados para estudar inglês naquele país são mais baratos em comparação com os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália.
A Irlanda oferece ainda ao intercambista a oportunidade de trabalhar durante esse período. O que ajuda no custo de vida, nas viagens e enriquece o currículo. Aos universitários, Dublin abriga uma das instituições acadêmicas mais respeitadas de toda a Europa, a Trinity College.

Continue navegando