Buscar

Trabalhos Fisica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Física
1. O que é referencial?
O referencial (ou sistema de referência) é formado por um ponto ou corpo, ou por um conjunto de pontos ou corpos, que é utilizado para determinar as características (como movimento e trajetória) de um móvel em relação a outros corpos. 
2. O que é trajetória? E deslocamento?
A trajetória de um corpo em movimento é o caminho percorrido por esse corpo e é formada pelas sucessivas posições ocupadas por ele em relação ao referencial adotado. Os rastros de uma pessoa caminhando na areia da praia é um exemplo de trajetória.
Já o deslocamento não depende da trajetória, e sim das posições inicial e final, é apenas a medida da linha reta que une esses dois pontos.
3. Qual a diferença entre ponto material e corpo extenso? Um carro pode ser considerado um ponto material em uma situação mais corpo extenso em outra? Justifique sua resposta.
O corpo extenso apresenta dimensões consideráveis em relação ao referencial ou sistema de referência adotado. Já o ponto material apresenta dimensões desprezíveis em relação ao sistema de referência.
Sim, pois quando um carro está guardado em determinado local, ele é considerado corpo extenso uma vez que suas dimensões são compatíveis com a garagem, e quando em movimento, por exemplo, em uma estrada, é considerado um ponto material.
4. Explique a diferença entre velocidade escalar média e velocidade instantânea. Se uma pessoa percorre, a pé, 20 km em 4 horas. Qual sua velocidade média?
5. O que se pode dizer sobre a velocidade escalar instantânea de um corpo que se desloca em movimento retilíneo uniforme (MRU)?
Em termos mais técnicos, dizemos que, no movimento uniforme, o móvel sofre iguais variações de espaço (deslocamentos) em tempos iguais, ou seja, possui velocidade escalar constante e diferente de zero. O movimento uniforme pode ocorrer sem restrições quanto à forma da trajetória, mas, se o movimento acontece em trajetória reta, ele também é chamado de movimento retilíneo uniforme (MRU).
6. Escreva a diferença entre movimento progressivo e retrógrado.
Há duas maneiras diferentes de realizar um movimento retilíneo uniforme: o móvel se movimenta no sentido positivo da trajetória, ou o móvel se movimenta no sentido negativo da trajetória.
Móvel no sentido positivo da trajetória: a velocidade é positiva e o movimento é progressivo.
Móvel no sentido negativo da trajetória: a velocidade é negativa e o movimento é retrógrado.
7. O que é a função horaria do espaço? Escreva-a e identifique os termos.
A função horária do espaço permite localizar um móvel, em qualquer instante, que se movimenta com velocidade constante, desde que seu espaço inicial e sua velocidade sejam conhecidos.
Na função horária do espaço, as grandezas são:
 Posição no espaço em um tempo  qualquer.
 Posição no espaço inicial. No caso, 
 Velocidade escalar do móvel.
8. É possível obter alguma informação sobre o movimento de um corpo apenas analisando o gráfico que descreve a posição desta partícula em função do tempo?
Sim, porque uma vez que a concavidade estiver voltada para cima, o movimento é acelerado. Se a concavidade estiver para baixo, o movimento é retardado.
9. Aponte a principal diferença entre o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) e MRU.
A grande diferença do MRUV para ao MRU é que a aceleração é diferente de zero, em outras palavras, a velocidade não é mais uma constante. A aceleração é a diferença entre a variação da velocidade pela variação do tempo
10. O que é aceleração média e aceleração instantânea?
A aceleração escalar média é definido como a variação da velocidade escalar em função do tempo, enquanto a aceleração escalar instantânea é a medida de variação da velocidade instantânea.
11. Qual a unidade medida de espaço, velocidade e aceleração, segundo o sistema internacional de unidades (SI)?
Espaço: S=m
Velocidade: V=m/s
Aceleração: a=m/s
12. Escreva a relação entre grandezas velocidade (v) e aceleração (a) para que um movimento seja classificado como acelerado ou retardado.
13. Escreva a função horaria da velocidade para um objeto que descreve um MRUV. Identifique cada um dos termos.
v (t) = v0 + a . t
v(t) é a velocidade do corpo num instante t;
v0 é a velocidade inicial do corpo;
a é a aceleração do corpo;
t é um instante qualquer 
14. Escreva a função horaria do espaço para um objeto que descreve um MRUV. Identifique cada um dos termos.
S= S0+v.t
S0: posição final (m)
t: tempo final (s)
V: velocidade (m/s)
15. Qual informação é possível tirar de um gráfico de velocidade em função do tempo?
Quando a velocidade de um móvel aumenta em função do tempo, ela é representada como uma reta ascendente. Esse movimento é chamado de movimento acelerado. A fórmula usada para construir os gráficos de v(t) (velocidade em função do tempo) é chamada de função horária da velocidade.
16. Explique a equação de Torricelli. Obs: não precisa demonstrá-la
Uma equação que contribui para a análise do movimento uniformemente variado é a chamada equação de Torricelli, formulada por Evangelista Torricelli (1608-1647). Do conjunto de equações do MUV, essa é a única que não apresenta a variável tempo  
Com essa equação, tem-se uma ferramenta que permite calcular o deslocamento, encontrar as velocidades inicial e final e até determinar a aceleração de um móvel sem a necessidade de conhecer o intervalo de tempo considerado para o movimento.

Outros materiais