Buscar

Resenha Gestão de Empresas Unibf Pós graduação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL
DISCIPLINA: GESTÃO DE EMPRESAS
DISCENTE: LEONILDO RIBEIRO DE SOUZA
RESENHA
PRÁTICAS DO EMPREENDEDORISMO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS
A prática do empreendedorismo traz consigo diversos desafios, exigindo do empreendedor estratégias específicas em cada fase do processo, visto que o caminho do empreendimento não é uma linha reta a ser seguida. Sabendo disto, trarei aqui, alguns apontamentos observados a partir das leituras indicadas no decorrer da disciplina que estão disponíveis na plataforma, abordarei o tema proposto, como atividade de conclusão de disciplina. Diante disso, exporei no decorrer desta resenha a importância da gestão e do gestor de projetos para a empresa nas fases que fundamentam o desenvolvimento da empresa para atingir as metas almejadas pelo empreendedor.
Em primeiro momento, é necessário conhecer as definições de gerenciamento de projetos. Para Maximiano (2006, p. 379), “ Os projetos são atividades ou empreendimentos que têm começo e fim programado, e que devem fornecer um produto final singular”. A partir dessa afirmação, podemos entender que os projetos têm um tempo determinado pelas organizações, para que seus objetivos sejam alcançados e ao mesmo tempo preciso.
O gerenciamento de projeto é uma prática que não pode ser confundida com as que são executadas diariamente pela empresa, ou seja, não é uma atividade de rotina. Ele pode ser desenvolvido pela empresa em geral ou em um setor específico, para o lançamento de um produto ou programa. O que irá caracterizá-lo serão os detalhes nele estabelecidos, visto que, o projeto visa detalhar as fases que se seguirá até o momento da execução.
É necessário entender que o gerenciamento de um projeto é um conjunto de conhecimentos necessário que envolve: Iniciar, planejar, executar e controlar o trabalho de uma equipe em direção a uma meta específica no desenvolvimento de um produto ou serviços. Quando uma empresa ou determinado setor precisar alcançar métricas de melhoria em seu desempenho, recorrem à elaboração de um projeto. Pois sabem que para captar recursos, e estabelecer o tempo necessário, o projeto precisa ser detalhado, estudado e conter todas as variáveis possíveis para que não ocorra a perda de tempo e recursos.
O gerenciamento de projetos também precisa ser aplicável, contendo todos os dados coletados com a finalidade de oferecer maior segurança para o empreendedor. Desse modo, ele deve considerar o conjunto de habilidades, ferramentas, metodologias e técnicas como objetivo de atender as necessidades do projeto.
Ao elaborar um projeto, é necessário observar alguns pilares que são indispensáveis para que seja bem estruturado, são eles: Escopo, tempo, custo e qualidade. Quando nos referimos ao escopo, estamos nos referindo ao propósito, a intenção do projeto. O gerenciamento do tempo é uma das partes mais importantes do projeto, pois ele precisa ser cumprido, deve apresentar o início e o fim do projeto. Os custos devem ser sempre observados com a finalidade de mensurar o que está sendo gasto e o que deve ser gasto. A qualidade assegura que o que foi prometido deve ser entregue, sem que haja variáveis para mais ou para menos, com a maior assertividade possível.
O gerenciamento de projeto possui uma identidade para cada empresa, ou seja, por mais bem elaborado que seja um projeto e que tenha dado certo para uma determinada empresa, não significa que o mesmo irá funcionar para outra, pois existem variáveis que devem ser levadas em consideração, entre elas está o tempo em que foi executado o projeto, se os custos são os mesmos ou se mudaram, o valor da matéria prima, a localização, entre outros fatores que exigem um estudo aprofundado para cada projeto.
O gerente de projetos é um aliado importante na prática do empreendedorismo, de modo que o empreendedor poderá fazer uso das suas habilidades. O gerente de projetos, pode ser alguém que faz parte do quadro de funcionário da empresa, mas também pode ser alguém contratado especificamente para aquela tarefa. Caso seja alguém da empresa, ele poderá retornar ao seu cargo inicial, após findo o prazo da elaboração do projeto.
O gerente de projetos deve trabalhar aliado com os setores da empresa, pois é necessário que ele tenha acesso a diversas áreas de conhecimento. É necessário, também, que ele não trabalhe sozinho, para isso, poderá associar-se com gerentes de setores diferentes do seu. Essa multidisciplinaridade é o diferencial para o sucesso do projeto. Algumas habilidades são indispensáveis para o gerente de projetos, entre elas podemos ressaltar:
· Capacidade de resolução de problemas, ele deve ter uma visão crítica e apurada para identificar os problemas presentes no projeto.
· Habilidades administrativas, neste ponto ele deve ter conhecimentos em planejamento, organização e controle.
· Gerenciamento de tempo, quando necessário ele deve delegar funções e gerenciar equipes.
· Relações Interpessoais, visto que precisará conversar com outros setores e aliar-se com diversos outros profissionais de diferentes áreas do conhecimento.
Desse modo, para ter sucesso na jornada empreendedora, o gestor deve ter conhecimentos de quais habilidades buscar no profissional que o ajudará na elaboração do projeto. Pois o empreendedorismo possui desafios e imprevistos que podem afetar diretamente na execução de um projeto. Cada vez mais, o mundo das organizações torna-se intolerante aos erros, em razão das inúmeras concorrências presentes no mercado e frente às demandas corporativas. Desta forma, é necessário que todas as decisões sejam bem administradas e os projetos perfeitamente executados dentro dos prazos previamente estabelecidos de modo que não haja gastos desnecessários e acontecimentos imprevistos.

Outros materiais