Buscar

ensaio e caracterização d materiais

Prévia do material em texto

Ensaio e Caracterização de Materiais
Aluno (a): 
Data: .
Avaliação Prática Final
Data:30/08/2022 Nota:10
POR FAVOR, LEIA AS INSTRUÇÕES:
· Preencha os dados no Cabeçalho para sua identificação;
· Esta Avaliação contém 03 (três) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Leia com atenção os enunciados e faça o que se pede;
· NÃO serão aceitas respostas e textos retirados da íntegra Internet, assim como imagens (desde que seja pedida). A interpretação e execução fazem parte do processo.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome A.P. Disciplina – Nome do Aluno;
· Só serão aceitas as extensões .docx (M.S. Word) ou .PDF;
· Envie o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Atividades enviadas “em branco”, plagiadas de sites ou repetidas de outros alunos, terão notas ZERO.
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
1) Cite dois tipos de ensaios de impacto mais utilizados na mecânica? Identifique as principais características que os diferenciam.
 Os ensaios mais utilizados são o Charpy e o Izod, que diferem na configuração geométrica do entalhe do corpo de prova, e do modo de fixação do mesmo na máquina de ensaios, ficando posicionados de acordo com o esquema na Ilustração a seguir.
O corpo de prova fica posicionado na base; então é liberado um martelo e uma aresta (cutelo) atinge o corpo de prova na região do entalhe, ocorrendo assim a fratura exatamente nesta região que é um ponto de concentração de tensões; o pêndulo continua o movimento até a altura máxima possível, como está representado abaixo. A energia absorvida é calculada através da diferença entre a altura inicial e a altura final multiplicada pelo peso do martelo.
As condições dos ensaios de impacto são aquelas que representam as mais severas em relação a potencial ocorrência de uma fratura no projeto, como por exemplo, baixa temperatura, elevada taxa de deformação e estado de tensão triaxial (entalhe), que na realidade não há necessidade de ocorrer os três fatores simultaneamente para produzir a fratura frágil.
Ilustração : Corpos de prova padrão de Charpy e Izod, e seu posicionamento na máquina. Representação esquemática da máquina de ensaio de impacto 
A diferença entre os dois ensaios de impacto está na fixação do corpo de prova, sendo que o ensaio tipo Charpy é apoiado em dois batentes, e Izod tem uma das extremidades engastada. O martelo é montado na extremidade de um pêndulo e ajustado num ponto, de tal maneira que sua energia cinética no ponto de impacto seja um valor conhecido. O martelo é solto e bate contra corpo de prova, nesse ponto o entalhe sofre uma tensão de flexão produzindo, no lado tracionado, um estado triaxial de tensões (tensão radial ao entalhe, londitudinal e transversal) que depende das dimensões do corpo de prova e do entalhe, sendo que esse estado triaxial de tensões não é distribuído uniformemente pelo entalhe. Depois de rompê-lo o martelo sobe até uma altura, que representa a energia inicial (no ponto de impacto) menos a energia absorvida pelo corpo de prova, ou seja, quanto mais subir o martelo menor a energia absorvida.
.
2) A partir da imagem abaixo, identifique o tipo/nome de ensaio mecânico e apresente a forma de como é dada a medição do losango para a obtenção do valor da dureza.
A dureza é uma propriedade mecânica que mensura a resistência ao risco ou à formação de marcas permanentes que um material apresenta quando pressionada por outro material ou por marcadores padronizados.O ensaio de dureza é considerado um ensaio não destrutivo. Ele deixa uma pequena marca na peça que não compromete o seu desempenho técnico e é um dos ensaios mecânicos mais populares nas indústrias.Existem diversos meios de realizar o ensaio de dureza. Atualmente, o método mais utilizado é o por penetração, no qual uma carga é realizada por um determinado período de tempo sobre uma superfície através de um penetrador. A dureza é avaliada através da deformação deixada na superfície da peça.
HV=0,102-2-P-sen(0/2)=0,189- p
 L2 L2
3) Diante do gráfico Tensão x Deformação obtido em um ensaio de tração, identifique o nome dos LIMITES estabelecido para os pontos A, B, C e D, e informe os fenômenos que ocorrem nos corpos de prova quando eles se encontram na região 2 do gráfico. 
Ponto A: limite de...elástico 
Ponto B: Limite de proporcionalidade 
Ponto C: Limite de Resistência 
Ponto D: Limite de Ruptura 
Região 2:Fenômeno de de escoamento 
 Atividade Prática Final em Ensaio e Caracterização de Materiais

Continue navegando