Buscar

Pti SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC 
 ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 
MARLON DE OLIVEIRA BARBOSA 
PTI
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
SÃO PAULO 
2021
 Arquitetura P2P (peer-to-peer) é uma arquitetura de redes em que cada par, ou nó, coopera entre si para prover serviços um ao outro, sem a necessidade a priori de um servidor central. Todos os pares são clientes e servidores.
Existem três tipos de redes não estruturadas:
· Pura: Uma arquitetura de rede p2p pura é completamente descentralizada, não há um elemento central (diferentemente do modelo cliente-servidor), apenas uma camada de roteamento, pois todos possuem papel equivalente, como visto anteriormente, o sistema de busca é por inundação, que gera certas desvantagens. No entanto, aplicações P2P “puras” são raras. A maioria das arquiteturas P2P é híbrida, utilizando alguns elementos centralizadores na execução de tarefas cujo desempenho é crítico.
Exemplo:Gnutella,Freenet.
· Híbrida: Nesse tipo de arquitetura existem alguns nós especiais, chamados de supernós. Supernós concedem o ingresso dos nós na rede, indexam os recursos compartilhados pelos nós e liberam a busca por estes recursos. Quando localizado um determinado recurso pode ser obtido a partir da interação direta entre os nós. Uma falha em um supernó pode ser tolerada elegendo dinamicamente outro supernó.
Exemplo: Kazza e Bittorrent.
· Centralizada: São redes híbridas, mas também possuem servidores centrais que controlam as entradas e saídas de nós na rede. Os nós registram no servidor central os recursos que compartilharão na rede. As pesquisas por recursos disponíveis nos pares são executadas pelo servidor central, o servidor prove banda e processamento, enquanto o acesso aos recursos é efetuado diretamente entre os pares (transferência de dados é P2P).Exemplo: eMule, Napster.
O modelo P2P caracteriza-se pela descentralização das funções na rede, onde cada modo realiza tanto funções de servidor quanto de cliente. Já os objetos distribuídos podem ser caracterizados semelhantemente ao modelo P2P, porém utiliza-se de um middleware como intermediário no processo de comunicação.
Aplicações:
Redes Par-a-Par (Peer to Peer Networks) (ufrj.br)
Um middleware de objetos distribuídos para Android - Laboratório iMobilis (ufop.br),

Continue navegando

Outros materiais