Buscar

Ex aula 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Acesse o link e realize a simulação interativa correspondente ao CSMA/CD disponível no site do livro de Kurose. Comente.
Este applet permite que você visualize como o tempo de transmissão e o atraso de propagação afetam o CSMA/CD. O applet usa uma topologia de barramento (como na 10Base2) ao contrário de uma topologia em estrela (embora ocorram efeitos semelhantes com uma topologia de estrela). O applet assume uma velocidade de propagação de 2*108 m/s.
Defina os parâmetros: tamanho de barramento, tamanho de quadro e taxa de transmissão.
Clique em Start.
Clique nos nós para gerar pacotes.
Este applet foi codificado por Daniel Brushteyn, em 1997, como parte do trabalho de curso na Universidade da Pensilvânia.
2. Acesse o link e realize a simulação interativa correspondente ao Go Back N disponível no site do livro de Kurose:
Este applet anima o protocolo Go Back N. Neste applet, a janela de envio limita o emissor a um máximo de cinco pacotes pendentes, não confirmados. Para enviar um novo pacote, clique no botão “Send New”. Isso criará um pacote e iniciará a simulação de dados se movendo entre emissor e receptor. Para simular a perda de um pacote ou confirmação, clique no pacote (ou confirmação) e depois pressione o botão Kill Packet/Ack. Use o botão Stop Animation para tornar a seleção do pacote mais fácil. Pressione o botão Resume para continuar a simulação. Você pode adiantar ou atrasar a simulação usando os botões Faster e Slower. Para executar este applet corretamente, o J2SE 1.4.2 precisa estar instalado na máquina.
3. Acesse o link e realize a simulação interativa correspondente ao Selective Repeat disponível no site do livro de Kurose:
Este applet anima o protocolo Selective Repeat. Neste applet, a janela emissora limita o emissor a um máximo de cinco pacotes pendentes, não confirmados. Para enviar um novo pacote, clique no botão Send Now abaixo. Isso criará um pacote e iniciará a simulação do movimento de dados entre emissor e receptor. Para simular a perda de um pacote ou confirmação, clique no pacote (ou confirmação) e depois pressione o botão Kill Packet/Ack. Use o botão Stop Animation para facilitar a seleção do pacote. Pressione o botão Resume para continuar a simulação. Você pode adiantar ou atrasar a simulação usando os botões Faster e Slower. Para executar este applet corretamente, o J2SE 1.4.2 precisa estar instalado na máquina.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando