Buscar

Resposta Imune

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta imune 
Imunidade ativa: imunidade protetora como uma resposta imune produzida pelo próprio indivíduo pela exposição ao antígeno, ex: vacina 
Imunidade passiva: imunidade protetora recebida passivamente através da transferência de soro/plasma. Inespecífica, eficiente, mas é rápida, quando aquele soro acaba, a resposta acaba
 Características que diferem a Resposta Imune Inata da Adquirida:
1. INATA OU INESPECÍFICA:
· Sem memória: Significa dizer que essa imunidade sempre funciona e não importa a situação, ou seja, ao entrar uma bactéria, por exemplo, ela já é atacada. Já o sistema imune adquirido só vai ser ativado se a resposta imune inata não solucionar o problema. Podemos dizer que o sistema imune inato não tem memória porque quando uma pessoa entra em contato com uma bactéria de uma espécie, após ela entrar em contato novamente com a bactéria da mesma espécie a resposta será do mesmo nível e do mesmo padrão, ou seja, a inata tem um certo platô e não consegue passar disso. Porém, se o organismo não estiver conseguindo eliminar a bactéria, o sistema imune adquirido será ativado, por isso ele só age somente se a resposta imune inata não der conta.
· Baixa ou sem especificidade: Basicamente só há receptores que são capazes de reconhecer moléculas comuns de bactérias, ou seja, reconhece bactérias em geral.
· Tempo de resposta imediata e constante: Ao entrar uma bactéria, essa resposta irá ativar imediatamente, da mesma forma que se uma pessoa levar uma pancada vai inchar de imediato, ou seja, a resposta é praticamente naquele momento, basta haver uma lesão.
       2.     ADQUIRIDA OU ESPECÍFICA:
· Com memória: Isso quer dizer que se uma pessoa entrar em contato com o vírus do sarampo, por exemplo, ela irá gerar células de memória que ficarão circulando no organismo. Caso essa pessoa entre novamente em contato com o vírus do sarampo, ela terá uma resposta mais rápida e eficiente devido a presença dessas células de memória.                                                                                                           OBS: Cada contato com o antígeno, a nossa capacidade de resposta amplifica. 
· Alta especificidade: A pessoa ativa células específicas para cada patógenos, ou seja, se uma pessoa entrar em contato com o vírus do sarampo neste momento, as células do sistema imune inato só serão ativadas as que estiverem no local. Já as células do sistema imune adquirido serão ativadas somente as que reconhecerem as proteínas do vírus do sarampo. Podemos concluir então, que no inato todas as células presentes no local irão ativar e no adquirido as que serão ativadas serão somente aquelas que forem capazes de reconhecer o antígeno.
· Resposta eficiente após contato com o antígeno (ativação): Se não entrar em contato com o antígeno, o organismo pode gerar várias citocinas inflamatórias mas ela não será ativada. Torna-se necessário então haver contato com o antígeno, tanto na primeira vez quanto em todas as outras.

Continue navegando