Buscar

Trabalho de história - Davi

Prévia do material em texto

COLÉGIO DE APLICAÇÃO FERREIRA E ALMEIDA
1ª PESQUISA BIMESTRAL – HISTÓRIA
TEMA: FOLCLORE
DAVI DE HOLANDA MOREIRA
HERANÇAS PORTUGUESAS
Dentre os diversos povos que formaram o Brasil, foram os europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura brasileira, principalmente os de origem portuguesa. 
A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, mas ainda há o catolicismo, que deixou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões. As duas festas mais importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses.
Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa. No folclore brasileiro, são de origem portuguesa a crença em seres fantásticos como a cuca, o bicho-papão e o lobisomem, além de muitas lendas e jogos infantis como as cantigas de roda. Na culinária, muitos dos pratos típicos brasileiros são o resultado da adaptação de pratos portugueses às condições da colônia. Um exemplo é a feijoada brasileira, resultado da adaptação dos cozidos portugueses. Também a cachaça foi criada nos engenhos como substituto para a bagaceira portuguesa, aguardente derivada do bagaço da uva.
Alguns pratos portugueses também se incorporaram aos hábitos brasileiros, como as bacalhoadas e outros pratos baseados no bacalhau. Os portugueses introduziram muitas espécies novas de plantas na colônia, atualmente muito identificadas com o Brasil, como a jaca e a manga.
HERANÇAS AFRICANAS
Muitos aspectos da herança cultural e da memória africana sobreviveram e chegaram aos tempos atuais graças ao esforço e espírito de sacrifício que tiveram os antepassados em conseguir, mesmo sob o domínio e o medo impostos pelos colonizadores, preservar sua dignidade cultural.
Os africanos trouxeram para a América Latina seu jeito único de dançar, com intensos movimentos de quadris, ombros e pernas. Assim, a salsa e a rumba surgiram em Cuba, na combinação da sensualidade africana com a enérgica música espanhola. Já o tango evoluiu a partir do Candomblé, junto às danças europeias.
As primeiras rodas de samba apareceram no Rio de Janeiro, na fusão de elementos do batuque africano com a polca e o maxixe. Nos Estados Unidos, o sapateado, lindy hop, charleston, funk, disco e até as danças mais atuais como hip hop e break-dancing também contaram com a vibração da África.
A capoeira é uma das expressões da cultura afro-brasileira que mais merece destaque, unindo artes marciais com ginga, dança e música.Foi criada pelos negros na época do Brasil Colonial permanecendo viva até hoje e é reconhecida por todo o mundo. Nela, são encenados golpes e movimentos acompanhados pela música dos capoeiristas. Eles ficam na roda batendo palma no ritmo do berimbau e cantando enquanto outros dois jogam a capoeira com muita energia.
REFERÊNCIAS
https://www.viladonpatto.com.br/blog/as-influencias-dos-portugueses-na-cultura-brasileira-e735
https://morrodomoreno.com.br/process-materia-categoria.php?m=outras-herancas-culturais-africanas.html
https://www.terramundi.com.br/blog/africa-pelo-mundo-herancas-de-um-continente-diverso/
COLÉGIO DE APLICAÇÃO FERREIRA E ALMEIDA
PESQUISA BIMESTRAL – HISTÓRIA
TEMA: DIA DO SOLDADO
DAVI DE HOLANDA MOREIRA 
O soldado pode atuar tanto nas Forças Armadas do Brasil (Exército, Aeronáutica e Marinha), quanto na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Muitas vezes, abdica do seu conforto e arrisca a própria vida para garantir a segurança da população. 
O Dia do Soldado foi criado para homenagear tanto o Marechal Luís Alves de Lima e Silva, um dos principais militares da história do país, quanto os homens e mulheres que servem a nação com muita honra e coragem. Nascido em 25 de agosto de 1803, foi um dos principais militares do país, sendo considerado patrono do Exército Brasileiro por meio do Decreto n° 51.429.
Por conta da abdicação de Dom Pedro I, o Brasil viveu momentos de instabilidade a partir de 1831, ocorrendo diversas rebeliões em vários estados. Em 1837, foi promovido a tenente-coronel e posteriormente escolhido para pacificar a província do Maranhão, assim, deu início a “Balaiada”, e sua campanha saiu vitoriosa. Nesse momento, Luís Alves recebeu o título de “Barão de Caxias”, município maranhense que havia conseguido pacificar.
Nos anos seguintes, já promovido a marechal, recebeu uma nova missão: combater a Revolução Farroupilha, iniciada no sul do Brasil desde 1835. Mais uma vez vitorioso,  recebeu o título de Conde e o apelido de “Pacificador do Brasil”.
O militar também atuou em outros conflitos externos, tendo um papel importante principalmente na Guerra do Paraguai, onde ajudou a garantir a vitória da Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai). Assim, como homenagem, recebeu o título de Duque (o título mais alto da nobreza), ficando conhecido como Duque de Caxias.
REFERÊNCIAS
https://www.cashme.com.br/blog/dia-do-soldado/#:~:text=O%20Dia%20do%20Soldado%20foi,com%20muita%20honra%20e%20coragem.
https://escolakids.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-soldado.htm

Continue navegando