Buscar

A importância do iodo no funcionamento do corpo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância do iodo no funcionamento do corpo.
O iodo é um micronutriente essencial para o homem e outros animais. No organismo humano ele é utilizado na síntese dos hormônios produzidos pela tireóide, uma glândula que se localiza na base frontal do pescoço.
O iodo serve como uma matéria prima para o organismo produzir duas moléculas fundamentais em nosso corpo, que são a Tiroxina – T4 e também a Tri-iodotironina – T3.
Não é possível produzir tais substâncias sem o aporte adequado de iodo. No entanto, como o estilo de vida moderna impossibilita a absorção dos níveis adequados do mineral, verificamos muitas pessoas com distúrbios de tireoide, cistos, nódulos e diversas outras questões que são conseqüência da intoxicação crônica por halogênios, a qual falaremos mais adiante. 
O iodo é um não metal, do grupo dos halogênios da classificação periódica dos elementos. Por mais que ele esteja amplamente relacionado à glândula tireóide, são diversas as atividades que o mineral desempenha em nosso organismo. Percebemos que o iodo é necessário para diversas funções em nosso organismo, como por exemplo a prevenção de problemas na tireóide.
 O iodo previne usando cremes com iodo podem ser aplicados na pele para combater e prevenir infecções, melhorar a cicatrização de feridas na boca durante a quimioterapia e tratar feridas e úlceras em diabéticos.
As causas da deficiência de iodo estão conectadas à alimentação. Caso o paciente consuma poucos alimentos ricos em iodo (aqueles de origem marinha, como peixes, crustáceos, moluscos, além de leite e ovos), ele pode apresentar essa deficiência em seu organismo.
Em alguns países, o iodo é acrescentado ao sal de cozinha. Mas isso não acontece em todos os países e o baixo consumo de sal também pode desencadear a deficiência de iodo. A deficiência de iodo pode acontecer especialmente com pessoas que vivem a uma longa distância do mar. 
O que a deficiência de iodo pode causar
Em adultos, a deficiência de iodo causa sintomas como:
· aumento de tamanho da tireoide (bócio);
· hipotireoidismo ou redução nos níveis de produção de hormônios da tireoide;
· sintomas de hipotireoidismo (rouquidão; pele seca; ganho de peso e intolerância ao frio);
· infertilidade.
Além da infertilidade, pacientes do sexo feminino que estejam gestantes podem apresentar nascimentos prematuros, morte fetal (os bebês nascem natimortos) e um risco mais elevado de abortos espontâneos.
Já em crianças, os sintomas de deficiência de iodo incluem:
· deficiência intelectual;
· desenvolvimento físico prejudicado, com baixa estatura e baixo desenvolvimento neurológico;
· defeitos congênitos;

Continue navegando