Buscar

prova 2 microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, a fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade. Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A
A técnica utilizada envolve microrganismos mortos ou inativos para que não possibilitem alterações no DNA do produto final.
B
A transformação de substâncias em produtos de interesse de mercado é realizada pela ação de um microrganismo vivo.
C
A técnica permite também trabalhar com alguns componentes de sua maquinaria bioquímica para a síntese de produtos, degradação de substâncias e produção energética.
D
A tecnologia que utiliza alguns microrganismos para remoção de poluentes tóxicos do ambiente, tanto do solo como da água é denominada de biorremediação.
2A maioria dos plasmídeos é constituída por DNA circular e dupla fita, sendo que nas bactérias é apenas um cromossomo extra. Uma característica interessante é a sua capacidade de autoduplicação, utilizando o mesmo processo que qualquer outro DNA. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Existem plasmídeos que carregam proteínas e aminoácidos que podem ser transferidos para outros vírus, conferindo resistência a vários antibióticos e alguns metais pesados.
B
Existem certos plasmídeos que carregam genes que codificam certas funções não essenciais ao processo de crescimento celular, sendo que o cromossomo contém genes para funções essenciais.
C
Existem plasmídeos que controlam a síntese de proteínas que destroem bactérias - os viricidas.
D
Existem plasmídeos formados por pares de cromossomos, os quais podem se agrupar e formar uma nova bactéria.
3O metabolismo é a soma de todas as transformações químicas que ocorrem nos organismos vivos. São milhares de reações bioquímicas catalisadas por enzimas. As funções básicas do metabolismo celular são: obtenção e utilização de energia; síntese de moléculas estruturais e funcionais; crescimento e desenvolvimento celular e remoção de produtos de excreção. O metabolismo é dividido em duas partes. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Nas reações exergônicas há a necessidade de liberação de energia para o trabalho celular a partir do potencial de degradação dos nutrientes orgânicos. ( ) Nas reações endergônicas ocorre a absorção de energia aplicada ao funcionamento da célula, produzindo novos componentes. ( ) Nas reações exergônicas, ocorre o fornecimento de energia necessária ao organismo vivo para que ele possa realizar todos os seus processos vitais. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F.
B
V - V - V.
C
F - V - F.
D
V - F - V.
4Organismos procariontes apresentam uma única molécula de DNA contido em um único cromossomo espiralado e altamente compactado. Além deste único cromossomo, as células bacterianas podem apresentar uma ou mais moléculas de DNA circular, bem menor que o cromossomo e capaz de replicar de forma independente. Esta molécula de DNA circular extracromossômico é denominada de:
A
Histona.
B
Telômero.
C
Proteína.
D
Plasmídio.
5Para que ocorra a transmissão da informação genética, é necessário o processo de duplicação de uma molécula de DNA de dupla cadeia. Já que cada cadeia de DNA contém a mesma informação genética, qualquer uma delas pode servir como molde. Por isso, a duplicação do DNA é dita semiconservativa. Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Replicação do DNA é o processo de autoduplicação do material genético, mantendo, assim, o padrão de herança ao longo das gerações.
B
Cada DNA recém formado possui uma das cadeias da molécula mãe, por isso o nome semiconservativa.
C
Cada fita do DNA é duplicada formando uma fita híbrida, isto é, a fita velha pareia com a fita nova formando um novo DNA; de uma molécula de DNA formam-se duas outras iguais a ela.
D
A molécula do DNA vai abrindo-se ao meio, por ação de uma enzima chamada quimotripsina. Essa enzima quebra as ligações de pontes de hidrogênio, promovendo a ligação dos nucleotídeos.
6O dogma central da biologia envolve três conceitos fundamentais: a replicação, a transcrição e a tradução. Com esse conjunto de eventos, é possível toda célula se perpetuar, de acordo com o ciclo biológico de cada espécie. A transcrição se refere ao processo que:
A
Transcreve a informação de um gene para o RNAm.
B
Transcreve a informação de um RNAm para um gene.
C
Transcreve a informação de um DNA para outro DNA.
D
Transcreve a informação de um RNAm para um RNAt.
7Uma das necessidades mais básicas que rege a vida dos seres vivos é a obtenção de energia para manter a sua estrutura em funcionamento. Para adquirir a energia necessária às suas atividades, os seres vivos desenvolveram inúmeras estratégias. Com relação às fontes de energia dos microrganismos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Ao quebrar moléculas como proteínas e carboidratos, ocorre uma reação de síntese, pois forma-se energia. ( ) Um tipo de energia utilizada pelos seres vivos é chamada de fototrófica e todos a têm como fonte primária de energia. ( ) O ATP é fundamental, pois acumula uma grande quantidade de energia que fica disponível em suas ligações químicas. ( ) O metabolismo é um conjunto de transformações químicas que os seres vivos realizam para manterem-se vivos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
F - V - F - V.
C
V - V - F - F.
D
V - F - F - F.
8As bactérias, por serem organismos assexuados, herdam cópias idênticas dos genes de suas progenitoras. Algumas bactérias também transferem material genético entre as células, o que aumenta a variabilidade genética no grupo. São conhecidas três formas de transferência de genes em bactérias: transformação, transdução e conjugação, que correspondem, respectivamente a:
A
Absorção pelas bactérias de DNA bacteriano disperso no ambiente; união de bactérias por um canal tubular proteico denominado de pilus, por onde ocorre a transferências de genes; e, utilização de um vírus como vetor para transferência de genes de uma bactéria para outra.
B
Utilização de um vírus como vetor para transferência de genes de uma bactéria para outra; absorção pelas bactérias de DNA bacteriano disperso no ambiente; e, união de bactérias por um canal tubular proteico denominado de pilus, por onde ocorre a transferência de genes.
C
União de bactérias por um canal tubular proteico denominado de pilus, por onde ocorre a transferência de genes; absorção pelas bactérias de DNA bacteriano disperso no ambiente; e, utilização de um vírus como vetor para transferência de genes de uma bactéria para outra.
D
Absorção pelas bactérias de DNA bacteriano disperso no ambiente; utilização de um vírus como vetor para transferência de genes de uma bactéria para outra; e, união de bactérias por um canal tubular proteico denominado de pilus, por onde ocorre a transferências de genes.
9Uma proteína extraída do veneno da cascavel, a crotamina, apresentou três efeitos inesperados em testes com camundongos na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O primeiro é que, aplicada por via oral, apresentou a mesma ação antitumoral sobre melanomas observada quando injetada por via intraperitoneal. Desse modo, se tornar-se um tratamento antitumoral, talvez possa ser administrada por via oral. O segundo efeito é que animais tratados por 21 dias com crotamina via oral apresentaram uma redução no ganho de peso em comparação com animais do grupo de controle. O estudo coordenado pela farmacêutica-bioquímica Mirian Hayashi, da Unifesp, indicou ainda que, nos animais sem tumor, a crotamina reduziu em 50% o colesterol total, aumentou em 50% o nível do colesterol de alta densidade (HDL) e diminuiu à metade as taxas de colesterol de baixa densidade (LDL) e de triglicérides, associadas a maior risco cardiovascular. Outro efeito foi a redução de gordura branca, que armazena calorias, e o aumento da quantidade de gordura marrom, que queima calorias (PESQUISA FAPESP, 2018). Considerando as informações dotexto, analise as sentenças a seguir: I- A pesquisa revela os efeitos da crotamina no metabolismo de roedores, e um desses efeitos foi a redução no ganho de peso dos animais testados. II- O metabolismo e a genética dos roedores foram avaliados e a crotamina mostrou-se altamente potente no tratamento antitumoral, alterando o DNA dos roedores. III- O estudo mostra a potencial aplicação da crotamina na área farmacêutica-bioquímica, como redutora de tumores e de gorduras nocivas. IV- A crotamina é uma proteína encontrada na cascavel, uma cobra peçonhenta (venenosa) comum no território brasileiro. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/07/19/os-efeitos-da-crotamina-no-metabolismo. Acesso em: 30 out. 2018.
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
As sentenças I, III e IV estão corretas.
10Os organismos fotossintetizantes são capazes de sintetizar seu próprio alimento utilizando água, gás carbônico e a luz como fonte de energia. Com base nestas informações, analise as seguintes sentenças: I- A energia química é um tipo de energia utilizada universalmente pelos organismos vivos. II- As ligações químicas entre os componentes dos nutrientes especiais armazenam energia química. III- A energia armazenada nos nutrientes é liberada através de processos de degradação. IV- Seres que obtém seus nutrientes a partir da luz solar são denominados de heterotróficos. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I, II e III estão corretas.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.

Outros materiais