Buscar

Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo
Atividade 
1) É preciso identificar o motivo que nos leva a repensar o fim dos Estados a partir do avanço da globalização no mundo. Mecanismos tomados mostram como isso ainda pode ser considerado uma falácia para a análise mundial.
A globalização tem aumentado a sua influência principalmente após os anos 1990. Os mecanismos de ação, como as telecomunicações, meios de transportes, entre outros, facilitaram esse processo. Sendo assim, o que apontaríamos de importante no Estado frente à globalização?
a) Os mercados financeiros, as instituições mundiais, como os bancos e o FMI, comandam as decisões estatais dos países desenvolvidos. 
b) Mesmo o Estado tendo suas forças políticas e econômicas, em algum momento, as fronteiras não existirão mais. 
c) Obedecer ao mercado financeiro e aos seus ensejos ajuda no desenvolvimento econômico, político e cultural dos países que mais necessitam da globalização, mantendo, assim, a autonomia do Estado. 
d) A globalização se tornou a principal ferramenta de desenvolvimento dos países mais pobres do planeta. 
e) Como exemplos de comando da globalização estão os países desenvolvidos, como os Estados Unidos. 
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra e.
Considera-se que os Estados cada vez mais busquem autonomia. Os desejos das grandes corporações pressionam os Estados a tomarem decisões que vão muitas vezes contra seus objetivos, fragilizando, assim, a sua soberania, portanto, muitos países desenvolvidos comandam a economia da globalização como forma de dominação.
2) É preciso identificar no processo histórico da globalização alguns momentos que foram marcantes para acelerar seu avanço pelo mundo e de que maneira isso foi realizado.   A globalização começou, segundo alguns teóricos, no período das navegações, quando os navios cruzavam os continentes e, desse modo, mantinham as trocas comerciais, porém, ela só se espalhou pelo globo a partir de que período? 
a) A partir da década de 1970, com a implantação do modelo flexível e depois com a popularização da internet. 
b) No período posterior à Primeira Revolução Industrial. 
c) A partir do século XIX. 
d) No período de recessão econômica, no ano de 1929. 
e) No início do modelo fordista de produção. 
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra a.
A expansão e tomada quase mundial se dá a partir da década de 1970, com a produção flexível e, principalmente, após a Segunda Guerra, com os avanços tecnológicos. A partir dali, houve uma grande difusão das corporações pelo mundo e uma mundialização das informações, da circulação de pessoas e de mercadorias.
3) É importante fazer as observações necessárias quanto à ideia de globalização. Muitos difundem o conceito de modernidade, de avanço e melhoria no planeta, mas observamos que a globalização nem sempre é mostrada como é de fato. Tenta-se passar, não raro, uma imagem que não condiz com a realidade.
A globalização tem as suas facetas. A expansão de empresas e mercadorias pelo mundo tornou-se algo comum e cada vez mais veloz. Se percebermos as transformações no espaço-tempo, iremos diagnosticar como são rápidas as transformações espaciais. Diante disso, a globalização pode ser considerada como:
a) Todos os povos usufruem dos recursos tecnológicos que a globalização propõe. 
b) O acesso às telecomunicações e aos meios de transporte foi popularizado no mundo todo. 
c) Os muros erguidos são marcas de que na globalização ainda existem alguns empecilhos para se ser globalizado de fato. 
d) A globalização trouxe grande desenvolvimento e melhorias para a vida dos migrantes pobres mundiais. 
e) Os liberais idealizaram um mundo onde todos podem usufruir das mercadorias e da diminuição das desigualdades sociais. 
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra c.
Considera-se a globalização como algumas multifacetadas ações que vão desde os mercados até as ações sociais, assim, alguns mecanismos praticados pelos países são barreiras às populações pobres, proibindo a sua entrada, mas as mercadorias dos países de origem dessas pessoas entram de forma facilitada. O lado perverso da globalização é o aumento das barreiras humanas e a facilitação da passagem de mercadorias mundiais.

Continue navegando