Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - PARASITOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
DIFERENÇAS ENTRE TERMOS PARASITOLÓGICOS
Luciana de Cássia Interaminense
Matrícula: 01378029
Biomedicina
Entre os termos parasitológicos que podem causar dúvidas alguns se destacam como: infecção e infestação. Temos por infecção a invasão, desenvolvimento e multiplicação de um microorganismo no organismo de um animal ou planta, causando doenças. Infestação é a penetração ou presença de parasitas não-microbianos no hospedeiro.
Outro termo como hospedeiro é qualquer ser vivo que em circunstâncias naturais permite a instalação no seu organismo de um agente infeccioso. Esse hospedeiro pode ser definitivo ou intermediário. Já reservatório ou agente é qualquer ser vivo ou matéria inanimada onde vive e se multiplica um agente infeccioso, do qual depende para sobreviver, reproduzir-se de tal maneira que possa ser transmitido a um hospedeiro suscetível. Tais agentes podem ser biológicos, nutricionais, físicos, químicos, mecânicos ou psicossociais.
Podemos considerar que as definições como incidência quanto prevalência são medidas de frequência de ocorrência de um determinado evento em uma determinada população em risco. A diferença crucial entre as medidas está no delineamento do estudo. No caso da incidência, conta-se o número de eventos novos (oriundo, por exemplo, de um estudo de corte). Já para prevalência, conta-se o número de eventos existentes (em um estudo transversal, por exemplo).
Quando falamos em vetor, estamos nos referindo a organismos que servem de veículo para a transmissão de algum causador de doença. O vetor biológico é aquele que serve de local para a multiplicação de um agente causador de doenças. Já o vetor mecânico é aquele em que o agente causador da doença não se multiplica e não se desenvolve nesse local, sendo o vetor apenas uma forma de transporte.
Referências:
https://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/infeccao-infestacao-inflamacao.htm
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/veterinaria/hospedeiros-e-transmissao-da-zoonose/20266
https://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/diferenca-entre-vetor-agente-etiologico.htm
http://www.capcs.uerj.br/qual-a-diferenca-entre-prevalencia-e-incidencia/

Continue navegando

Outros materiais