Buscar

g19_esm_md_5smh_apres01

Prévia do material em texto

História – 5º ano
	
Apresentação
Este material digital foi produzido e organizado como um complemento ao trabalho do professor, para auxiliá-lo na sua prática diária em sala de aula. Em conjunto com o Manual do Professor impresso, ele contempla as diretrizes da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao contribuir para o desenvolvimento dos objetos de conhecimento e das respectivas habilidades propostos nesse documento. Vale ressaltar que, embora alguns elementos que integram o material digital tenham sido organizados de acordo com a coleção, eles também podem ser utilizados por professores que não a adotam, pois as práticas pedagógicas aqui apresentadas são adequadas para o trabalho em qualquer sala de aula.
Entre esses elementos, há o plano de desenvolvimento anual, que mostra como a coleção pode ser organizada bimestralmente, evidenciando a relação dos objetivos de cada unidade com os objetos de conhecimento e as respectivas habilidades consubstanciados na terceira versão da BNCC. No plano de desenvolvimento, também há sugestões de práticas pedagógicas e de atividades propostas na coleção, mas que podem ser utilizadas por professores em quaisquer contextos de sala de aula. Apresentam-se também dicas para a gestão das aulas, para o acompanhamento da aprendizagem dos alunos, destacando as habilidades essenciais para que avancem no aprendizado de um ano escolar para outro, e sugestões de fontes de pesquisas para o professor e para o aluno.
Este material digital contém, ainda, sugestões de sequências didáticas por bimestre. Elas também estão relacionadas aos objetos de conhecimento e às respectivas habilidades da BNCC e organizadas de acordo com a coleção, mas podem ser aplicadas independentemente. 
Outra ferramenta didática importante aqui apresentada é o projeto integrador, que possibilita o desenvolvimento dos objetos de conhecimento e das habilidades dos componentes curriculares envolvidos e de competências gerais descritas na BNCC.
Para auxiliar o professor no acompanhamento da aprendizagem dos alunos, são sugeridas avaliações bimestrais, que poderão fornecer-lhe informações para rever seu planejamento e sua atuação, para que os alunos alcancem os objetivos em seu aprendizado. As questões propostas nessas avaliações também ajudam o professor a verificar se os alunos apreenderam as habilidades propostas no Livro do Aluno para cada bimestre. Essas habilidades têm como base os objetivos específicos que se relacionam com as habilidades elencadas na terceira versão da BNCC, conforme é explicitado nos quadros de objetos de conhecimento e habilidades apresentados no plano de desenvolvimento.

Continue navegando