Buscar

FUNDAMENTOS DA BIOLOGIA 1 2 3 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA BIOLOGIA 1 2 3 4- PROGRAMA DE NIVELAMENTO	
Fundamentos de Biologia - Avaliação Diagnóstica – Módulo I
Em 1969, R. H. Wittaker reformulou a classificação que até então era só faseada na organização celular, sua contribuição para a ciência foi a organização dos seres vivos em cinco reinos, essa organização está fundamentada em qual das informações abaixo.
R: Na forma que os seres vivos obtêm seus alimentos e energia para o desenvolvimento de suas atividades.
No modelo de classificação dos seres vivo, Wittaker acrescentou os grupos de organismos vivos Fungi e Monera que são representados respectivamente por?
R: Leveduras e bactérias 
Em uma célula procarionte, o material genético DNA (Ácido desoxirribonucleico) está ligado a proteínas formando o cromossomo que se apresenta em forma de anel ocupando regiões denominadas de?
R: Nucleóide
A teoria celular proposta por Matthias Scheiden e Theodore Shwann está postulada em qual dos pontos abaixo.
R: As células eucariontes evoluíram das células procariontes 
Quando comparamos uma célula procarionte com uma célula eucarionte podemos concluir que?
R: A célula procarionte apresenta uma organização “mais simples”
Fundamentos de Biologia - Avaliação Diagnóstica – Módulo II
No organismo humano encontramos células de defesa que reconhecem bactérias, emitem pseudópodes (projeções de membrana) que envolvem os microrganismos e em seguida interiorizam os mesmos para serem destruídos. Qual o nome dado a esse processo?
R: Fagocitose 
A água é capaz de se mover livremente para dentro e para fora de quase todas as células no corpo, atravessando os canais iônicos cheios de água e os canais especiais de água, criados pela proteína aquaporina, como acontece com a reabsorção de água mediada por aquaporinas nos túbulos renais. Esse mecanismo de transporte recebe o nome de?
R: Osmose
Quando temos a passagem de um elemento contra seu gradiente de concentração e com o gasto de ATP (adenosina trifosfato) para produção de energia utilizada nesse processo, qual tipo de transporte está ocorrendo?
R: Transporte ativo
Algumas substâncias (moléculas lipossolúveis e pequenas moléculas sem carga como O2 e CO2.) atravessam a membrana plasmática por um processo que não tem gasto de energia, a passagem de soluto ocorre do meio mais concentrado para o menos concentrado e no final do processo a concentração de soluto deve ser igual dos dois lados da membrana. Qual o nome desse tipo de transporte e por onde ele ocorre?
R: Difusão simples/ bicamada lipídica
No epitélio de revestimento das vilosidades intestinais, há células secretoras de muco denominadas células caliciformes. A secreção dessas células possui na sua constituição polissacarídeos que ficam dentro de grânulos no citoplasma. Durante a eliminação dos polissacarídeos na superfície celular, os grânulos se fundem a membrana plasmática e utilizam qual mecanismo?
R: Exocitose
Fundamentos de Biologia - Avaliação Diagnóstica – Módulo III
O metabolismo energético consiste em uma série de reações químicas no interior das células eucariontes com qual das finalidades abaixo?
R: Produzir moléculas capazes de liberar energia para o funcionamento celular.
Nas células fagocitárias do pulmão, os macrófagos alveolares, podemos encontrar partículas de carvão no interior de vesículas. Essa partícula de carvão é considerada qual estrutura celular abaixo?
R: Inclusão citoplasmática exógena.
Durante o metabolismo energético, qual dos processos abaixo ocorre na presença do oxigênio e no interior das mitocôndrias?
R: Respiração celular aeróbica 
Os hepatócitos são células do fígado que participam de várias atividades metabólicas no organismo. Entre essas atividades podemos citar o a conversão de glicose em glicogênio que é uma inclusão citoplasmática classificada como?
R: Produto de reserva
O ciclo do ácido cítrico (ciclo de Krebs ou ciclo dos ácidos tricarboxílicos), é uma sequência cíclica de reações enzimáticas, responsável pela produção gradual de elétrons e prótons. Os elétrons são captados por moléculas como o NAD (nicotinamida-adenina-dinucleotídio), o FAD (flavina adenina dinucleotídio) e os citocromos. As enzimas utilizadas no ciclo do ácido cítrico são chamadas de?
R: Desidrogenases
Fundamentos de Biologia - Avaliação Diagnóstica – Módulo IV
O ciclo celular é controlado por vários complexos proteicos citoplasmáticos que estão relacionados com as diferentes fases. Entre essas fases qual corresponde a intensa atividade metabólica de síntese de DNA?
R: Fase S
A duplicação ou replicação do DNA ocorre por ação de enzimas DNA polimerases durante a Fase S do ciclo celular e segue o modelo semiconservativo. Nesse modelo como ficam as moléculas filhas originadas de uma molécula mãe?	
R: As moléculas filhas são formadas por uma cadeia antiga (mãe) e uma cadeia nova (recém sintetizada) 
O início do ciclo celular, ocorre logo em seguida a uma Divisão celular e corresponde a fase G1. Nessa fase a célula realiza qual das atividades abaixo?
R: Sintetiza os elementos necessários para a duplicação do DNA 
No processo de expressão gênica, O RNA transcrito possui sequências de nucleotídeos que serão removidos e sequência de nucleotídeos que serão utilizados na produção da proteína que corresponde a qual dos segmentos abaixo?
R: Éxons
O mecanismo de transcrição é responsável pela cópia do DNA para a formação do RNA, é através desse processo que as informações contidas no DNA são transferidas para a formação de uma proteína (expressão gênica). Tomando como cadeia molde de DNA  A – T – C – G – G – T – T - A , qual será a cadeia transcrita de RNA?
R: U-A-G-C-C-A-A-U

Outros materiais