Buscar

Historia Moderna Séculos XVII E XVIII UNIDADE 4 UAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-A pintura de Eugene Delacriox foi realizada em 1830 e buscava representar as revoltas ocorridas neste ano. Para isto, o pintor utiliza diversos símbolos presentes na revolução francesa, que ainda permaneciam no imaginário social. Nas opções abaixo marque a alternativa que melhor ilustra os embates presentes na convenção dos Estados Gerais.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Liberdade_guiando_o_povo#/media/Ficheiro:Eug%C3%A8ne_Delacroix_-_Le_28_Juillet._La_Libert%C3%A9_guidant_le_peuple.jpghttps://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/a-liberdade-guiando-o-povo-eugene-delacroix/ 
Resposta: O terceiro estado foi inspirado pelo movimento iluminista e tinha objetivos reformas sociais, econômicas e políticas.
2-A litogravura ilustrada abaixo, produzida em 1793, de Jean-Baptiste Chapuy (1760-1802), narra a Liberdade ao centro com um cetro recebido da Razão, à esquerda, combatendo a ignorância e o fanatismo. Inúmeras dessas estampas foram distribuídas entre os anos de 1793 e 1794, no esforço de criar uma espécie de religião cívica que cultuava os valores da Revolução.
Fonte: https://www.harvardartmuseums.org/collections/person/58318
Dito isso e considerando os conhecimentos adquiridos na disciplina, a qual período podemos associar imagem? Assinale a alternativa correta.
Resposta: Com a etapa da república do terror, em que os Jacobinos radicalizaram em suas ações e desejavam radicalmente com o passado.
3-A imagem abaixo, criada em 1789 por Jean-Jacques  Le Barbier, é uma divulgação dos direitos dos homens e dos cidadãos, votado definitivamente em dois de outubro de 1791. Trata-se de uma iconografia inspirada em trabalhos artísticos religiosos que remetiam a memória dos dez mandamentos bíblicos.
Considerando esse documento e os conhecimentos adquiridos na disciplina, analise as seguintes informações:
       
I - Os homens nascem livres e são iguais em direitos;
II-  O fim da propriedade privada, que deve ser substituída pela pública;
III- É direito do cidadão pedir contas do agente público.
 
É correto o que se afirma em:
Resposta: Apenas I e III estão corretas.
4-A experiência de independência americana resultou uma forma inovadora de organizar o estado para o contexto histórico do século XVIII. O federalismo foi um contraponto ao absolutismo monárquico e influenciou outros países nos séculos seguintes.
 
Sabendo disso, sobre a estrutura federalista americana, podemos afirmar:
Resposta: O federalismo americano nasceu entre o equilíbrio da soberania nas mãos do povo, um governo central delimitado em suas funções e estados com autonomia.
5-A imagem abaixo é de 1846 e narra um importante fato histórico, o chamado movimento ou festa do Chá de Boston, ocorrido em 16 de dezembro 1773, em que colonos americanos protestaram contra as ações da metrópole inglesa.
Boston Tea Party. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_do_Ch%C3%A1_de_Boston#/media/Ficheiro:Boston_Tea_Party_Currier_colored.jpghttps://www.nps.gov/bost/learn/historyculture/osmh.htm
Nas opções abaixo, assinale a alternativa correta que descreva o ocorrido na litogravura.
Resposta: Durante esse movimento, alguns colonos disfarçaram-se de indígenas e jogaram toda a carga dos navios do mar.
6-A morte de Luís XVI na guilhotina em 1793 é um dos momentos centrais do chamado Reinado do Terror, comandado por Robespierre. Em 22 de setembro de 1792, a Convenção nacional daria fim à monarquia e instauraria uma república e no ano seguinte os Girondinos seriam substituídos pelos Jacobinos no comando da convenção durante o governo até 1794. Foi um período, segundo alguns historiadores, em que foram mortas milhares de pessoas julgadas pelo estado ou por massacres e conflitos civis. Porém, esse período deu início a primeira república na França e houve medidas positivas.
 
Assinale a alternativa correta com relação às medidas positivas decorrentes da primeira república na França.
Resposta: Os Jacobinos instituíram o preço máximo de mercadorias, o que contribuiu no combate à fome na França daquele período.
7-Consideramos estas verdades como auto evidentes, que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes são vida, liberdade e busca da felicidade.”
Fonte: Declaração Unânime dos Treze Estados Unidos da América. 1776. Disponível em: https://agal-gz.org/faq/lib/exe/fetch.php?media=gze-ditora:declaracao_da_independencia_eua.pdf Acesso em julho de 2019.
A frase destacada acima é o início do segundo parágrafo da declaração de Independência dos Estados Unidos, aprovada no segundo congresso continental, no dia quatro de julho 1776. É possível percebermos uma clara influência do movimento iluminista europeu.
Dito isto, assinale a opção abaixo em que encontramos fatos históricos que ocorreram na Europa e que corroboraram para o movimento de independência. 
I - A Revolução industrial e a utilização de escravos;
II- A Reforma protestante e o puritanismo;
III- Movimento iluminista e a ideia soberania do povo.
 É correto o que se afirma em:
Resposta: II e III.
8-O quadro abaixo de Jacques-Louis David retrata um fato importante da revolução, no caso, a morte de um dos seus principais personagens em 1893, o jornalista Jean Paul Marat, responsável por articular as demandas das classes mais baixas com o governo jacobino.
 
Dito isto, assinale nas opções abaixo a alternativa que melhor caracteriza o período jacobino da Revolução Francesa.
Fonte: https://www.flickr.com/photos/66952071@N05/6096321637/
Resposta: O governo Jacobino pode ser considerado ambíguo, pois, ao mesmo tempo que explorou o uso da violência ao extremo, melhorou a situação dos mais desfavorecidos na pirâmide social francesa.
9-A tomada da Bastilha, em 14 de julho de 1789, é costumeiramente considerado o ato simbólico mais conhecido da Revolução Francesa. Porém, seu significado deve ser inserido no contexto da Revolução que teve início anteriormente.
Bastilha. Fonte: http://www.parisdeuxieme.com/2009/01/outlining-bastille.html
 Considerando seus conhecimentos a respeito da Revolução Francesa, assinale abaixo a alternativa que melhor caracteriza o primeiro passo da revolução.
Resposta: A Revolta Francesa teve início com a convocação dos Estados Gerais.
10-“Quem poderia negar o imenso papel que a questão social veio a desempenhar em todas as revoluções.”
ARENDT, Hannah, Da Revolução, Brasília: Ed UNB e Ática, 1988. P. 18
No livro Da Revolução, a filósofa alemã Hannah Arendt investiga as causas e a natureza que compõe o fenômeno chamado de “revolução”. Primeiramente, o termo que aparece na antiguidade grega ganha sentido e significação modernos. A composição ganha outros elementos, e um deles, salientado na citação acima é a participação do social na Revolução.
Dito isto, assinale abaixo a opção que melhor descreva o papel social presente nas revoluções Americana e Francesa.
Resposta: O social foi algo presente em ambas as revoluções e sua influência veio do iluminismo, que afetou críticas sobre as condições do homem.

Outros materiais