Buscar

Atividade de Pesquisa - Avaliação Financeira em Logística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Financeira em Logística
Aluno (a): Larisse Osterne de Araújo
Data: 12 / 09 /2022
Atividade de Pesquisa
NOTA:
Avaliação Financeira em Logística
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Envio (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) Descreva as etapas necessárias à elaboração do Fluxo de Caixa e das etapas descritas acima, qual delas é a mais importante? Por quê?
Lançamento de receita, lançamento de despesas, controle de saldo. De acordo com os especialistas em logística possuir o controle financeiro de um negócio é uma das etapas mais importantes na administração de uma empresa. Porque é por meio dele que é possível entender a quantidade de dinheiro que entra e sai do empreendimento.
2) Qual o significado, do ponto de vista gerencial, do capital de giro? Como ele é calculado?
O capital de giro da empresa demonstra quanto a empresa já em atividade tem disponível em seu ativo de alta liquidez – bens e direitos que podem ser convertidos rapidamente em dinheiro – para pagar suas obrigações de curto prazo como: fornecedores, impostos, salários de funcionários, etc. Portanto, a fórmula do capital de giro é a seguinte: CGL (Capital de Giro Líquido) = Ativo Circulante – Passivo Circulante
3) Sabendo que o beta da empresa Alfa é de 1,6, a taxa livre de risco é de 9% e o retorno médio sobre o mercado é de 13%, determine o custo do capital próprio da empresa, utilizando o modelo CAPM.
Para uma taxa Selic, considerada como a livre de risco, de 9%, com uma taxa de remuneração do mercado de 13%, e um Beta de 1,6, temos:
E(R) = 0,9 + 1,3 x ( 0,9 – 0,13) = 
 0,9+1,3 X 0,77
 0,9+ 1,001
 = 1,901
Ou seja, o retorno esperado para o investimento deve ser de 19, 01% dentro das condições estabelecidas.
4) Identifique um instrumento de avaliação financeira na logística, explique qual a informação gerada por ele e quais possíveis decisões o gestor poderia tomar?
Fluxo de Caixa é um instrumento que auxilia no controle financeiro na logística. Esse recurso permite o gestor analisar e acompanhar as ações de movimentação da empresa, com uma relação de entradas (receitas) e saídas (despesas). Ele o ajudará na tomada de decisão e melhorará seu desempenho financeiro. O fluxo de caixa irá apoiá-lo principalmente no gerenciamento de gastos, controle financeiro e no processo de tomada de decisão. Somente um bom contador irá analisar seus dados financeiros e organizará de forma consistente, ao ponto que sua empresa chegue ao equilíbrio financeiro.
5) Comente sobre o objetivo da pré-orçamentação e da orçamentação.
Um gestor deve estar sempre de olho para melhorar suas economias e fazer o melhor uso dos recursos da instituição. O objetivo do pré-orçamento é criar o balanço de gastos para executar uma tarefa orçamentária, ou seja envolve os valores necessários desde o início da ação até a finalização total do serviço.
Por ser a base da fixação do preço do projeto, a orçamentação torna-se uma das principais áreas de um negócio financeiro . Um dos requisitos básicos para um bom orçamentista é o conhecimento detalhado do serviço.
6) Caracterize os seguinte tipos de orçamento: por período, por projeto, histórico, base zero, estático, flexível, participativo e não participativo.
Orçamento por Período atende a necessidade de operações cotidianas, com base em períodos relativamente regulares, que normalmente são abertos em curto, longo e médio prazo e reflete o calendário da legislação fiscal que na pratica é o orçamento contínuo que favorece o orçamento para o periodo futuro. O Orçamento por Projeto (orçamento capital) ocorre quando o centro da atenção é o próprio projeto. O orçamento Histórico é uma informação útil na gestão de uma organização. No orçamento histórico a base para a estimativa do planejamento ocorre alicerçada nos acontecimentos do passado com base nos registros realizados projetam-se receitas, custos, despesas e investimento. Orçamento Estático é aquele que permanece inalterado independentemente dos resultados da empresa. Em outras palavras, todas as peças orçamentárias (como receitas, despesas, custos e investimentos) são elaboradas com base em volumes (de produção, vendas…) pré-determinados, ditando o ritmo do negócio a partir do orçamento. Orçamento Flexível oferece uma margem de manobra nos orçamentos de custos, despesas e investimentos a partir dos volumes de produção ou vendas. Além disso, o Orçamento Flexível também admite variações nos gastos com funcionários e com despesas operacionais – ainda que em menor grau, por se enquadrarem como despesas fixas. O Orçamento Base Zero começa literalmente do zero, quando novos objetivos são traçados, não levando em consideração o histórico construído até o momento. Obviamente, quando algo inicia do zero, demanda mais tempo. Esse tipo é ideal para negócios que estão sendo reestruturados, pois se baseia nas possíveis despesas de todos os projetos, práticas e processos futuros. Projetos que não entrem mais nos novos objetivos, são descartados.O Orçamento Participativo é um mecanismo direto de participação popular. O Orçamento não Participativo é dissociados dos gestores que o executam. As decisões orçamentárias são tomadas com base na visão da alta diretoria e são entregues para o corpo gerencial executar.
7) Defina os métodos de custeio: variável, por absorção e pleno. Quais são as medidas de lucratividade relacionadas com esses métodos?
O sistema de custeio variável se baseia na separação dos custos em variáveis e fixos, ou seja, em custos que se alteram proporcionalmente ao volume da produção/venda e custos que se sustentam constantes perante volumes de produção/venda oscilatórias dentro de certos alcances. O custeio por absorção serve para calcular o custo total de um produto, considerando todos os custos diretos, como matéria-prima e tributações, até custos compartilhados, como o aluguel do pavilhão, manutenção de equipamentos, etc. Ele também serve para entender a produtividade da empresa. 
8) Defina o que é lucratividade. Exemplifique quais são as quatro margens de lucratividade mais conhecidas.
A lucratividade é o indicador que aponta quanto uma empresa ganhou em relação às atividades que desenvolveu, seja a venda de produtos ou prestação de serviços.
9) Comente sobre as abordagem de precificação: de mercado, econômica e de custos.
Precificação é o processo de definição do valor monetário a ser cobrado do cliente por um produto, mercadoria ou serviço. Trata-se de uma variável fundamental ao funcionamento de todo tipo de negócio. São estudados, para isso, os custos de produção, a concorrência no mercado, os meios de comercialização, a aceitação dos consumidores, dentre outros fatores que influenciam no valor de determinada mercadoria. São buscadas, assim, para os nossos clientes, a melhor relação custo-benefício possível e os melhores rendimentos no cenário. O objetivo da precificação é de maximizar os lucros de um empreendimento, equiparar seus preços aos de mercado e garantir a sobrevivência de um empreendimento em um mercado competitivo e cada vez mais acirrado. Ela pode ser realizada através de diferentes técnicas e apresenta grande eficiência para mensurar os cenários de oferta, demanda e valores. Por fim, a técnica de precificação auxilia no aumento da penetração de um produto ou serviço em um mercado, potencializando as vendas e maximizando o lucro final, não apenas garantindo a sobrevivência de uma marca mas auxiliando em sua consolidação.
10) O que é Gestão de Custos Interorganizacionais e qual é sua funcionalidade?
De acordo com pesquisas realizadas entende-se que Gestão de Custos Interorganizacionais (GCI) é uma abordagem estruturada com visão ampla, além das fronteiras da organização, que visa a redução de custos em âmbito internoe externo. A gestão de custos serve para direcionar o planejamento estratégico de um negócio. A gestão de custos feita de maneira eficiente contribui para a saúde financeira da empresa.
Atividade de Pesquisa: Avaliação Financeira em Logística

Continue navegando