Buscar

CONTABILIDADE GERAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1
Sobre os princípios contábeis, analise as sentenças a seguir.
 I O Princípio da Competência é um dos mais conhecidos e reconhece o patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, ou seja, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
 II O Princípio da Prudência está ligado ao período de duração da entidade empresarial e pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
 III O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas, itens obrigatórios para tornar a informação oportuna. Dessa forma, a informação deve ser íntegra (completa e verdadeira) e tempestiva (tempo certo) para que possa ser considerada na tomada de decisões, objetivo principal da contabilidade: gerar informações para auxiliar no processo de tomadas de decisões dos mais diversos usuários.
Está(ão) correta(s):
Escolha uma opção:
a. I e II, apenas.
b. III, apenas.
c. II, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, apenas.
Questão 2
Assim como em toda e qualquer disciplina ou área de estudo, os princípios servem para dar um norte às condutas profissionais e, mais que isso, para padronizar os procedimentos que envolvem o processo contábil – falando, é claro, da contabilidade. Sobre os princípios contábeis, analise as afirmativas a seguir e assinale a incorreta.
Escolha uma opção:
a. O Princípio da Continuidade está ligado ao período de duração da entidade empresarial e pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
b. O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional e esses valores somente podem ser alterados em casos específicos, os quais iremos tratar em momento oportuno.
c. O Princípio da Entidade é um dos mais conhecidos e reconhece o patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, ou seja, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
d. O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas, itens obrigatórios para tornar a informação oportuna.
e. O Princípio da Prudência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Questão 3
Se a contabilidade se propõe a gerar informações para auxiliar as tomadas de decisões nos processos empresariais, é porque temos quem utiliza essas informações. Assim, entram em cena agora os usuários das informações contábeis, aqueles que utilizam as mais diversas estatísticas e dados gerados. Assinale a alternativa que apresenta apenas usuários externos.
Escolha uma opção:
a. fisco, gerentes e instituições financeiras.
b. empregados, fisco e instituições financeiras.
c. empregados, clientes e gerentes.
d. clientes, gerentes e fornecedores.
e. clientes, fornecedores e fisco.
Questão 4
Já que a informação contábil-financeira precisa ser útil, ela deve ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Logo, temos aqui as características qualitativas fundamentais. Por sua vez, a utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível, o que chamamos de características qualitativas de melhoria. Isso posto, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F). 
(   ) A informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários, ou seja, aquela informação capaz de influenciar o processo decisório. Para tal, a informação deve ter valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.  
(   ) As demonstrações contábeis representam um fenômeno econômico em palavras e números. Estamos falando de características fundamentais, que reforçam a utilidade da informação para o processo e para isso, para ser útil, a informação contábil-financeira não tem só que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar. 
(   ) A aplicação da regra contábil do conservadorismo, ou também conhecido como princípio da Prudência, na elaboração do Balanço Patrimonial pode provocar distorções, erros e enviesar a informação contábil, o que demonstra que o conservadorismo está em desacordo com a característica qualitativa da informação contábil útil denominada fidedignidade. 
 
Assinale a opção que apresenta a sequência correta. 
Escolha uma opção:
a. V, F, V.
b. F, V, V.
c. V, V, V.
d. V, F, F.
e. F, F, V.
Questão 5
 Tendo em vista o que estudamos em nossas aulas, a contabilidade está inserida em nosso cotidiano, de forma a ouvir dizer por aí que todo e qualquer estabelecimento comercial precisa de um contador. Sendo assim, julgue os itens abaixo como corretos (C) ou incorretos (I).
I A contabilidade, ao contrário do que muitos pensam, já foi objeto apenas de geração de guias de impostos e informações sem muita preocupação de planejamento ou de continuidade das atividades empresariais.
II Dado a evolução e dinamismo do mercado, podemos afirmar que a cada dia a contabilidade está desempenhando um papel menos próximo dos seus usuários, gerando informações que sirvam de auxílio nos processos decisórios, que estão consideravelmente mais complexos e exigem procedimentos mais ágeis dos empresários e consequentemente da contabilidade.
III A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma opção:
a. I, C, C.
b. C, I, I.
c. C, C, I.
d. C, I, C.
e. I, C, I.

Outros materiais