Buscar

A3 - SEMIÓTICA E PERCEPÇÃO VISUAL

Prévia do material em texto

A semiótica serve à leitura e à compreensão de signos. Com o uso dela, como uma ferramenta, você será capaz de identificar o que determinados signos comunicam, na composição de uma peça visual, por exemplo
.Faça um pequeno texto com uma análise semiótica comparativa dos dois cartazes abaixo. Considera fazer a análise a partir dos três pontos de vista semióticos, qualitativo-icônico, singular-indicativo e convencional-simbólico.
Para analisar os cartazes, podemos utilizar de 3 pontos de vista semióticos:
1. Qualitativo-icônico = são analisados os aspectos qualitativos de um produto, peça ou imagem, os aspectos responsáveis pela primeira impressão que o produto provoca no receptor. São qualidades visíveis, ou seja, características que podem ser diretamente percebidas no produto. Com isso, quando analisamos as qualidades de um produto, podemos determinar as qualidades abstratas que as qualidades concretas sugerem e prever até certo ponto as associações que estão aptas a produzir. (Santaella, 2005, p. 70). 
2. Singular-indicativo = O produto é analisado como algo que existe em um espaço e tempo determinados. Suas qualidades: cores, forma, tamanho, matéria, são analisados de acordo com sua manipulação e uso. De um lado é analisado de acordo com sua relação com o contexto a que pertence e de outro com as finalidades a que se presta. (Santaella, 2005, p. 71). 
3. Convencional-simbólico = sob este ponto de vista, o produto é analisado de acordo com seu caráter de tipo, não como algo que se apresenta na sua singularidade, mas sim como um tipo de produto. Aqui são analisados os padrões de design e a que gostos eles atendem. Em segundo lugar, é analisado o poder representativo do produto e em terceiro lugar é analisado o tipo de usuário que o visa atender. (Santaella, 2005, p. 71). 
No entanto, observamos que a primeira imagem (à esquerda):
· Possui traços dando movimento à bandeira e representando o patriotismo;
· Uso de tipografias diferentes, inclusive nas palavras “você” e “cumprir”, chamando o leitor para a ação; 
· É colorida, com tons escuros/quentes e, chamativa não somente pelas cores, mas pela reprodução característica autoritária do soldado apontando o dedo pro leitor, a sua representação artística com os traços marcantes, linhas grossas e finas bem definidas do rosto e do olhar demonstrando dureza, força e firmeza, remetendo à uma chamada militar.
Ao analisar a segunda imagem, que está à direita, vemos que:
· Está toda em preto e branco sem muitos contrastes impactantes, com traços mais suaves e menos precisos, detalhes mais sutis, dificultando um pouco a visão, portanto sendo menos atrativo;
· Promove a uma chamada militar também, porém com mais leveza e passividade, mostrando o lado bom, que é a vitória, pois o soldado representado no primeiro plano, está feliz e sorridente, num cenário bem sucedido de uma pós-guerra. E ao fundo da imagem, no segundo plano, vemos pessoas acenando, que talvez sejam famílias, possivelmente agradecendo ao soldado pelo ato heróico e atrás a destruição causada pela guerra.
Por fim, percebemos que ambos os cartazes consistem em incentivar e/ou anunciar o alistamento militar promovendo a reflexão com abordagens diferentes, sendo o primeiro um tipo de intimação, seriedade e no segundo, uma descontração. Cada um com a sua forma de comunicação, simbólica e original de representar. 
Fonte:
http://intercom.org.br/papers/regionais/sul2011/resumos/R25-0859-1.pdf

Continue navegando