Buscar

Etapas das Obras Residenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS 4 ETAPAS BÁSICAS E ESSENCIAIS DAS OBRAS RESIDENCIAIS
Obras residenciais bem executadas suportam todas as cargas impostas a elas, seja por ações da natureza ou pelo passar dos anos sem sofrerem grandes danos.
As obras residenciais passam por dezenas de fases até que sejam concluídas, passando desde o projeto de arquitetura, os serviços preliminares, como a sondagem de solo, alicerce, alvenaria, até chegar aos acabamentos finais. 
Basicamente, podemos dizer que todas as obras residenciais passam por 4 etapas:
1- Estrutura
a) Fundação
b) Pilares
c) Vigas
d) Laje
2- Alvenaria
3- Cobertura
4- Acabamento
A seguir, vamos falar um pouco sobre cada uma delas. Se você tiver alguma dúvida, será a oportunidade de saná-la, ou então você poderá usar as informações para auxiliar seus clientes e fidelizar todos eles.
1- Estrutura:
A obra precisa de sustentação e estabilidade, e é a estrutura que garante isso, com um conjunto de elementos combinados, de maneira que todos os esforços produzidos pelo próprio peso da obra, seus ocupantes, ventos e outras sobrecargas, sejam suportados.
A estrutura é formada por: fundação, pilares, vigas e lajes. Sua importância é tamanha que qualquer problema em uma dessas partes pode comprometer toda a obra. Por isso, é indispensável a utilização de materiais de qualidade e a perfeita execução da construção.
a) Fundação:
É a estrutura responsável por transmitir as cargas da construção ao solo. É projetada levando em consideração a carga que irá receber e o tipo de solo em que será construída.
b) Pilares:
 Chamamos de pilar quando possui forma quadrada ou retangular, e de coluna quando a forma é cilíndrica. Independente da forma, eles transmitem as cargas das vigas e lajes para as fundações. 
c) Vigas: 
Acima dos pilares estão as vigas, em posição horizontal. Elas são responsáveis por transferir o peso da laje e de outros elementos para os pilares, estruturando a obra como um todo. 
d) Laje: É a superfície plana horizontal que constitui um pavimento ou teto da construção. Recebe diretamente as cargas, transferindo-as para as vigas, e assim por diante.
2- Alvenaria:
A segunda etapa da construção de obras residenciais, também muito importante, é a alvenaria, que pode ser convencional ou estrutural.
 A alvenaria convencional é feita com concreto armado e tem como função primordial a vedação com a construção de paredes que vão separar os ambientes, além do fechamento de vãos entre vigas e pilares.
Já alvenaria estrutural é a própria estrutura da obra, dispensando armações de ferro e aço. Ela utiliza medidas padrão dos elementos construtivos, que podem ser blocos de concreto, tendo como função a vedação e a estrutura.
3- Cobertura: A terceira etapa da construção de obras residenciais é a cobertura, que tem como função proteger a edificação das águas pluviais, ventos, sol e de outros agentes de deterioração, além de contribuir para o conforto termo acústico. Há diversos tipos de materiais para a construção.
Para esta Atividade deverá constar no Relatório de Visita Técnica, os dados do empreendimento, com endereço, responsável técnico (RT) juntamente com as fotos de cada etapa. Valeu boa sorte, bons estudos!

Continue navegando