Buscar

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS EAD - AULA 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 02
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: CITOLOGIA, HISTOLOGIA E GENÉTICA
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: 
	MATRÍCULA: 
	CURSO:
	POLO: 
				TEMA DE AULA: TECIDO CARTILAGINOSO E CONJUNTIVO
RELATÓRIO:
1. Decorrer sobre os diferentes os tipos de tecido conjuntivo observados de acordo com as características morfológicas e funcionais de seus componentes.
Existem três tipos de tecido conjuntivo: Tecido conjuntivo propriamente dito (denso e frouxo); Tecido conjuntivo de propriedade especiais (adiposo, elástico, reticular e mucoso) e o Tecido conjuntivo de suporte (cartilaginoso e ósseo). Cada um deles possui as suas próprias características.
Tecido conjuntivo propriamente dito: Tecido de ligação na sustentação e no preenchimento dos tecidos. Possui matriz celular abundante, formada pelo polissacarídeo hialuronato e três tipos de fibras protéicas: colágenas, elásticas e tetículares.
Tecido conjuntivo frouxo: Apresentam células mesenquinais, fibroplastos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos, leucócitos e células adiposas, além de abundante matriz extracelular. Suas fibras estão frouxamente dispostas, conferindo flexibilidade ao tecido. Têm função de suporte ao epitélio, preenchimento de espaço entre os órgãos e tecidos, nutrição de tecidos avasculares, armazenamento e água e eletrólitos e função de defesa contra invasores patogênicos.
Tecido conjuntivo denso: Oferece resistência e proteção para os tecidos, sendo menos flexível e mais resistente a lesão do que o tecido frouxo. Quantidade de fibras colágenas maiores do que outros componentes do tecido conjuntivo. Tem menos células e predominância de fibras colágenas. Pode ser não modelado, quando as fibras são organizadas em feixes, sem orientação definida, ou modelado, quando as fibras de colágeno são paralelas uma as outras e alinhadas com os fibroblastos.
 Tecido conjuntivo de propriedades especiais
 
Tecido Adiposo: que é composto por células esféricas que são chamadas de adiposas, que quando estão juntas tornam – se poliédricas. Esse tecido tem com função ser o depósito de energia do corpo e absorção de impactos
Tecido Elástico: é constituído principalmente pelas fibras elásticas que são secretadas pelos fibroblastos e fibrócitos, podendo ser formado também pelas células musculares lisas, nos vasos sanguíneos, formando membranas de fibras elásticas. O tecido elástico se encontra nos ligamentos amarelos da coluna vertebral.
Tecido Mucoso: O tecido mucoso tem consistência gelatinosa devido à predominância de matriz fundamental, composta pelo predomínio de ácido hialurônico com pouca quantidade de fibras. Os fibroblastos são as principais células encontradas. Este tecido é o principal componente do cordão umbilical ( Geleia de Wharton), mantendo a nutrição das células, e da polpa jovem dos dentes.
Tecido Reticular: tecido é muito delicado e forma uma rede que suporta células de alguns órgãos. É constituído por fibras reticulares associadas a células reticulares (fibroblastos especializados). O tecido reticular fornece uma estrutura especial para órgãos linfoides e hematopoéticos (medula óssea, linfonodos e nódulos linfáticos, e baço). As células reticulares estão dispersas ao longo da matriz e cobrem parcialmente, com seus prolongamentos citoplasmáticos, as fibras reticulares e a substância fundamental.
 Tecidos conjuntivos de suporte
 É uma especialização do tecido conjuntivo encontrado nas articulações, onde desempenha a função de suporte dos tecidos moles e facilita o deslizamento dos ossos, também é importante para a formação e durante o crescimento de ossos longos. 
Tecido Cartilaginoso: não apresenta vasos sanguíneos, recebendo seu aporte de nutrientes do pericôndrio, nos ossos ou do líquido sinovial, nas cartilagens articulares. Também não encontramos vasos linfáticos e nervos neste tecido.  Esse tecido contém células especializadas e abundante matriz extracelular (Condroblastos, condrócitos e matriz cartilaginosa). As cartilagens se diferenciam em três tipos: cartilagem hialina, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa (ou fibrocartilagem). 
 Tecido Ósseo: é um tipo especializado de tecido conjuntivo que constitui o esqueleto humano. É um tecido rígido, porém adapta-se às mudanças vividas pelo organismo durante o seu desenvolvimento. Tem função importante de suporte para os tecidos moles e proteção de órgão vital, além de atuar como uma alavanca para o movimento voluntário, devido a sua íntima associação com a musculatura esquelética. Também é um importante reserva de cálcio, fosfato e outros íons para o corpo, atuando como um sistema regulatório da concentração dessas moléculas no sangue. 
				TEMA DE AULA:TECIDO MUSCULAR
	
RELATÓRIO:
1.Decorrer sobre as diferenças entre os tecidos musculares observados de acordo com as características morfológicas e funcionais dos seus componentes.
É caracterizado por células alongadas especializadas na atividade contrátil. Elas são ricas em filamentos de proteínas que interagem entre si e realizam a contração de forma dependente de ATP. Alguns de seus constituintes recebem nomes especiais: a membrana celular é chamada de sarcolema, o citosol é o sarcoplasma e o retículo endoplasmático liso, especializado no armazenamento de cálcio, é o retículo sarcoplasmático. As células musculares, também chamadas de miócitos ou fibras musculares, possuem origem mesodérmica e são classificadas, de acordo com suas características morfológicas, em estriadas esqueléticas, estriadas cardíacas e lisas. 
Tecido muscular liso: É formado pela associação entre miócitos fusiformes, de comprimento variado, com núcleo central alongado, como pode ser observado na Figura 3. Além disso, possui citoplasma perinuclear rico em ribossomos, RER, complexo de Golgi, mitocôndrias e glicogênio. Apresenta vesículas endocíticas e cavéolas, devido à intensa atividade pinocítica para a entrada de cálcio. O músculo liso pode ser dividido em multiunitário e unitário. O multiunitário é composto por fibras musculares separadas e discretas, o que garante que cada fibra contraia de forma independente, sendo cada uma delas inervada por uma única terminação nervosa. 
Tecido estriado esquelético e cardíaco: O tecido muscular estriado é formado por fibras musculares cilíndricas, alongadas, que apresentam estrias transversais e que são resultado do arranjo entre os filamentos finos de actina e os filamentos grossos de miosina em uma estrutura conhecida como sarcômero. 
Estriado esquelético: o termo “esquelético” se deve à sua localização, associada ao esqueleto ósseo. Este tecido apresenta células grandes, alongadas e cilíndricas, multinucleadas, com núcleos periféricos e abundantes miofibrilas. A multinucleação se deve à fusão de centenas de mioblastos – células precursoras – durante a formação dos miócitos. 
Estriado cardíaco: a musculatura cardíaca é formada por células alongadas, ramificadas e cilíndricas, conhecidas como cardiomiócitos. Apresentam um ou dois núcleos em posição central e, assim como as fibras musculares esqueléticas, também apresentam estriações transversais, devido à presença dos sarcômeros. As fibras se fixam umas às outras por meio de junções celulares complexas e são circundadas por uma fina camada de tecido conjuntivo – o endomísio – rico em vasos sanguíneos. Já o sarcoplasma apresenta um grande número de mitocôndrias e de mioglobinas, que estão justificadas pelo alto consumo de oxigênio molecular. Há ainda gotículas de gordura e depósitos de glicogênio. Durante o envelhecimento, podemos encontrar depósitos de lipofuscina próximos ao núcleo celular.
			TEMA DE AULA:TECIDO ÓSSEO
 
RELATÓRIO:
1. Desenhe a lâmina correspondente ao tecido ósseo (osso por desgaste) e identifique os componentes do tecido ósseo: canalículas, osteoplastos, canais de Havers e canais de Volkman.

Outros materiais