Buscar

ARTIGO Rosácea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ROSÁCEA E ATUAÇÃO FISIOTERAPEUTICA.
Dayanne Ingryd Da Silva Freitas[footnoteRef:1], [1: Academica de Fisioterapia 
 Email-dayanneingryd1905@gmail.com contato: (84) 9 9900-6065] 
RESUMO
A pele rosácea tem características de uma pele vermelha e ásperas, consequentemente um pouco quente com uma alta sensibilidade. A mesma se manifesta por dilatação dos capilares sanguíneos (telangiectasias), pápulas, pústulas e nódulos. Avanços recentes na pesquisa científica fundamental destacaram os papéis dos sistemas imunológicos inatos e adaptativos, bem como a desregulação neuro vascular subjacente ao espectro de características clínicas da rosácea. Estímulos endógenos e exógenos podem iniciar e agravar várias vias em pacientes com rosácea.
Palavra-chave: Rosácea e a atuação fisioterapêutica.
ABSTRACT
Rosacea skin has characteristics of a red and rough skin, consequently a little hot with a high sensitivity. It is manifested by dilatation of blood capillaries (telangiectasias), papules, pustules and nodules. Recent advances in fundamental scientific research have highlighted the roles of innate and adaptive immune systems, as well as the neurovascular dysregulation underlying the spectrum of clinical features of rosacea. Endogenous and exogenous stimuli can initiate and exacerbate several pathways in rosacea patients.
INTRODUÇÃO
A rosácea é uma condição crônica com maior incidência nas mulheres de pele branca, com idade de 30 a 60 anos. A maioria dos seus casos podendo ser hereditário. Apresenta diversas manifestações clinica sendo caracterizada em quatro subtítulo tais como; eritemato -telagectasia caracterizada por eritema persistente, facilmente notada na face. Rosácea papulopustular caracterizado por eritema acompanhando de pápulas e pústulas transitórias, como distribuição centro facial; rosácea fimatosa caracterizada por espessamento da pele com contornos irregulares envolvendo orelhas, bochechas, região mentoniana fronte e nariz. (rinofima inflamação crônica do tecido do nariz). Rosácea ocular caracterizado por sintomas de vermelhidão e queimação nos olhos, tem sensibilidade ocular a luz. O aparecimento de rosácea também está associado a problemas endócrinos, como, por exemplo, diabetes. Há evidências de que 15% dos pacientes observados apresentam diabetes.
Acredita-se também, que outros tipos de patologias endócrinas possam contribuir para o surgimento e recorrência da rosácea
Sua causa exata é desconhecida é desconhecida, o processo patológico se da devido uma alteração na vascula facial. Apesar de não ser um distúrbio fatal, o eritema pode prejudicar a autoestima e a qualidade de vida e bem estar do paciente, comprometendo sua satisfação pessoal. (ANTONIO; TRÍDICO; ANTONIO,2017)7	
No início é caracterizada por ter sua pele avermelhada junto com uma sensação desagradável de calor, causando inflamação dos folículos e vasos sanguíneos. Com a evolução da doença o rubor é acompanhado de pápulas e pústulas, junto com formas de “teia de arranha’’ que representa os vasos sanguíneos em maior quantidade. Sem seu devido tratamento pode acometer o aparecimento de nódulos, e no ultimo estagio deixa o nariz com formato obstruído. Um fator que pode estar associado ao surgimento dessa patologia é a imunidade debilitada. O estresse emocional aparece como um fator importante para o aparecimento da rosácea. 
As região onde são acometida as rosácea são geralmente ásperas e quentes. A doença pode se espalhar para as costas e peitos, um cuidado amais é com os vasos sanguíneos, quanto mais estimulados mas ajuda na dilatação exagerada. Acometendo vermelhidão e aquecimento. Essa contração de vasos acaba acometendo as telanguectasia.
A rosácea não produz pontos brancos e pretos. A exposição solar moderada pode trazer benefícios para acnes. ( ALMEIDA,2011)
A fisiopatologia é multifatorial e atualmente não é totalmente compreendida. Está surgindo uma nova compreensão da patogênese da rosácea, e ao lado dela o desenvolvimento de novos agentes direcionados a fatores patológicos específicos e aos sintomas. (CHANG; KURIAN; BARANKIN;2014)
A prevalência de rosácea varia de 1% a 22 % de acordo com diferentes estudos, o banco de dados mais recentes variam de 1,3 % e 2,1% de pacientes graves. ( ANTONIO; TRIDICO; ANTONIO 2017).
MATERIAS E MÉTODOS 
Os métodos empregados neste artigo baseiam-se em pesquisas bibliográficas, de caráter quantitativo, com base nas plataformas: Scielo, PubMed, Goglle acadêmico. Foram selecionados 09 (NOVE) artigos, de acordo com os critérios de inclusão, e excluídos
3 artigos por perda de dados referentes às variáveis do estudo. Os artigos selecionados. 
RESULTADOS E DISCUSSÕES 
A rosácea é uma condição que provoca vermelhidão e, muitas vezes, pequenos inchaços vermelhos e cheios de pus no rosto. 
A sensibilidade da rosácea é presente na vida dos pacientes com aumento da sensibilidade. Os principais sintomas da rosácea Pele seca: pouca produção de sebo, deve-se usar creme. vascular inflamatória crônica, geralmente limitada à face e caracterizada porruborização (flushing), eritema, telangectasia, pápulas e edema.
EPIDEMIOLOGIA 
Ocorre mais em mulheres, mas quando atinge os homens é muito mais severo.- 30 a 50 anos.- Pele clara, raramente ocorre em negros.- Há uma predisposição individual (mais comum em brancos e descendentes deeuropeus).- História familiar positiva- Forte influência de fatores psicológicos (stress). Instabilidade vasomotora é fator predisponente.- Sol e alimentos (café, chá quente, álcool, comidas apimentadas) pioram o quadro.- Não é uma patologia do complexo pilo sebáceo e os comedões estão ausentes.
REFERENCIAS
MARTINS, Camila Botelho; LOPES, Maria Luiza Mansur. Aplicação da drenagemlinfática manual, “método original Dr. E. Vodder”, no tratamento dermatofuncional da rosácea. 2002. 6 f. Tese (Doutorado) - Curso de Fisioterapia, Universidadedo Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2002.
Mark KA, Sparacio RM, Voigt A, Marenus K, Sarnoff DS. Objective and quantitativeimprovement of rosacea-associated erythema after intense pulsed light treatment.Dermatol Surg, 2003;29(6):600-4
. Taub AF. Treatment of rosacea with intense pulsed light. J Drugs Dermatol,2003;2(3):254-9.Wilkin J, Dahl M, Detmar M, Drake L, Feinstein A, Odom R, et al. Standard classification
of rosacea: Report of the National Rosacea Society Expert Committee on theClassification and Staging of Rosacea. J Am Acad Dermatol, 2002;46(4):584-7. Doi:10.1067/mjd.2002.120625
ROTTA, Osmar. Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar da UNIFESP-EPM:Dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. 1. ed. rev. brasil: Nestor Schor, 2008. ISBN
978-85-204-2654-8.
TRINDADE NETO, P. B.; LIMA, J. B.; SILVA, A. C. O. et al. Rosácea granulomatosa:relato de caso – enfoque terapêutico. 2006. 4 f. Curso de Dermatologia, UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2004.
GONÇALVES, M. M, B. M.M. CUIDADOS DERMOCOSMÉTICOS NAROSÁCEA. 2016. 41 f. Monografia (Especialização) - Curso de Farmácia, Faculdade deFarmácia da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2016.

Continue navegando