Buscar

Prova I de Perícia Contábil

Prévia do material em texto

No exercício da perícia contábil, o profissional da área faz jus à cobrança de honorários, cujos valores devem ser estabelecidos previamente, mediante avaliação dos serviços a serem prestados. Neste contexto, sobre a quem cabe o recebimento dos honorários, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Perito contador judicial. II- Perito contador assistente. III- Perito contador arbitral. IV- Perito contador extrajudicial. ( ) Às partes. ( ) Ao contratante. ( ) Às partes, conforme indicação. ( ) Ao autor. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - IV - I - III.
B
III - I - IV - II.
C
I - IV - II - III.
D
III - IV - II - I.
2A necessidade de se fazer uma perícia se manifesta nas imperfeições e inadequações. O profissional que se candidata a exercer a função de perito precisa ter um profundo conhecimento técnico do exercício da contabilidade e maturidade profissional que lhe permita ter vivenciado experiências profissionais tanto no campo da contabilidade como no administrativo. Sobre os tipos de irregularidades que nos levam à realização da perícia, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Administrativas. ( ) Operacionais. ( ) Contábeis. ( ) Educacionais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
V - V - F - F.
C
F - V - V - F.
D
V - F - V - F.
3A perícia tem por finalidade buscar a verdade real dos fatos, com a aplicação de pesquisa demonstrada de forma técnica e embasada cientificamente na matéria objeto do litígio, para dar suporte informacional ao juiz na formação da sentença. De acordo com os diferentes fins para os quais são realizadas as perícias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Para fins administrativos. ( ) Para fins regimentais. ( ) Para fins sociais. ( ) Para fins de observar se as empresas possuem meios para expandir seus negócios no mercado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - V - V - V.
C
V - F - V - V.
D
V - V - V - F.
4A perícia tem espécies distintas, identificáveis e definíveis segundo os ambientes em que é instada a atuar. São estes mesmos ambientes que delinearão suas características intrínsecas e as determinantes tecnológicas (o modus faciendi) para o perfeito atendimento do objeto e dos objetivos para os quais deve-se voltar. As espécies de perícias são classificadas quanto à finalidade e subdivididas para o direcionamento de atuação. Considerando os tipos de espécies de perícia, analise as sentenças a seguir: I- A perícia extrajudicial é subdivida em: demonstrativas, discriminativas e comprobatórias. II- A perícia semijudicial subdivide-se em meio de prova ou de arbitramento, segundo suas finalidades essenciais no processo judicial. III- A perícia arbitral subdivide-se em probante e decisória, de acordo com a destinação de funcionamento. IV- A perícia judicial subdivide-se em: (I) policial; (II) parlamentar; (III) administrativo tributária. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e IV estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
Somente a sentença IV está correta.
5Os procedimentos de perícia contábil são empregados por meio de exames, levantamentos, vistorias, indagações, investigações, com vistas à formação e emissão de uma opinião do perito contábil destinados a levar a instâncias decisórias, elementos de prova, necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de um fato, mediante a emissão de laudo ou parecer pericial. Neste contexto, existem diferentes tipos de perícias, as quais podem ser qualificadas para diversos fins. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Administrativos, com a finalidade de verificar as entradas e saídas do caixa da empresa, no sentido de averiguar desvios. II- Regimentais, realizadas por Comissões Parlamentares de inquéritos solicitadas para as Câmaras dos deputados. III- Sociais, promovidas por sindicatos para que haja clareza na forma. IV- Exploratórias, análise de elementos desconhecidos de prova pericial. V- Observação, se as empresas possuem meio para melhor remuneração de seus colaboradores. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II, III e V estão corretas.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.
6De acordo com a Resolução 1.243/2009 do Conselho Federal de Contabilidade - CFC -, a perícia contábil é entendida como um conjunto de procedimentos técnico-científicos que têm por finalidade formar elementos de prova e levá-los à instância decisória para subsidiar a constatação de um fato. Tem por finalidade buscar a verdade real dos fatos que são objeto do litígio. Sobre os aspectos da perícia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Tem por objeto principal as atividades operacionais da empresa, e não possui relação pertinente à discussão judicial. ( ) Visa avaliar, verificar e analisar as situações, coisas e fatos, e atinge as relações, efeitos e haveres patrimoniais. ( ) Sua procedência acontece após estabelecimento, a requerimento ou de ofício. ( ) O objeto não pode ser com o objetivo da perícia. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/docs/RES_1243.doc. Acesso em: 12 maio. 2020.
A
F - V - F - V.
B
V - V - F - F.
C
V - F - V - V.
D
F - V - V - V.
7A perícia existe há milhares de anos e deixou sua marca em diferentes lugares, como na Grécia. Contam os estudiosos que vestígios de perícia são encontrados, registrados e documentados na civilização antiga:
A
Da Índia.
B
Do Egito.
C
De Jerusalém.
D
De Roma.
8Quando o magistrado tem necessidade de informações adicionais para poder sentenciar o processo, ele requer o trabalho do perito através de intimação que contempla os dados do litígio, assistentes técnicos se for o caso, inclusive o prazo disponível para a elaboração da perícia. A falta de intimação do despacho de nomeação de perito pode ser suprida pelo juiz, com a ampliação do prazo do art. 421. Entretanto, a indicação do assistente técnico, segundo o art. 421:3 do CPC, é:
A
É feita pelo juiz.
B
Obrigatória.
C
É dever do árbitro.
D
Facultativa.
9O perito contábil é um profissional da contabilidade devidamente habilitado, e como tal deve conhecer as funções contábeis que ocorrem no exercício da atividade. Assim, no que tange às funções contábeis, estas podem ser classificadas e identificadas como funções fundamentais e funções complementares. As funções fundamentais são conhecidas como funções contábeis peculiares, a partir da variação dos elementos patrimoniais de modo individual e do conjunto, assim como das variações dos inúmeros aspectos das transformações dos elementos agregados na geração da riqueza, já as funções complementares discorrem sob a rotina contábil. De acordo com as funções contábeis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As funções contábeis complementares são funções corretivas, acontecem no dia a dia das empresas e são classificadas como funções administrativas, revisoras e periciais. ( ) Tal qual a auditoria contábil, a pericia contábil deve ser aplicada periodicamente, com a finalidade auxiliar o juiz com a elaboração do laudo ao tomar uma decisão sobre determinado caso. ( ) A função revisora deve ser feita continuadamente para assegurar exatidão e verdadeira representação gráfica dos fatos contábeis, trata-se de função formal e eminentemente técnica. Sendo assim, sua finalidade consiste investigação segundo as características da matéria que envolvem os aspectos administrativos, técnico, psicológico, social e profissional. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V.
B
F - V - F.
C
V - V - F.
D
F - F - V.
10O Código de Processo Civil ainda não contemplou o conceito de perícia contábil, apesar de estabelecer normas e procedimentos e tratar também da habilitação do profissional. Para conceituar perícia contábil, é necessário que o profissionaltenha razões de raciocínio de forma qualitativa e quantitativa sobre determinada realidade patrimonial. Qual a exigência para a formação do conceito de perícia?
A
A formação do conceito de perícia contábil não exige razões do raciocínio.
B
A formação do conceito de perícia contábil exige o conhecimento de uma opinião de profissional contábil.
C
A formação do conceito de perícia não exige conhecimento técnico.
D
A formação do conceito de perícia deve ser aprovada por um advogado.

Continue navegando