Buscar

FENÔMENOS DE TRANSPORTE unidade 1

Prévia do material em texto

O que é cavitação e como ela pode ser controlada?
Cavitação é um fenômeno físico de vaporização de um líquido e que consiste na formação de bolhas de vapor pela redução da pressão durante seu movimento, ocorre principalmente no interior de sistemas hidráulicos. A cavitação pode ser controlada com o aumento do nível de líquido do tanque de sucção. Esta solução não é viável se a fonte de sucção for um lago. No entanto, aumentar o nível da fonte de sucção pode ser uma solução prática e econômica na grande maioria dos casos; ajustar a pressão absoluta exercida na superfície do líquido; aumentar a distância vertical entre a superfície do líquido e a linha da bomba.
Como esse fenômeno prejudica as instalações de água nas residências e prédios e no sistema de tratamento de água das cidades?
pode causar colapso no sistema de distribuição de água. A bomba deve produzir a quantidade de fluxo ou pressão anormal, a tubulação fará vibrações e ruídos anormais que não são consideradas pelo equipamento diminuído a eficiência do sistema.
Como a cavitação presente em turbinas prejudica o funcionamento e o aproveitamento, no nível ótimo, da força hidráulica de usinas elétricas?
pode ocorrer o desprendimento de material do rotor, resultando no colapso de parte da superfície metálica, desta forma sérios danos podem ocorrer desta prolongada erosão cavitacional, ruídos e trepidações também são gerados quando a cavitação ocorre. A longo prazo os rotores das turbinas apresentam perdas consideráveis de massa, comprometendo a performance da bomba.
Quais os cuidados que se deve tomar com a manutenção destas instalações?
Ficar atento aos limites operacionais dos equipamentos; fazer um diagrama de fases mostrará a curva de pressão do vapor. Por meio dele, é possível estudar e descobrir exatamente qual é a combinação correta de pressão e de temperatura para que o líquido bombeado vire vapor; Checar a posição da bomba, certificando que esteja na altura correta; Observar aspectos específicos da bomba e sistema, abaixar o ponto de sucção, manter a tubulação sempre cheia, dimensionar o sistema para que a bomba fique afogada, diminuir a temperatura do fluido, diminuir a velocidade de escoamento, selecionar um tipo de válvula que tenha uma queda de pressão menor e usar uma válvula com bitola maior que o DN da tubulação; Verificar o sistema NPSH, este sistema consiste em uma diferença entre a pressão da entrada do impulsor e a pressão de vaporização do fluido. O objetivo é manter um espaço seguro entre ambas nesses dois momentos.

Continue navegando