Buscar

REGULAMENTO_DE_TCC-EDUCACAO_FISICA-BACHARELADO_2019

Prévia do material em texto

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA- BACHARELADO
Rio de Janeiro
2019.2
REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO
Estabelece normas para a orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Física - bacharelado
Considerando:
i) A RESOLUÇÃO CNE/CES N º 07 de 31, de março de 2004 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação Educação Física, bacharelado e licenciatura, e dá outras providências.
ii) Que o artigo 11 da RESOLUÇÃO CNE/CES N º 07, de março de 2004 dispõe que é recomendável a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelos estudantes.
TÍTULO I
Trabalho de Conclusão de Curso
CAPÍTULO I
DA DEFINIÇÃO
Artigo 1º. Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Educação Física (RESOLUÇÃO N º 7, DE 31 DE MARÇO DE 2004), o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular recomendável que deve ser desenvolvido sob a orientação de um docente da IES, em conformidade com sua área de atuação específica.
CAPÍTULO II
DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL
Artigo 2º. A disposição legal para a implantação e implementação dos TCC é RESOLUÇÃO N º 7, DE 31 DE MARÇO DE 2004 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Educação Física, bacharelado e licenciatura, e dá outras providências.
CAPÍTULO III
DAS FINALIDADES
Artigo 3º. O presente regulamento tem por finalidade normatizar o TCC do Curso de Educação Física - Bacharelado, da [inserir nome da IES], ao qual devem submeter-se os alunos matriculados no Curso.
CAPÍTULO IV
DOS FUNDAMENTOS
Artigo 4º. O Curso de Educação Física, bacharelado, proporcionará aos alunos conhecimento teórico-práticos que possam fortalecer a sua formação técnica, política e ética, no sentido de viabilizar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao perfil do egresso desejado.
Artigo 5º. O TCC será uma atividade para que os alunos do Curso de Educação Física, bacharelado, consolidem os conhecimentos construídos ao longo de sua formação.
Artigo 6º. O TCC possibilitará aos alunos oportunidades de desenvolverem o pensamento investigativo-científico, a autonomia intelectual e o espírito crítico, proporcionando o diálogo com a realidade.
CAPÍTULO V
DOS OBJETIVOS
Artigo 7º. São objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):
I - Consolidar e aprofundar conhecimentos acadêmicos; 
II - Despertar o interesse pela atividade e ambiente de pesquisa;
III - Oportunizar a reflexão crítica sobre temas relevantes associados às linhas de pesquisa institucionais;
IV - Desenvolver a habilidade da escrita e rigor científico para elaboração e defesa oral de trabalhos acadêmicos.
CAPÍTULO VI
DA MODALIDADE
Artigo 8º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Educação Física será elaborado na modalidade de monografia ou artigo científico, e deve corresponder a uma reflexão, mediante investigação científica, com aplicação prática sistematizada de competências desenvolvidas ao longo do curso sobre determinado tema de atuação do profissional de Educação Física, bacharelado.
§1º A monografia ou o artigo científico poderá ser desenvolvido em forma de trabalhos experimentais ou revisão bibliográfica deverá versar sobre temas pertinentes a Educação Física - bacharelado.
§2º Em caso de trabalho de campo que envolva seres humanos, seja para entrevistas, aplicação de questionários, testes de tratamento, técnicas, aferições ou outros, o projeto deverá ser encaminhado ao CEP- mais próximo da IES, através da Plataforma Brasil:
I. O professor orientador deverá cadastrar-se na Plataforma Brasil através do site http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf;
II. Após a submissão e aprovação do trabalho pelo Comitê de Ética, ele obterá o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE). Este número deverá passar a ser citado na descrição dos Materiais e Métodos do projeto;
III. Dúvidas serão esclarecidas através do e-mail do CEP da região;
CAPÍTULO VII
Seção I
Da elaboração do TCC – artigo científico 
Artigo 9º. A elaboração do artigo científico deverá seguir as normas vigentes estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, além de eventuais orientações complementares indicadas pelo professor orientador. 
Artigo 10. A estrutura de apresentação do Artigo Científico deverá contemplar: 
I- Elementos pré-textuais:
a) Título e subtítulo do artigo Autor;
b) Resumo; 
c) Palavras-chave;
II- Elementos Textuais:
a) Introdução;
b) Desenvolvimento; 
c) Conclusão.
III - Elementos pós-textuais: 
a) Referências (obrigatório);
b) Apêndice e Anexo (opcionais); 
c) Notas explicativas (opcional).
Parágrafo único. O artigo científico deverá ter entre 15 e 30 páginas, formatado de acordo com as normas da ABNT.
Seção II
Da elaboração do TCC- monografia
Artigo 11. A elaboração da monografia deve seguir as normas vigentes estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, além de eventuais orientações complementares indicadas pelo professor orientador. 
Artigo 12 A estrutura de apresentação da Monografia deverá contemplar:
I - Elemento pré-textuais:
a) Capa (obrigatório);
b) Folha de rosto (obrigatório);
c) Sumário (obrigatório);
d) Listas de ilustrações, tabelas e sigla (opcionais).
II – Elementos textuais:
a) Introdução (obrigatório);
b) Justificativa (obrigatório);
c) Objetivo (obrigatório);
d) Material e métodos ou Metodologia (obrigatório);
e) Resultados e Discussão ou Desenvolvimento (obrigatório);
f) Conclusão (obrigatório).
III - Elementos pós-textuais
a) Referências (obrigatório);
b) Anexos (opcional);
c) Apêndices (opcional);
Parágrafo único. A monografia deverá ter, no mínimo, 30 páginas, formatado de acordo com as normas da ABNT.
Artigo 13. O trabalho de TCC, deverá ser elaborada em dupla ou em grupo de até 4 alunos.
Artigo 14. Todas as etapas de elaboração do TCC serão objeto de avaliação por parte do professor orientador, observando-se o cronograma semestral da disciplina TCC. 
 
Seção III
Da prática de plágio
Artigo 15. A constatação de plágio no conteúdo do TCC, em qualquer etapa do processo de avaliação, terá como consequência a atribuição da nota zero ao aluno na disciplina, por contrariar o previsto na Lei n. 9.610/1998 (Lei de Direito Autoral), ensejando a sua responsabilização disciplinar a partir de procedimento administrativo, a ser instaurado pelo Coordenador da unidade/IES.
§1º. A identificação do plagio, em qualquer etapa da disciplina, permite a atribuição de grau zero ao aluno, bem como enseja a apuração de responsabilidade acadêmica e administrativa. 
§2º. A comunicação da identificação da prática de plágio, detectada antes da defesa em banca examinadora, deverá ser feita ao aluno, de forma cautelosa e reservada, com a participação do Coordenador da unidade/IES, apresentando-se os elementos objetivos que comprovem sua caracterização.
CAPÍTULO VIII
DAS ATRIBUIÇÕES
Seção I
Do coordenador do curso
Artigo 16. São atribuições do Coordenador de Curso de Educação Física:
I – Zelar para que o aluno esteja matriculado na disciplina TCC antes do término do prazo de inclusão e exclusão de disciplina, conforme calendário acadêmico do período;
II – Realizar reunião com os alunos inscritos na disciplina de TCC para apresentação do Regulamento e observações cabíveis;
III – Divulgar as datas e horários das bancas examinadoras; 
IV – Providenciar o arquivamento dos TCCs aprovados, pelo período de três anos, para fins de registro e evidência;
V– Zelar pelo correto cumprimento das normas presentes neste Regulamento;
VI – Tratar os casos de Regime Especial na forma prevista no Manual do Aluno. 
Seção II
Do professor orientador de TCC
Artigo 17. São atribuições do professor orientador: 
I – Avaliar a viabilidade do projeto de TCC e, quando necessário, sugerir ajustes, sempre fundamentando suas decisões e retornando ao aluno;
II – Acompanhare orientar todas as etapas do trabalho, desde o conteúdo até as normas técnicas de apresentação e redação de texto, inclusive quanto à ocorrência de plágio;
 III– Avaliar a produção textual do aluno ao longo de todas as etapas de desenvolvimento do trabalho, corrigindo cada parte do trabalho, em conformidade com as datas que constam no cronograma da disciplina;
IV - Exigir do orientando que apresente, até a data da AV1 (ver calendário acadêmico), pelo menos, a introdução e o desenvolvimento da primeira seção do TCC, pronto e revisado;
V - Exigir do orientando que apresente, até a AV2 (ver calendário acadêmico), a versão do trabalho, pronta e revisada, em termos de conteúdo e forma, pronta para ser encaminhada para a banca, em três vias encadernadas em espiral; 
VI - Convidar os professores que participarão das bancas examinadoras dos seus orientandos;
VII - Lançar as notas, respeitando o calendário acadêmico; 
VIII – Responder, sempre que demandado, aos questionamentos do Coordenador do Curso;
IX - Orientar um grupo de alunos, composto por 2(dois) a 4(quatro) alunos, quinzenalmente, no tempo aproximado de 15 minutos.
Parágrafo único. O professor orientador deve ter aderência aos temas ou linhas de pesquisa eleitas pelo curso.
Seção III
Do aluno orientando
Artigo 18. São atribuições do aluno: 
I – Efetuar sua matrícula na disciplina TCC em Educação Física - Bacharelado, respeitando a aderência do professor orientador;
II – Elaborar todas as etapas do desenvolvimento do trabalho, de acordo as orientações do professor de TCC; 
III – Efetuar, no texto, as correções indicadas pelo professor orientador de TCC;
IV – Sanar suas dúvidas com o professor orientador no dia do encontro;
V – Entregar a introdução e desenvolvimento ou resultados discutidos, no caso de trabalho experimental, prontos e revisados, até a data da AV1 (conforme calendário acadêmico);
VI - Entregar o TCC pronto e revisado, em versão final até a data da AV2 (conforme calendário acadêmico);
VII – Entregar, no caso de aprovação da parte escrita do trabalho, em arquivo digital e três vias encadernadas com espiral ao Coordenador do Curso, para fins de agendamento da banca examinadora;
VIII– Efetuar correções no artigo, caso exigidas em ata pela banca examinadora;
IX - Produzir textos, na íntegra ou parcialmente, respeitando a propriedade intelectual de terceiros;
X. Entregar a cada um dos componentes da banca examinadora um exemplar do TCC para correção.
 
Parágrafo único. A descoberta de plágio antes, durante ou depois da defesa acarretará em reprovação imediata.
CAPÍTULO IX
DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Artigo 19. O processo de elaboração do TCC será objeto de avaliação continuada.
Artigo 20. O processo de desenvolvimento do trabalho escrito será avaliado nas seguintes etapas:
I - 1ª ETAPA: No prazo da AV1, será lançada a Nota Parcial referente à introdução e o desenvolvimento ou resultados discutidos, no caso de trabalhos experimentais;
a) A nota da AV1 não será computada para média do aluno no histórico escolar, servirá somente de parâmetro para elaboração do trabalho.
II- 2º ETAPA: No prazo da AV2, será lançada a Nota do Trabalho Completo, que compreende a análise de todas as etapas; 
§ 1º. Quando o aluno cumprir todas as atividades, a nota de AV2 não poderá ser inferior a 6.0 (seis), sob pena de reprovação, não sendo, consequentemente, o trabalho habilitado para avaliação da banca examinadora. 
§2º. O aluno que não cumprir TODAS as etapas das atividades da disciplina será automaticamente reprovado na disciplina. 
Artigo 21. Não serão aceitos trabalhos que não respeitarem todas as etapas das atividades referentes à disciplina de TCC.
CAPÍTULO X
DA BANCA EXAMINADORA
Artigo 22. Somente o aluno aprovado nos termos do artigo 20, terá direito a realizar a entrega do trabalho para avaliação da banca examinadora. 
Artigo 23. A nota atribuída pela banca examinadora, será lançada como AV3, sendo de responsabilidade do professor da disciplina de TCC. 
Artigo 24. A banca examinadora será composta por pelo menos 3 (três) docentes, com atuação no curso Educação Física, ou áreas afins, podendo um dos seus integrantes ser externo à instituição, desde que tenha a titulação mínima de mestrado. 
Artigo 25. Cada componente da banca examinadora deverá comunicar a nota ao professor orientador. 
Artigo 26. A média final da disciplina TCC em Educação Física será calculada entre a nota do Trabalho Completo (AV2) e a nota atribuída pela banca examinadora (AV3). 
Artigo 27. O aluno deverá efetuar as correções apontadas pela banca, quando houver, respeitando o calendário acadêmico. 
 
Parágrafo único. É imperativo que o aluno submeta a versão final do artigo, com as correções indicadas pela banca, quando houver, para avaliação de seu professor orientador, que, por sua vez, deverá autorizar ou não o seu depósito na Coordenação do Curso. 
CAPÍTULO XI
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Artigo 28. Os casos omissos neste regulamento serão analisados pelo Coordenador do Curso de Educação Física.
Artigo 29. Este Regulamento entra em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Instituição, ficando revogadas as disposições em contrário.
ANEXO I
Critérios para a atribuição de grau pela banca:
1. Quanto ao recorte do tema, definição do objeto e objetivos da pesquisa e construção de uma problemática de pesquisa: 
( ) Excelente ( ) Muito Bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Insuficiente 
2. Quanto à utilização de um referencial teórico resultante de uma revisão literária relevante e bem articulado com o objeto e o problema de pesquisa: 
( ) Excelente ( ) Muito Bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Insuficiente 
3. Quanto à correção ortográfica, coerência textual, qualidade vocabular, coerência estrutural da monografia e observância das normas da ABNT: 
( ) Excelente ( ) Muito Bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Insuficiente 
4. Quanto à presença de uma dimensão analítica que permita perceber que o aluno não se limitou apenas a colher e a descrever informações, mas que soube também construir um argumento próprio: 
( ) Excelente ( ) Muito Bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Insuficiente 
5. Quanto à aderência e relevância do tema e das discussões propostas às especificidades do campo disciplinar e da linha de pesquisa respectiva: 
( ) Excelente ( ) Muito Bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Insuficiente 
6. Quanto ao desempenho do aluno na apresentação oral (desembaraço, conhecimento, segurança e competência na resposta às questões da banca): 
( ) Excelente ( ) Muito Bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Insuficiente 
 
ANEXO II
Declaração de Isenção de Responsabilidade
Eu, 	__________________________________________________, 	matrícula 	no 
_________________, aluno concluinte do curso de Bacharelado em Educação Física, declaro para todos os fins de direito, que assumo total responsabilidade pela originalidade do trabalho de conclusão de curso que resultará da orientação recebida sobre o tema objeto de minha pesquisa, bem como, pela contribuição científico-ideológica decorrente dos postulados por mim defendidos, razão pela qual isento de qualquer responsabilidade ao IES, a Coordenação do Curso de Educação Física e o Professor Orientador a esse respeito. 
 
___________, _____ de _____________________ de 20__ 
 
__________________________________________
Assinatura do(a) Aluno(a)
 
ANEXO III
MODELO DE QUADRO DE ACOMPANHAMENTO DE ORIENTAÇÃO
	DIA.DA ORIENTAÇÃO
	CONTEÚDO DA ORIENTAÇÃO
	RUBRICA DO
ORIENTADOR
	RUBRICA
DO DISCENTE
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
 
Data 
Assinatura do docente

Continue navegando