Buscar

Formação Integral em Saúde - Avaliação discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:690889)	Peso da Avaliação: 4,00
Prova: 41913604		Qtd. de Questões: 2			Nota: 9,00
1) O Movimento Preventivista tinha como ideal a prevenção do processo de doença através da interferência ao agente causador, da melhoria da higiene do ambiente e de outros fatores predisponentes, como: educação, promoção da saúde e mudanças de hábito. Assim, este movimento expandiu o paradigma microbiológico da doença para a população, associando a redução da doença para uma esfera de organização e higiene do espaço humano. Disserte sobre o Movimento Preventivista.
Resposta esperada
A prevenção da saúde foi o objetivo principal no movimento preventivista, oferecendo noções de higiene à população, relegando a responsabilidade ao Estado, pois ele deve ter a obrigação de oferecer condições básicas de saúde. Os cursos de medicina contribuíram para alcançar os objetivos, incluindo novos conteúdos na grade curricular, com vistas ao estudo da epidemiologia, administração em saúde e oferecendo um novo olhar aos profissionais de saúde, para adequarem-se às mudanças. Assim, surgiram os centros comunitários de saúde, com auxílio do Governo Federal e de algumas organizações, que prestavam assistência à população, até então desfavorecidas na área da saúde.
Minha resposta
O Movimento Preventivista tinha o objetivo de instaurar a compreensão sobre os cuidados com a higiene, os custos da atenção médica, já com a ideia de responsabilizar o Estado e reavaliar as práticas e educação médicas. Houve também uma “Reforma universitária” com a intenção de incluir na grade, disciplinas sobre prevenção, epidemiologia, administração em saúde, readaptação de conduta para adequar- se as mudanças e instaurar um campo de saberes e práticas que se integrassem com a sociedade. Com a alteração dos padrões de saúde do movimento preventivista, ocorre a superação da biologização, induzindo os profissionais a estarem preparados para promover uma nova saúde pautada na prevenção da saúde da sociedade. Assim, surgiram os centros comunitários de saúde, com auxílio do Governo Federal e de algumas organizações, que prestava assistência à população. E por fim houve o Surgimento da Medicina Social, futuramente Saúde Pública - geraram grande alvoroço na área da saúde, pois trouxeram em sua bagagem todas as lutas sociais.
2) A Lei nº 8.069, criada em 13 de julho de 1990, nomeada como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, sendo conhecida em nível internacional pela amplitude de seus preceitos e pela forma de proteção às crianças. Disserte sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 21 maio 2019.
Resposta esperada
O Estatuto da Criança e do Adolescente regulamentou a proteção da infância e da adolescência, reconhecendo as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos e portadores de necessidades especiais, visando, dentre vários objetivos, à promoção da saúde oferecida pelo SUS, não somente em termos de consulta, como também em nível farmacêutico, reabilitação, assistência odontológica, acompanhamento de pais ou responsáveis durante o tratamento, vacinação obrigatória, entre outros direitos sancionados através do ECA, os quais beneficiam e priorizam fatores voltados a esse grupo etário.
Minha resposta
O Estatuto da Criança e do Adolescente é uma lei de grande importância que regulamentou a proteção da infância e da adolescência, reconhecendo as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos e portadores de necessidades especiais, almejando, dentre vários objetivos, à promoção da saúde oferecida pelo SUS, não somente em termos de consulta, mas de forma geral, como alimentação, segurança, dignidade, educação, lazer, auxílio de equipe multidisciplinar, como em nível farmacêutico, de reabilitação, assistência odontológica, acompanhamento de pais ou responsáveis durante o tratamento, com a vacinação obrigatória, entre vários outros direitos sancionados através do ECA , os quais beneficiam e priorizam fatores voltados a esse grupo etário, melhorando assim a atenção, a assistência e as condições dos mesmos.

Continue navegando