Buscar

Documento de Requisitos

Prévia do material em texto

2
2
2
SUMÁRIO
	INTRODUÇÃO	2
	PLANO DE ELICITAÇÃO	2
	Análise de interface do sistema	2
	Questionário	2
	Histórias de usuário	2
	RESULTADOS DA ELICITAÇÃO	3
	Análise da interface do sistema	3
	Comum a todos	3
	Tela inicial	3
	Tela inicial após login	4
	Tela de login	4
	Aluno e Professor	5
	Tela dashboard do usuário comum	5
	Administrador	5
	Tela de cadastro de usuário	5
	Tela de cadastro sala	6
	Tela de dashboard	6
	Tela de edição de sala	7
	Tela de reserva de sala	7
	Tela de alocação de sala	8
	Questionário	9
	Primeira pergunta.	9
	Segunda pergunta.	9
	Terceira pergunta.	9
	Histórias de usuário	10
	Aluno e/ou Professor	10
	Administrador	12
	REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS	16
INTRODUÇÃO
Este documento visa fornecer dados de simulação de elicitação[footnoteRef:1] de requisitos funcionais e as regras de negócio do sistema fictício “Locametro”, assim como seus resultados de design e especificação de requisitos não-funcionais ao final. [1: Elicitação de requisitos é uma fase do projeto onde são extraídas informações do cliente sobre o que ele deseja que seja construído.] 
PLANO DE ELICITAÇÃO
Este tópico consiste em uma fase do projeto onde nos debruçamos acerca do projeto a fim de perceber as necessidades do sistema e as características que o sistema proposto deve ter.
Após realizar uma análise de uma interface do sistema e utilizando a perspectiva da equipe como alunos/usuários que poderiam utilizar um sistema de alocação de salas do centro universitário, ou seja, usuários finais, obtivemos alguns casos de uso que irão agregar valor à construção do sistema.
Levantamento de Perguntas e Respostas
Abaixo estão as perguntas e respostas baseadas em nossas experiências enquanto alunos do Centro Universitário Fametro, levantamos entre a equipe simulando cliente e usuários para a elicitação.
2.2.1.	Primeira pergunta.
· Pergunta
É obrigatório que a secretaria ou coordenação sempre aprove solicitações de reserva de sala ou existe a possibilidade disso ser feito manualmente por um aluno, caso existisse um sistema que permitisse isso?
· Resposta
Sim, mesmo que houvesse um sistema, seria necessário e prudente que a secretaria ou outro órgão responsável como a coordenação homologasse a solicitação de reserva.
2.2.2.	Segunda pergunta.
· Pergunta
Existe alguma diferença entre alocação e reserva de salas no campus? Se sim, quais seriam as diferenças?
· Resposta
A alocação trata-se da reserva das salas para as disciplinas durante todo o semestre. A reserva trata-se da disponibilização temporária, por dia, semanas ou meses, de atividades de alunos ou servidores/professores.
2.2.3.	Terceira pergunta.
· Pergunta
Existe a possibilidade da sala ser reservada somente com autorização de um professor ou coordenador?
· Resposta
○	Sim, é possível.
	○ 	O professor e o coordenador também podem solicitar a sala.
○	No caso da implementação de um sistema, o professor/coordenador poderia ter um perfil que permitisse a eles também homologar uma reserva.
2
RESULTADOS DA ELICITAÇÃO
Análise da interface do sistema a partir de Requisitos Funcionais e suas Regras de Negócio
Três tipos de usuário foram observados durante esta análise: O aluno, o professor/coordenador e o administrador. Nos subtópicos abaixo, estão alguns exemplos de resultados coletados durante essa inspeção.
Comum a todos
Tela inicial [RF-1]
Essa é a tela inicial do sistema Locametro que é comum a todos os tipos de usuário que estão presentes no sistema, assim como aqueles que não estão logados.
[RN-1]
Nesta tela, deve ser disponibilizada a opção de realizar login e visualização de salas reservadas e alocadas.
Figura 1 - Tela inicial do sistema
Tela inicial após login [RF-2]
Ao realizar login no sistema todos os usuários podem visualizar a tela abaixo, que contém informações sobre salas reservadas e alocadas. Essa tela é bem semelhante à tela descrita anteriormente. A maior diferença entre elas é que essa não apresenta disponibilidade para realização de login.
[RN-2]
O sistema deverá apresentar contém um menu superior esquerdo com mais funcionalidades, de acordo com o usuário logado e já está cadastrado.
Figura 2 - Tela inicial do sistema após login
Tela de login [RF-3]
A tela de realização de login também é comum a todos os usuários do sistema. Ao realizar o login, o tipo de usuário é identificado automaticamente. Os campos necessários para efetuar o login são: email e senha.
 [RN-3]
O sistema deverá ter um usuário administrador cadastrado, que no caso representaria um servidor responsável pela secretaria do campus Carneiro da Cunha.
Figura 3 - Tela de login
Aluno e Professor/Coordenador
Tela de painel de controle do usuário comum [RF-4]
Essa é a tela onde o aluno e/ou o professor/coordenador irão se deparar ao logar no sistema, podendo visualizar as salas reservadas por ele e as salas disponíveis para reserva.
[RN-4]
Ao clicar em cancelar, deverá aparecer um modal/popup na tela para que o usuário confirme a requisição.
Figura 4 - Tela de painel de controle do usuário comum
Administrador
Tela de cadastro de usuário [RF-5]
Como o título já informa, essa tela é a tela para cadastro de novos usuários no sistema pelo Administrador. Os dados necessários para cadastro relacionados ao usuário são: nome do usuário, email, senha e tipo de usuário, podendo ser aluno ou professor/coordenador.
 [RN-5]
Apenas o Administrador poderá criar os demais usuários, mas sendo restrito a criação apenas de usuários professores e alunos. 
Figura 5 - Tela de cadastro de um novo usuário
Tela de cadastro sala [RF-6]
Essa tela é destinada ao cadastro de uma nova sala no sistema. Essa sala deve conter os seguintes dados sobre a sala: nome, número, capacidade, disponibilidade e bloco.
 [RN-6]
Os campos de input e select deverão limitar os espaços de acordo com o limite correspondente ao espaço físico. 
Figura 6 - Tela de cadastro de usuário
Tela de painel de controle [RF-7]
A tela de painel de controle é apresentada ao administrador com o intuito de servir como base de informações gerais sobre salas e seus respectivos horários que estão divididos em três classificações. Essas classificações representam os status da sala da seguinte forma: solicitações de reserva, sala reservada e salas disponíveis.
 [RN-7]
As salas disponíveis estão disponíveis para alocação, reserva ou exclusão.
[RN-8]
As salas reservadas são salas que tiveram a solicitação de reserva atendida, mas podem ser canceladas.
[RN-9]
Por fim existem as solicitações de reserva que servem para apresentar todas as solicitações de reserva de salas, podendo ser canceladas ou aprovadas/reservadas.
Figura 7 - Tela de painel de controle do administrador
Tela de edição de sala [RF-8]
Para realizar a edição dos dados da sala o administrador acessa a tela apresentada abaixo, tendo alguns campos disponíveis para a modificação. Esses campos são: nome da sala, número da sala, capacidade, disponibilidade e bloco.
[RN-10]
O administrador só pode salvar as alterações clicando no botão azul no fim da página apenas após alterar pelo menos um campo.
Figura 8 - Tela de edição de sala
Tela de reserva de sala [RF-9]
Essa tela é destinada para reserva de sala diretamente pelo usuário administrador. Ela deve conter informações sobre o professor/coordenador, disciplina e horário de reserva.
[RN-11]
O usuário só terá o botão de reservar habilitado para concluir a operação após preencher todos os campos necessários.
Figura 9 - Tela de reserva de sala
Tela de alocação de sala [RF-10]
A tela abaixo é destinada para a alocação, destinada ao professor/coordenador. As outras informações que são solicitadas são: nome do professor, usuário do professor, disciplina, e horário de uso. Ao final, o usuário deve apenas clicar no botão de alocar para concluir a operação.
[RN-12]
A sala só pode ser alocada apresentando os dias em que ela deverá ser utilizada semanalmente, assim os demais campos de dia da semana e horário ficarão disponíveis.
Figura 10 - Tela de alocação de sala
Fluxograma e Casos de Uso
Os casos de uso abaixo foram obtidas após a análise da interfacedo sistema e utilizando a perspectiva da equipe como alunos que utilizam o sistema de alocação de salas da universidade, ou seja, usuários finais, obtivemos alguns casos de uso bem como o exemplo de fluxograma de Administrador, Professor/Coordenador e Aluno da plataforma.
Fluxogramas
A partir de todos os dados levantados, os fluxos foram realizados no site https://www.flowmapp.com. A representação para cada usuário está nas imagens a seguir:
Figura 11 – Fluxo de Administrador
Figura 12 – Fluxo do Professor/Coordenador
Figura 13 – Fluxo do Aluno
Administrador
Caso de Uso: RF05 - Tela de cadastro de usuário (Fluxo Principal)
Ator: Aluno, Professor/Coordenador e Administrador
Pré-condição: O usuário precisa ter matrícula vigente como aluno ou professor/coordenador na Instituição
	
Ação do Ator
	Resposta do Sistema/Secretaria
	P1. Como aluno ou professor/coordenador, eu quero criar uma conta no site/app Locametro para conseguir realizar a reserva de uma sala e visualizar em que bloco/sala minhas aulas irão ocorrer. Então me dirijo ao responsável por criar as contas.
	
	P2. Administrador entra na tela de cadastro.
	
	
	P3. O sistema mostra a tela de cadastro de usuário.
	P4. Administrador preenche os dados campos necessários descritos em RF-05 e clica em salvar.
	
	
	P5. Ao criar uma conta, o usuário recebe um email consentindo que a pessoa que realizou o cadastro poderá ter acesso a todo o conteúdo disponível sobre o presente usuário.
Caso de Uso: RF06 - Tela de cadastro de sala (Fluxo Principal)
Ator: Administrador
Pré-condição: O usuário precisa ter acesso de Administrador
	
Ação do Ator
	Resposta do Sistema/Secretaria
	P1. Abrir tela de cadastro de sala
	
	P2. Administrador preenche os dados campos necessários descritos em RF-06 e clica em salvar.
	
	
	P3. A requisição é salva e o sistema mostra o painel de controle do Administrador.
Caso de Uso: RF08 - Tela de edição de sala (Fluxo Alternativo)
Ator: Administrador
Pré-condição: O usuário precisa ter acesso de Administrador
	
Ação do Ator
	Resposta do Sistema/Secretaria
	P1. Abrir tela de edição de sala
	
	P2. Administrador altera pelo menos um dos campos necessários descritos em RF-08 e clica em salvar.
	
	
	P3. A alteração é salva e o sistema mostra o painel de controle do Administrador.
Caso de Uso: RF08 - Tela de edição de sala (Fluxo de Exceção)
Ator: Administrador
Pré-condição: O usuário precisa ter acesso de Administrador
	
Ação do Ator
	Resposta do Sistema/Secretaria
	P1. Abrir tela de edição de sala
	
	P2. Administrador altera a capacidade para além do possível para a sala.
	
	
	P3. O botão de salvar torna-se desabilitado e uma mensagem de erro surge para avisar que um dos campos não está em conformidade com o necessário.
3.2.3 Aluno ou Professor/Coordenador
Caso de Uso: RF09 - Reserva de sala (Fluxo Principal)
Ator: Aluno ou Professor/Coordenador
Pré-condição: O usuário precisa ter cadastro ativo no Locametro
	
Ação do Ator
	Resposta do Sistema/Secretaria
	P1. Abrir tela de reserva de sala
	
	P2. Preencher todos os campos citados em RF-9 e salvar.
	
	
	P3. Sistema salva a reserva de sala e mostra a tela de painel de controle com a reserva.
Caso de Uso: RF09 - Reserva de sala (Fluxo Alternativo)
Ator: Aluno ou Professor/Coordenador
Pré-condição: O usuário precisa ter cadastro ativo no Locametro
	
Ação do Ator
	Resposta do Sistema/Secretaria
	P1. Abrir navega até o painel de controle onde existem as suas reservas, na tela de RF-7.
	
	P2. O usuário clica em cancelar reserva.
	
	
	P3. O sistema lança janela de confirmação de cancelamento.
	P4. O usuário confirma
	
	
	P5. O sistema retira da tela de painel de controle a reserva que foi cancelada.
Caso de Uso: RF10 - Locação de sala (Fluxo Principal)
Ator: Professor/Coordenador
Pré-condição: O usuário precisa ter cadastro ativo no Locametro
	
Ação do Ator
	Resposta do Sistema/Secretaria
	P1. Abrir tela de locação de sala
	
	P2. Preencher todos os campos citados em RF-10 e salvar.
	
	
	P3. Sistema salva a locação de sala e mostra a tela de painel de controle com a locação.
REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS
Nesse tópico listamos os requisitos não funcionais, que irão estabelecer como o sistema se comporta em determinadas situações.
	Requisitos
	Atributo de qualidade
	Categoria
	Importância
	Complexidade
	[RNF-01]
O sistema deve estar disponível 99% do tempo.
	Confiabilidade(Externa)
	Disponibilidade
	Alta
	Baixa
	[RNF-02]
O sistema irá recuperar o arquivo não salvo em caso de alguma falha.
	 
 
Confiabilidade(Externa) 
	 
 
Recuperabilidade 
	 	 
 Alta 
	 
 
 Baixa 
	[RNF-03]
Fácil compreensão das ferramentas por parte do usuário.
	Usabilidade(Externa)
	Inteligibilidade
	Alta
	Média
	[RNF-04]
O usuário fará tutorial para uma maior facilidade de uso do sistema.
	Usabilidade(Externa)
	Apreensibilidade
	Alta
	Baixa
	[RNF-05]
O sistema deverá ser executado em plataformas web e mobile.
	Portabilidade(Interna)
	Adaptabilidade
	Média
	Média
	[RNF-06]
O sistema deve ser compatível para ser usado em Windows e Linux.
	 
 
Portabilidade(Interna) 
	 
 
Compatibilidade 
	 
 
 Média 
	 
 
 Média

Continue navegando